Crie briefings e faça pesquisas com o Google Form (Formulário)

art_Google_Form_02_Header

Não é uma ferramenta nova, mas talvez você que é designer gráfico ainda não conheça os benefícios que o Google Form, ou Google Formulário, tem pra oferecer.

Você pode enviar briefings (questionários) para seus clientes ou até mesmo fazer pesquisas gerais, como por exemplo, coletar dados ou opiniões que auxiliem em um determinado projeto.

A ferramenta é muito intuitiva, portanto esse passo-a-passo é bem básico e fácil de acompanhar.

Passo 1

Você precisa ter uma conta no Google e estar “logado”.

Passo 2

Entre no Google Drive.

Passo 3

Clique em Create > Form.

art_google_form_create

Passo 4

Escolha o tema de sua preferência. Neste exemplo escolhi o tema “Default” e renomeei o título para “Briefing”. Feito isso, clique em OK.

art_google_form_theme

Passo 5

Escreva o título da pergunta em Question Title. Em seguida escolha o tipo de questão em Question Type. Vamos utilizar o estilo “Texto” na primeira questão.

Marque a opção Required question se for um item obrigatório. Clique em Done para concluir.

art_google_form_question_type

Passo 6

Um macete. Para perguntas em múltipla escolha basta copiar todos os itens de uma vez e colar no campo Option 1. Ele cria os demais itens automaticamente. Clique em Done para concluir.

art_google_form_multiple_choice

Passo 7

Você pode compartilhar o formulário com outra pessoa, permitindo ou não que ela edite as informações.

Vá em File > Add Collaborators e adicione colaboradores no campo “Invite people”.

art_google_form_invite

Passo 8

Agora basta enviar seu formulário. Escreva uma frase de confirmação e envie no botão Send form.

art_google_form_confirmation

Abrirá uma janela para que você escolha entre compartilhar o link  ou enviar direto por e-mail. Escolha seu método e clique em Done.

art_google_form_send.

Conferindo as respostas

Para conferir as respostas você precisa primeiro criar um destino de recebimento. Clique no botão Choose response destination.

art_google_form_choose_destination

Abrirá uma janela onde você pode escolher entre criar uma nova planilha (spreadsheet) ou uma nova folha dentro de uma planilha existente. Escolha seu método e clique em Create.

art_google_form_choose_destination_B

O botão de destino agora virou o botão View responses, como você pode ver na imagem abaixo.

art_google_form_view_responses

Pronto. Clique neste botão e suas respostas aparecerão em uma planilha dentro do seu diretório do Google Drive.

art_google_form_responses

A ferramenta ainda possui outras opções legais, como um resumo de todas as suas respostas com direito a gráfico. Vale a pena dar uma “fuçada”.

Espero que este artigo que acabou virando um mini-tutorial tenha sido útil pra você. Se tiver dúvidas ou sugestões deixe seu comentário. Ficarei feliz em respondê-lo.

Um abraço e até o próximo post.

Walter Mattos é um designer brasileiro apaixonado por criação de marcas e identidades visuais. Em seu blog e canal no Youtube compartilha suas experiências através de dicas, reflexões e tutoriais relacionados a design.

Deixe seu comentário

Os comentários deste blog são moderados, portanto, peço que seja respeitoso com outros usuários e publique apenas conteúdo relacionado ao assunto abordado no post. Comentários que não respeitem estas diretrizes podem ser editados ou deletados.

* Itens de preenchimento obrigatório

16 comentários

  1. Marcelo

    Oi Walter, tudo bem? Já sigo vc no behance a anos mas só recentemente descobri que vc tem site, blog, yt.. seu conteúdo é sensacional, to devorando. Muito profissional! Parabéns!
    Minha dúvida sobre o Google Forms é a seguinte:
    Eu já utilizo o Forms para criar um cadastro de clientes. Quando aprovam uma proposta eu envio o Form de Cadastro por e-mail, assim eu já organizo os dados de contato (Nome, e-mail, telefone, endereço) e de cobrança (CPF ou CNPJ). Para essa finalidade, funciona bem, mas quero tornar um pouco mais complexo. Quero poder fazer anotações no cadastro de cada cliente, exemplo, data de vencimento do domínio (com alarme!), trabalhos realizados, pagamentos.. Você sabe alguma maneira de criar essa “Agenda de Contatos”? Eu to tentando usar o próprio Google Contacts mas não sei automatizar os dados da tabela para virarem novos contatos… um amigo me aconselhou procurar algum add-ons do Sheets que apresente a tabela em formato de um relatório mas até o momento também não tive sucesso nessa busca.

    Responder
    • Walter Mattos

      Oi Marcelo, tudo bom?
      Que interessante, cara. Engraçado saber que tem gente que me acompanha no Behance e não sabe da existência do Blog. É compreensível, pois desde que iniciei o Blog meu Behance praticamente parou!
      Sobre sua dúvida, você me pegou nessa! A verdade é que também uso o forms para um propósito muito definido. No caso das datas de vencimento, por exemplo, costumo usar o Google Agenda, mas não é vinculado ao Forms, saca? É bem possível que você já tenha a manha, mas falo um pouco sobre isso aqui: http://waltermattos.com/artigos/cronograma-de-projeto-com-o-google-agenda/
      Talvez a melhor dica seja a do seu amigo mesmo. Ele não conhece algum plugin pra indicar?
      Abração e valeu pela visita, cara. Pena não poder ajudar de maneira melhor.

      Responder
  2. Wesley

    Olá, Rapha [e Walter],

    Consegui configurar uma notificação por email, eguindo as instruções deste link:

    https://support.google.com/docs/answer/91588?rd=1

    Mas é preciso que as respostas estejam vinculadas a uma planilha do Drive. Não é nada intuitivo, mas funcionou.

    E obrigado por compartilhar essa dica! Vou passar os formulários c/ certeza, nos meus briefings (principalmente porque ainda não tenho um site).

    Pessoalmente, acho até mais prático p/ o cliente responder, e vc ainda facilita p/ aqueles mais ‘avessos’ à tecnologia (têm email, mas não usam, p. ex.).

    Responder
  3. Walter Mattos

    Oi Rapha, realmente, não é o melhor dos mundos dos briefings, mas acho uma mão na roda quando você está apertado para montar um briefing específico.

    A questão da notificação acho que pode ser ativada, mas como não é um serviço que uso com frequência não saberia dizer como faz (ou mesmo te dar certeza se é ou não possível).

    Uma solução boa é possuir um briefing padrão e enviar em PDF ou mesmo no corpo do e-mail. No caso do PDF, ele precisa ser editável pelo cliente. Então dá um pouquinho mais de trabalho.

    Mas como falei, achei o Form interessante como uma ação mais emergencial.

    Abração.

    Responder
  4. Rapha

    Cara, só achei bastante feia a forma que é exibido pro autor do formulário.
    É um arquivo de Excel bem confuso e complicado de ler quando a resposta é grande de mais, por exemplo. E também não recebo nenhum email ou notificação quando alguém responde o formulário.

    Walter, sabe se existe alguma forma que resolva esses problemas? HAHAHA
    Abraços!

    Responder
  5. Héverton Bortolotti

    Olá! Não sei se irá ajudar, mas quando você quiser ter um espaço maior para preenchimento, como no campo “nome”, por exemplo, selecione, no tipo de pergunta, “parágrafo” ao invés de “texto”, isso irá aumentar o campo de resposta.

    Responder
  6. Leo Carreira

    Walter. Google Drive é vida! Uso MUITO para muitas coisas. Muito útil esse lance do form, principalmente para fazer pesquisas quantitativas. O Doc dele também é excelente e a forma de fazer apresentações também é sensacional. Tudo isso pode ser mexido e alterado por diversos usuários ao mesmo tempo. Dá para fazer trabalhos em grupo à distância. Excelente!

    Responder