Análise Gráfica: Pôster Star Wars: The Force Awakens

Hoje a “Análise Gráfica” é sobre o pôster oficial do filme Star Wars: The Force Awakens.

Analise_Grafica_Star_Wars_Tanscricao_Oficial_360

Diferentemente das análises anteriores nesta eu decidi gravar todo meu processo no Illustrator em busca de um possível grid. Assim você visualiza todo caminho que percorri em ordem cronológica e acompanha as reflexões que fiz durante esse processo. Pode ser uma boa forma de incentivo às suas próprias análises.

No final ainda falo um pouco sobre cores, que é algo que as pessoas pedem bastante por aqui.

Composição com base no retângulo áureo

Comecei pelo tipo de composição mais comum, a baseada no retângulo áureo.

Inseri um retângulo áureo me orientando pela altura do pôster e fui replicando, espelhando e tracei os centros pra ver se eu encontrava alguma relação entre as linhas e os personagens.

Analise_Grafica_Star_Wars_Tanscricao_Animacao_Prop_Aurea_A_01

De cara eu reparei que tanto os olhos do Han Solo como os da princesa Leia estão alinhados exatamente aqui no eixo horizontal, e além disso fica bem clara a intenção de distribuir os personagens nos lados esquerdo e direito do pôster com exceção dessas duas aqui, a suposta heroína e a suposta vilã, que estão alinhadas no eixo vertical.

Analise_Grafica_Star_Wars_2015_Poste_Imagens_Centro

Eu continuei ligando alguns pontos e encontrei um ângulo bem alinhado aqui com o sabre de luz do suposto vilão e, por consequência, encontrei esse triângulo com os mocinhos – exceto pela cabeça dessa suposta vilã.

Analise_Grafica_Star_Wars_Tanscricao_Animacao_Prop_Aurea_A_02

E eu confesso que isso começou a me causar uma certa estranheza, pois se o designer que criou esse cartaz tinha a intenção de contar alguma história e a minha análise até aqui fazia algum sentido essa vilã no centro poderia ter algum significado diferente do que eu espero ver no filme. De qualquer forma essa teoria fazia apenas parte do meu processo de análise e pode não significar nada. Além disso, no decorrer do estudo é possível enxergar blocos individuais para cada grupo.

Como por enquanto eu estava apenas fazendo um estudo rápido de peso e equilíbrio eu decidi continuar, mas ainda sem muita expectativa em relação ao retângulo áureo até porque eu não estava encontrando muita coisa além disso.

Então eu parti para a composição baseada na regra dos terços.

Regra dos terços 

A minha ideia é que poderia haver um grid composto aqui, mas mesmo depois de traçar várias linhas e buscar algumas relações entre os personagens eu não encontrei quase nada, a não ser pelas próprias divisões dos blocos dos terços.

Analise_Grafica_Star_Wars_Tanscricao_Tercos

Minha conclusão foi que, neste caso, a regra dos terços pode não ter sido uma das técnicas usadas, mesmo sabendo que é possível utilizar mais de uma técnica de composição na mesma criação.

Análise livre 

Eu continuei com algumas tentativas fazendo uma análise com guias livres, sem me basear em nenhuma regra de composição específica e sem muito fundamento a não ser a busca por guias baseadas em elementos do próprio pôster.

Analise_Grafica_Star_Wars_Tanscricao_Animacao_Livre

É bem comum o designer orientar nosso olhar através de elementos do próprio design. Isso fica fácil perceber quando observamos que apesar do pôster apresentar muitos personagens ao mesmo tempo eles são separados em blocos muito bem marcados através do sabre do suposto vilão, a arma do Han Solo e o sabre do Finn, que ajuda a compor o bloco apesar de não fazer parte do grid que eu havia encontrado até aqui.

Mas ainda assim eu estava quase certo de que existia uma regra de composição conhecida aqui, e foi então que eu decidi voltar para a composição baseada no retângulo áureo.

Composição com base no retângulo áureo (segunda tentativa)

E eu decidi que ao invés de utilizar o retângulo áureo baseado na altura do pôster eu me basearia na largura.

Analise_Grafica_Star_Wars_Tanscricao_Animacao_Prop_Aurea_B_00

E foi aí que tudo mudou.

De primeira eu percebi que tinha encontrado duas diagonais que eu descobri quando fiz a análise livre. Essa que que vem do sabre do suposto vilão, vai em direção ao capacete da suposta vilã e sobe exatamente no mesmo ângulo da arma do Han Solo.

Analise_Grafica_Star_Wars_Tanscricao_Animacao_Prop_Aurea_B_03c

Só isso já é um indicativo muito forte de que existe uma preocupação em chamar minha atenção para o bloco onde estão os mocinhos. Por isso eu volto a repetir que achei estranho essa vilã aparecer dentro desse mesmo bloco. Mas é claro, podem existir vários outros significados aqui que eu não vou enxergar ou mesmo significado nenhum.

Daqui em diante o processo foi bastante natural. Encontrei inclusive uma justificativa para a moldura do pôster me baseando somente em pontos do próprio grid.

Analise_Grafica_Star_Wars_Tanscricao_Animacao_Prop_Aurea_B_04b

Por fim decidi buscar uma nova linha horizontal pra ver se eu parava de me incomodar com esse capacete da vilã. Sem querer descobri que esse centro horizontal se alinhava exatamente com o sabre do Finn e, de certa forma, encontrei também uma seção que separa o capacete da vilã do bloco dos mocinhos.

Analise_Grafica_Star_Wars_Tanscricao_Animacao_Prop_Aurea_B_05b

Depois eu peguei esse mesmo centro horizontal e repliquei ele para cima pra ver se encontrava outras relações e, de fato, parece que existem outras guias intencionais principalmente em relação aos olhos do vilão e da mocinha.

Analise_Grafica_Star_Wars_Tanscricao_Animacao_Prop_Aurea_B_06

Em relação a forma e composição esse estudo rápido já nos dá uma ideia de que muitas relações aqui podem sim ter utilizado um grid intencionalmente, principalmente se começarmos a separar alguns blocos.

Mas como eu falei, essa é apenas uma teoria.

Teorias sobre possíveis significados

Capacete da vilã

É importante entender que qualquer tentativa de buscar significados através do grid não se passa de levantamento de hipótese, como no caso da posição da vilã, por exemplo. Como mencionei no início fiz questão de registrar todo meu processo e com isso incluí também minhas reflexões.

Ainda assim é curioso notar como existem duas diagonais visíveis apontando exatamente para o pescoço da vilã. Se a intenção é apenas direcionar nosso olhar ou não eu não sei, mas é nítido que existe um bloco para os mocinhos formado por estas diagonais e reforçado pelos sabres de luz.

Analise_Grafica_Star_Wars_Tanscricao_Animacao_Prop_Aurea_B_07

Stormtroopers

Outra hipótese que levantei mas acabei editando no vídeo foi o fato de termos Stormtroopers divididos pelo centro do pôster, olhando para lados opostos e ocupando cores diferentes. Se o designer tentou nos dar alguma dica aí eu arriscaria dizer que um Stormtrooper ou um grupo deles se rebelou. Mas enfim, isso também não se passa de mera especulação.

Analise_Grafica_Star_Wars_Tanscricao_Animacao_Prop_Aurea_B_08c

A ideia é viajar o máximo que puder e entender que é possível explorar significados e conceitos através de códigos aparentemente invisíveis. Esse tipo de exercício além de nos tornar mais críticos certamente nos torna também mais criativos.

Cores

E aproveitando que falei sobre cores a primeira coisa que a gente nota é a presença forte de cores opostas no círculo cromático, ou cores complementares.

Analise_Grafica_Star_Wars_Tanscricao_Cores_01

As complementares normalmente são naturalmente agradáveis e não é à toa que você vê muito azul e laranja em filmes, clipes, seriados, etc. E nesse pôster existe uma predominância muito forte do azul com laranjas e vermelhos. Também encontramos verdes com amarelos, vermelhos, enfim.

O que me leva a crer que também possa existir uma relação aqui entre as tríades, que são bem mais difíceis de usar de forma harmoniosa e normalmente são mais utilizadas em cartoons hoje em dia, justamente porque tendem a extrapolar um pouco a realidade.

Analise_Grafica_Star_Wars_Tanscricao_Cores_02

Mas enfim, volto a repetir que apesar de ser um pôster com bastante informação para ser assimilada ele está bem equilibrado em relação a composição. Não só em relação a formas, como em relação a cores também.

Se você acha bonito ou não, aí é outra história.

Mas enfim, dá pra viajar bastante em relação a posições, cores, proporções e diagonais do pôster para tentar encontrar algum significado ou mesmo a história do filme contada por aqui, mas essa eu deixo por sua conta.

Independentemente da intenção do designer que criou esse cartaz acho que esse é um exercício bastante válido, como falei anteriormente. Logo, caso você perceba alguma coisa diferente ou tenha outro ponto de vista em relação a análise como um todo deixa aí seu comentário.

Encerrando

Analise_Grafica_Star_Wars_Tanscricao_Animacao_Final_02

Fique à vontade para dar uma olhada nas outras análises aqui do blog e caso ainda não conheça meu trabalho saiba que todos os vídeos do meu canal são legendados e também possuem versões transcritas no meu site, waltermattos.com, onde você também encontra outras dicas, reflexões e tutoriais sobre design.

Valeu pessoal. Um abraço e até a próxima.

Walter Mattos é um designer brasileiro apaixonado por criação de marcas e identidades visuais. Em seu blog e canal no Youtube compartilha suas experiências através de dicas, reflexões e tutoriais relacionados a design.

Deixe seu comentário

Os comentários deste blog são moderados, portanto, peço que seja respeitoso com outros usuários e publique apenas conteúdo relacionado ao assunto abordado no post. Comentários que não respeitem estas diretrizes podem ser editados ou deletados.

* Itens de preenchimento obrigatório

13 comentários

  1. Margarida

    Boa tarde! Outra advogada no pedaço! Bom uma explicação para gostarmos tanto de designer, possivelmente, resida no fato de que estamos sempre criando e moldando a realidade… Mas ao contrário de usarmos imagens usamos palavras! O que me traz aqui hoje, é que seu site foi o melhor que achei sobre análise de posters e estou muito curiosa sobre o poster recente de The Last Jedi! Por favor faça uma análise dele! A propósito, sua análise deste de TFA foi excelente! Abraço!

    Responder
  2. Rafael Pomar

    Sou estudante de direito, mas sempre fui apaixonado por design. Já criei varias logo’s usando formas geométricas, mas nunca conhecia sobre o retângulo áureo. Pesquisando sobre tipografia, acabei achando esse vídeo da sua análise sobre o pôster do star wars. Eu achei simplesmente fantástico e passei a estudar mais sobre essas técnicas. Meu trabalho melhorou e mudou muito! Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. Aprendi muito com você. E vou continuar aprendendo.

    Responder
  3. Gabriel Versuti

    A melhor parte é ver a análise e conhecer um pouco da trama e premissa do filme.

    Um dos protagonistas (Finn, que segura a lightsaber azul) é, originalmente, um stormtrooper. Ao longo da trama ele se rebela, ou seja, já faz sentido com a ideia da linha de stormtroopers “invadindo” o setor direito do pôster.

    Nessa linha, podemos imaginar que a vilã centralizada na parte de baixo do pôster também pode ter certa ambiguidade na história e na sua personalidade. Quem sabe ela está do lado negro, mas possui um senso de justiça que acaba influenciando em uma decisão crucial para o roteiro do filme.

    No mais, muito legal a análise e todos os retângulos áureos e cores. Parabéns!

    Responder