3 anos à frente de um blog de design

art_3_Anos_A_Frente_Blog_Design_Covers_Header_02

Quem diria! Dia 23 de janeiro de 2017 e cá estou completando meu terceiro ano de blog e canal no Youtube. E como já é de costume, não poderia começar este retrospecto sem meu agradecimento a você.

Muito obrigado! De verdade.

E assim como as edições anteriores, este texto, além de um agradecimento é também uma comemoração e resumo sobre essa experiência. Se você for um designer que pretende ter o seu próprio canal de comunicação um dia, esse registro anual pode ser um incentivo ou, pelo menos, uma referência sobre esta realidade. Realidade essa que, aliás, pretendo manter por um bom tempo.

Seguem os links das edições anteriores, caso tenha perdido:

Bom, vamos lá.

Publicações

Walter_Mattos_Capas_2016_B

Em 2016 foram 13 publicações, sendo 11 delas vídeos produzidos para o Youtube.

Comparando com as 29 publicações de 2015 tive uma queda mais de 50% no volume de produção para o blog. Por outro lado, se em 2015 eu gastava mais ou menos 10h de trabalho por vídeo, e já achava muito, de 2016 para cá essa média aumentou para 30 horas de trabalho.

Mas isso não é necessariamente ruim, pois apesar da queda no número de publicações houve um aumento significativo no número de pessoas que começaram a acompanhar esse trabalho. O canal, por exemplo, iniciou 2016 com aproximadamente 17.000 inscritos e fechou o ano com mais de 32.000 pessoas. Um número que, para mim, confesso ser assustador!

Fico realmente muito feliz pelo fato de que, apesar da baixa frequência, vocês continuam aderindo ao conteúdo.

Espero que continue assim.

Record de visualizações em um único dia

Canais_Design_Youtube_Covers_D

Lista de canais brasileiros relacionados a design gráfico para conferir no Youtube: O post com o record de mais longo título do blog também foi o que teve o maior número de visualizações em um único dia.

Ele gerou quase 6.000 visualizações no site em poucas horas, e também teve um alcance orgânico de 28.700 pessoas no Facebook.

A intenção inicial era compartilhar apenas canais brasileiros com a proposta de falar sobre design gráfico em seu âmbito mais amplo – seus cânones, teorias, etc.

Mas o fato é que, durante minha pesquisa, encontrei pouquíssimos canais com essa única proposta. Então decidi que compartilharia todos que eu encontrasse que tivessem alguma relação com design gráfico. Seria uma forma de tentar incentivar os produtores de conteúdo a produzirem mais e, ao mesmo tempo, estimular os leitores também.

Conteúdo mais trabalhoso

Grids no Design Gráfico – O que você precisa saber antes de começar a usar: Esse foi o conteúdo mais trabalhoso dos 3 anos de existência do blog, mas foi por pouco. Foram apenas 3 horas de diferença entre ele e a análise do pôster do filme Dr. Strange, que menciono em detalhes mais abaixo.

No total, considerando estudo, roteiro, vídeo e outras etapas menores, como legenda, preparação de imagens para o blog e Newsletter, foram aproximadamente 77h de trabalho. Divida este tempo em no máximo 2 horas de trabalho por dia e temos pelo menos 38 dias de trabalho.

Podcasts

podcast-do-aparelho-eletrico-podcast-da-depressao-estamos-exagerando-no-humor_640

Foram 7 podcasts gravados no ano de 2016, todos em colaboração com o blog Aparelho Elétrico.

Ao vivo

  • Setup Conference (Goiânia): Fui um dos palestrantes no evento voltado para os profissionais dos setores de publicidade, vídeo, fotografia e design.
  • Live: Processo Criativo (Canal Ferreira Studios): Live gravada em colaboração com Leonardo Ferreira, juntamente com os designers Pedro Panetto e Guilherme Dantas.
  • Banca na Unigranrio: Tive a honra fazer parte da banca dos projetos de conclusão dos alunos de Design Gráfico da universidade.

Entrevistas

revista_DOT_Walter_Mattos

Entrevista para a Revista DOT

  • Em Cena – Walter Mattos: Um papo bacana com a RTV Digital Films. Falei sobre meu background, minhas inspirações e, no final, me atrevi a dar algumas dicas para profissionais criativos.
  • Revista Dot #11: Este é um projeto semestral realizado pelos cursos de Design Gráfico e Design de Produto da faculdade de Administração e Arte de Limeira. Trocamos uma ideia sobre minhas motivações para manter o blog e meu trabalho como designer de marcas.
  • CastCriativo #01 – Bate-papo com Walter Mattos sobre design de marcas: Nesta entrevista em formato de Podcast eu e Fabrício Augusto, do blog Os Criativos, levantamos reflexões sobre a possível desvalorização do profissional designer, discutimos boas práticas para apresentação de projetos e, entre outros assuntos, falamos também sobre plágio.

Os 5 vídeos mais assistidos no Youtube em 2016

Diferentemente de 2015, onde a maioria dos vídeos mais assistidos haviam sido lançados no ano anterior, o vídeo mais assistido em 2016 foi lançado exatamente em 2016. E ocupando o segundo lugar da lista ainda está o primeiro vídeo lançado no canal, sobre Long Shadow no Illustrator. Parece que o pessoal gosta desse tema.

O destaque, porém, vai para a análise do pôster do filme Dr. Strange, que foi o vídeo com a mais rápida projeção do canal. Foi lançado no final de outubro de 2016 e, ainda assim, conseguiu alcançar a quarta posição entre os vídeos mais assistidos do ano.

Para quem perdeu, lancei um vídeo no meu Instagram mostrando um pouco desse processo.

Os 5 posts mais lidos no blog em 2016

template_de_proposta_para_projeto_de_design_640_02

A lista está bem parecida com a de 2015, exceto pela entrada da relação de canais do Youtube. Ainda acho impressionante como o público do blog parece ser diferente do público do meu canal, pois os posts mais acessados por aqui são os artigos, não os vídeos.

Newsletter

A Newsletter continua em crescimento orgânico e natural, sem vínculo a nenhum tipo de download ou condição para assiná-la ou mesmo cancelar a inscrição. Quem assina garante o recebimento das novidades do blog, do canal no Youtube e, vez ou outra, recebe também algumas curiosidades e bastidores das produções.

Em 2016 foram mais de 1.300 novos inscritos, representando hoje um total de mais de 3.800 pessoas.

Encerrando

Mais um ano de expectativas completamente superadas. Antes de escrever esse artigo eu não estava ciente desses números, ou pelo menos ainda não tinha caído a ficha.

Isso certamente não seria possível se não fossem as pessoas que ajudaram a compartilhar o conteúdo. Deixo meu agradecimento a todos, especialmente aos que entraram em contato direto comigo, seja para tirar dúvidas, agradecer ou simplesmente mandar mensagens de incentivo. O volume de retorno que eu recebo por publicação tem aumentado de maneira estratosférica, o que infelizmente faz com que eu não consiga responder todos.

Por isso, assim como fiz ano passado, peço que insista. Mande e-mail, utilize os campos de comentários ou, em caso de dúvidas rápidas, ao Twitter, pois ele facilita bastante a comunicação de maneira ágil.

Obrigado novamente, um abraço, um excelente 2017 para você e até a próxima.

Walter Mattos é um designer brasileiro apaixonado por criação de marcas e identidades visuais. Em seu blog e canal no Youtube compartilha suas experiências através de dicas, reflexões e tutoriais relacionados a design.

Deixe seu comentário

Os comentários deste blog são moderados, portanto, peço que seja respeitoso com outros usuários e publique apenas conteúdo relacionado ao assunto abordado no post. Comentários que não respeitem estas diretrizes podem ser editados ou deletados.

* Itens de preenchimento obrigatório

18 comentários

  1. RENNATO FERREIRA

    WALTER, parabéns pelos 3 anos de blog. Não pare, não. Suas orientações são importantes para aqueles que estão chegando agora, e embarcando neste mundo fantástico que é o DESIGNER GRÁFICO. Nós sabemos.

    Meu abraço e sucesso sempre.

    Responder
  2. Rodrigo

    Parabéns pelo conteúdo Walter.
    Curiosidade, os objetivos de patrocínio para o canal e a monetização do conteúdo, você deixou de lado ou é difícil mesmo?

    É que eu estou pensando em produzir conteúdo tb. :):):)

    Responder
    • Walter Mattos

      Oi Rodrigo,
      A verdade é que nunca parei para correr atrás de patrocínio, e os que chegaram até a mim não ofereciam nada que eu considerasse realmente interessante ao público. Sobre a monetização, pensei e decidi que o faria através de algum produto meu. Algo no qual estou trabalhando há algum tempo, mas como meu tempo é restrito vou fazendo aos poucos. Talvez saia esse ano. Acompanha lá pela Newsletter. ;)
      Abração.

      Responder
  3. Andre Felipe

    Walter Mattos, inicialmente muito obrigado por todos estes conteúdos compartilhado com todos nós, e parabéns pelo belo trabalho que você vem exercendo. Que você continue sendo esta fonte de inspiração e referência no universo da criação. Mais uma vez, muito obrigado!

    Responder
  4. Daniel Spacof

    Parabéns pelo seu trabalho Walter!
    Você é referencia pra mim como produtor de conteúdo e como designer, através das suas postagens aprendi muita coisa útil para o meu dia-a-dia, conheci o Aparelho Elétrico, podcast que hoje sou ouvinte fiel e ainda de quebra ganhei vários inscritos em meu canal, graças a divulgação feita no post sobre “canais brasileiros sobre design gráfico no YouTube”.
    Muito obrigado mesmo, vida longa a seu blog e ao seu canal, abraço e sucesso!

    Responder
    • Walter Mattos

      Fico muito feliz quando vejo pessoas comentando sobre o Aparelho Elétrico, Daniel.
      Essa participação é algo que faço com gosto, e preenche minha vontade de falar sobre outros temas que não necessariamente teriam espaço aqui no blog. Valeu mesmo por esse retorno, cara.
      E parabéns pelo sucesso do seu canal! Que ele cresça cada vez mais.
      Um abraço!

      Responder
  5. Flavia

    Muito obrigada por se dedicar ao Blog, às postagens no Youtube e tudo mais que admiramos e que tanto carecemos para melhorar a qualidade de nosso trabalho. Aqui em casa, eu e meu marido somos seus fãs!

    Responder
  6. Karla Stevanatto

    Walter, seu trabalho é excelente e o sucesso de seus projetos só demonstra sua competência como profissional. Parabéns e continue, você está no caminho certo!

    Responder
  7. Ramon Pereira

    Parabéns Mr. Waltin, sempre digo que seu trabalho é fonte inspiração e motivação profissional para mim!
    Continue com esse grande trabalho e sucesso!

    Responder