Lista de canais brasileiros relacionados a design gráfico para conferir no Youtube

Canais_Design_Youtube_Covers_D

Apesar de existir uma enorme variedade de conteúdo sobre design gráfico na internet, é relativamente difícil encontrar estes materiais em formato de vídeo e, principalmente, em português.

O Youtube está repleto setores que geram audiências gigantescas por canal, mas são poucos os canais de design que conseguem relativa expressividade.

Na minha opinião, um dos fatores que contribuem para essa carência está na falta de estímulo para ambas as partes – para o designer que procura conteúdo e o designer que produz conteúdo.

Foi pensando nisso que decidi fazer uma varredura no Youtube em busca de canais que podem ser úteis, cada um à sua maneira, aos designers gráficos e aspirantes. Infelizmente e, como já era previsto, depois de 5 dias de pesquisas e consultas com leitores e amigos encontrei poucos canais com frequência, volume ou variedade suficiente de vídeos relacionados diretamente a design gráfico.

A maioria ainda prioriza tutoriais de ferramentas, o que não é necessariamente ruim mas não reflete a totalidade do que é design. Ainda assim, em alguns destes canais é possível encontrar dicas interessantes sobre criatividade, processos ou qualquer outro assunto que possa ser útil especificamente a você, seja pelo setor no qual você atua, pelo momento profissional que você vive ou pela sua preferência de estudos.

Organizei a lista por ordem alfabética. Fique à vontade para tirar suas próprias conclusões e espero que encontre o que precisa.

AE Dicas

Canal de Motion Graphics focado em After Effects, apresentado por Adriano Dorow.  O canal possui uma variedade bastante significativa de assuntos, como dicas sobre uso de cores, animação e efeitos especiais.

Amarelo criativo

Neste canal a designer Thalita Lefèr oferece um conteúdo descontraído e apresenta, entre outras coisas, assuntos como relacionamento com cliente, experiências profissionais e dicas para freelancers.

Anticast

Canal oficial do site Anticast, um podcast sobre design, comunicação e cultura.

Bons Tutoriais

Canal com foco em tutoriais de Photoshop, web design e ferramentas em geral. O canal também possui cursos completos, útil principalmente aos que nunca tiveram contato com as ferramentas.

Brainstorm Tutoriais

Canal de edição de vídeos apresentado por Mateus Ferreira. Além de dicas de edição nos softwares After Effects, Adobe Premiere e Sony Vegas, é possível encontrar reflexões sobre profissão e dicas específicas para Youtube.

Bruno Ávila

Um dos mais antigos produtores de conteúdo sobre design gráfico no Brasil. Atualmente o canal está bastante focado em empreendedorismo, mas ainda é possível encontrar dicas específicas sobre design por lá.

Corporação Criativa

Canal apresentado por Rafael Costa, focado em transmitir fundamentos e conceitos de tipografia, caligrafia e lettering.

Chief of Design

David Arty apresenta uma série de entrevistas e dicas sobre web design.

Choco la Design

Canal com perguntas e respostas, bate-papos e dicas para designers freelancers.

Clube do Design

Atualmente um dos maiores canais diretamente relacionado a design gráfico no Youtube. Apresentado por Liute Cristian, o canal oferece uma grande variedade de assuntos, que vão desde tutoriais e cursos de softwares a dicas de impressão.

Criação Tática

Sergio Marques oferece um canal descontraído com dicas sobre produção e edição de vídeos.

Curso em vídeo

Apresentado pelo professor Gustavo Guanabara, este canal oferece dicas e cursos completos sobre lógica e programação, HTML e Photoshop.

Daniel Spacof

Canal com foco em tutoriais de Photoshop e Corel Draw. Nele também é possível encontrar algumas dicas sobre fundamentos de design.

DD Tutoriais

Canal com grande variedade de tutoriais e cursos completos de softwares, como Indesign, Blender 3D, Cinema 4D e Corel Draw.

Desenheiros

Apesar do foco em desenho, é possível encontrar dicas úteis aos designers, como harmonia de cores, perspectiva e conceitos de ilustração.

Design Blog

Apresentado pelo designer Canha, este canal, que recebe o mesmo nome do seu extinto blog, até então possui poucos vídeos mas já é possível extrair conteúdos interessantes, como processo criativo e princípios de design.

Design Culture

Canal com tutoriais de softwares e vídeos no formato de vlog explorando diferentes aspectos do design gráfico.

Designerd

Apresentado pelo organizador do Confred, Guilherme Dantas, o canal possui apenas dois vídeos, mas com perspectiva de novas publicações.

Dia Crítico

Canal com foco em tipografia aborda assuntos diversos, como branding, eventos e entrevistas.

Dicas do Greb

Canal com dicas e tutoriais sobre Corel Draw. Nele você encontra assuntos como criação de mandalas e vetorização de logos.

Felipe Melo Guimarães

Canal com dicas de empreendedorismo, marketing e design.

Ferreira Studios

Canal apresentado por Leonardo Ferreira, com foco em tutoriais e dicas sobre design, programação e edição. O canal é organizado por playlists que facilitam bastante a pesquisa de conteúdo por lá.

Filosofia do Design

Extensão de um blog de mesmo nome, o canal possui poucos vídeos e baixa frequência de publicação, mas vale a pena conferir.

Hebe Design

Canal oficial do Blog da Hebinha e da fanpage Hebe Design, apresentado por Guilherme Encinas. O canal ensaia uma série de conteúdos com dicas sobre carreira e monetização.

Heber Simeoni

Atualmente focado em vídeos no estilo vlog, porém, é possível encontrar tutoriais de After Effects, Adobre Premiere, Adobe Indesign e outras ferramentas utilizadas por designers gráficos.

I3C3

Canal apresentado por Lucas Fernandes oferece coberturas de eventos, reviews de produtos e assuntos relacionados à revista Design Magazine Brasil.

João Faraco

Um dos canais de tutoriais mais antigos que conheço. A frequência atualmente é baixa, mas é possível encontrar algumas dicas bem interessantes de Illustrator por lá.

Metapix

Apresentado pelo designer e professor Lula Rocha, este canal é uma extensão do site de mesmo nome, onde você encontra cursos completos sobre Photoshop, Illustrator e Indesign.

Muca Vianna

Canal com dicas e tutoriais de Photoshop e Cinema 4D.

Pedro Aquino FX

Tutoriais com foco em After Effects. No site oficial Pedro Aquino também oferece cursos completos.

Pedro Panetto

Neste canal o designer gráfico e de produto Pedro Panetto apresenta reviews de livros e aborda assuntos variados, como design de marca e dicas para freelancers.

Photoshop para iniciantes

Apesar de não ter foco em design, neste canal Alisson Pawilak oferece dicas que podem ser úteis para estudantes que ainda estão se familiarizando com o Photoshop.

Sebastiany Branding

Apresentado pela equipe de uma referência em branding no país, o canal oferece dicas sobre posicionamento, naming e outras questões relacionadas ao universo das marcas.

Ton Rangel

Canal com experiências pessoais e dicas profissionais relacionadas à vida como freelancer.

TutorialMaster

Canal com a proposta de abordar assuntos relacionados a web design, motion design, Photoshop e tecnologia.

UI Lab School

Iniciativa dos irmãos Wellington e Willian Matiola, o canal tem a proposta de oferecer cursos e workshops na área de User Interface Design.

Walter Mattos

E claro, não poderia deixar de indicar meu próprio canal. Nele você encontra uma variedade de assuntos relacionados a design, como grids e proporções, análises de designs, design de marcas, reflexões e tutoriais de ferramentas, como Illustrator e Photoshop.

Menções honrosas

Avctoris

Apresentado por Rudinei Modezejewski, o canal tem a proposta de ajudar profissionais de diversos setores a protegerem os direitos autorais de suas criações.

Breno Bitencourt

Um mix entre artista e designer, Breno Bitencourt possui um canal com baixa frequência de publicação, mas que vale a pena conferir – não só os vídeos como seus projetos de design.

Bruno Santana

Apesar de ter um canal e um curso focado em ilustração, Bruno oferece dicas que podem ser úteis aos designers que trabalham com o Corel Draw.

Isis Marques

Apesar do conteúdo em inglês e da baixa frequência de uploads, a designer brasileira Isis Marques apresenta reviews e dicas interessantes relacionadas à ilustração.

Ricardo Araújo

Neste canal, o designer português Ricardo Araújo oferece tutoriais e dicas de softwares como Photoshop, Illustrator e After Effects.

Encerrando

É claro que nosso setor representa um nicho muito pequeno, mas ainda assim me surpreendo ao perceber o quanto estamos carentes em relação à produção de vídeos, ainda mais levando em consideração o fato de que nossos blogs são referências para praticamente todos os países que falam a língua portuguesa.

Portanto, este artigo tem como principal objetivo estimular à produção de vídeos de design e, principalmente, a busca por excelência em qualidade – que na minha opinião, só é conquistada quando você faz aquilo que ama. Isso, claro, só trará benefícios e força à comunidade de design brasileira.

Por isso, se você gostou de algum destes canais e achou que ele te ajudou de alguma forma, deixe seu feedback por lá e indique este canal para quem você acha que ele pode ser útil. De pouquinho em pouquinho a gente chega lá.

Um abraço e até a próxima.

Walter Mattos é um designer brasileiro apaixonado por criação de marcas e identidades visuais. Em seu blog e canal no Youtube compartilha suas experiências através de dicas, reflexões e tutoriais relacionados a design.

Deixe seu comentário

Os comentários deste blog são moderados, portanto, peço que seja respeitoso com outros usuários e publique apenas conteúdo relacionado ao assunto abordado no post. Comentários que não respeitem estas diretrizes podem ser editados ou deletados.

* Itens de preenchimento obrigatório

76 comentários

  1. Heitor Santos

    Olá Walter, acesso o seu conteúdo a um tempinho, gosto muito dele pois é algo novo para mim em muitas ocasiões, sou muito jovem e também inexperiente em design, claro, sei me virar, porém tenho muito a aprender. Terminei recentemente o ensino médio, porém não passei na faculdade de design gráfico que eu queria através do ENEM, vou tentar novamente, mas enquanto isso quero continuar estudando design e etc. Acessei sua biblioteca, vejo muito conteúdo em livros que parecem ser valiosos, mas fico sem saber qual devo escolher primeiro . Ressaltando que tive meus 3 anos de ensino médio me aconchegando às ferramenta do photoshop e Illustrator, posso dizer que não sou um ignorante no assunto, busco me aprofundar ainda mais na área do design por que vejo que quanto mais o tempo passa, mais eu preciso aprender a respeito do design e seus fundamentos. Portanto queria um norte a respeito de por onde devo me guiar se possível. Um abraço, até logo, espero que veja meu comentário.

    Responder
    • Walter Mattos

      Olá Heitor, tudo bom? Obrigado, meu caro.
      Acho que a melhor dica que posso dar agora é “vá com calma”. Assim que você iniciar a faculdade absorverá muito conteúdo, terá muitas referências e muita troca.
      Até lá, posso indicar um livro para você experimentar, Design Básico (Layout): http://waltermattos.com/go/layout-gavin-ambrose/
      Todo livro costuma ter uma biblioteca de referências no final. Normalmente eu leio um livro e procuro os livros que inspiraram esse livro, saca?
      Mas é isso. Por enquanto tente absorver tudo com calma, sem pressa. Depois o bicho vai pegar. rs
      Abraço.

      Responder
  2. Luiz Taveira

    Walter, parabéns mais uma vez, show de bola esse conteúdo…

    gostaria de sugerir a ilustradora RENATA CELI, além de talentosa ilustradora desenhista acho de estampas é muito gata nossa!!! e o canal dela vem crescendo muito com suas postagens…

    segue o link Walter, valeu…

    Responder
  3. James

    bem legal a lista, me inscrevi em vários, obrigado, tem um designer de Israel que gosto muito, o nome dele é Ran Segall e o nome do canal é Flux, tem vlog e junto ele mostra o processo dele de criação gravando durante mesmo, bem legal.

    Responder
  4. Alex

    Walter, tudo bem? Antes de qualquer coisa quero lhe parabenizar pelo esforço em ajudar a disseminar o conhecimento. Acessei alguns canais e em sua maioria trata-se de tutoriais, como vc mesmo mencionou no inicio do post. Estou na área há muitos anos e tenho a prática, porem preciso da teoria, dos fundamentos do design. Moro no inteior de sp e nao tenho acesso a nenhum curso superior preaencial e não encontrei EAD. Poderia me ajudar a traçar um bom roteiro de estudos, para que eu possa estudar atraves de livros, vídeos etc? Cara, mais uma vez parabéns! Forte abraço! Em tempo: top o seu vídeo sobre proporção aurea aplicada a criação logotipos e cartões de visita. Entendi o conceito e apliquei na criação de toda a identidade visual de uma empresa. O resultado ficou acima do esperado. Obrigado!

    Responder
    • Walter Mattos

      Olá Alex, tudo bom?
      Muito obrigado, cara. E parabéns pela sua trajetória.
      Realmente fica difícil te dar um norte de maneira resumida. Como você não consegue encontrar uma faculdade, acho que poderia ser interessante você buscar os sites das faculdades e pesquisar a programação delas. Que tal? Assim você pega uma ordem cronológica de estudo bacana e busca livros relacionados aos temas propostos por eles.
      Não é impossível aprender sozinho. E o mais difícil você já tem, interesse.
      É claro que você não vai encontrar todos os livros necessários aqui, mas eu indico alguns neste link: http://waltermattos.com/biblioteca/
      O que você pode fazer, se quiser, é buscar as programações das faculdades, como falei, e caso você não saiba a que livro recorrer dependendo da matéria, você me manda um e-mail. Ajudarei feliz se puder.
      Abração e boa sorte, Alex.

      Responder
  5. Kadu Lombarde

    Boa lista Walter!

    Eu estava fazendo por mim e vi que já estava em andamento por aqui. Só não digo pronta porque vai faltar o canal que estou criando! kkk Vai sair agora na segunda quinzena de Janeiro.

    Vou tratar de questões relacionadas ao aprimoramento da criatividade como um todo, além de fazer uma série sobre trabalhos manuais, um tema onde o designer atual é carente. Será um canal para ideias, processos e insights.

    Com certeza lhe aviso sobre o lançamento. Abraço!

    Responder
  6. Edu Sampa

    Walter é disso que estou falando! Passar conteúdo de valor, não significa que temos que criar este conteúdo “na unha”, a maneira que vc fez foi excelente! Show de Bola. Foi muito bom ver que temos excelentes conteúdos aqui na terra Brasilis. Obrigado por investir seu tempo para minimizar o nosso! Valeu.

    Responder
  7. José Mendes

    Legal!!! É legal ver o quanto existe um conteúdo tão grande e com tantas opções de escolha, podendo aprender sempre mais!
    Não sei se entra nesse contexto, mas tem um chamado The Imaginative Geek, que conheci ontem, aborda alguns temas legais quanto a criatividade, mesmo sendo relacionado a ilustração e concept…

    Responder
  8. Everton Machado

    Olá Walter, ótimas dicas. Walter, criei uma marca para um negócio que vou abrir, é possível enviá-la para que analise e me diga em que posso melhorar?

    Responder
  9. César Oliveira

    Eu não sei se tu é o mestre dos magos Walter, mas admiro a sua capacidade de criação e raciocínio, meus parabéns e quando quiser faça uma visita pra galera de design da Faculdade de Administração e Artes de Limeira- Faal

    Responder
  10. Hebe Design

    Genteeee, que lista maravilhosaaa!!! Fiquei tão feliz que meu lindo canal está aqui também <3 <3

    Todo mundo aqui faz um trabalho incrível, continuem com o ótimo conteúdo, nossa área precisa muito de pessoas como vocês =)

    Beijocas =**
    Hebinha

    Responder
  11. Fernando Ramos

    Genial esse Post! Parabéns, mesmo! Canais excelentes e sensacionais! Indico também o Canal da Estech, que tem vários cursos sobre Design Gráfico, Design de Games, Softwares Adobe, Modelagem 3D, criação de jogos, Cinema, Fotografia, entre outros. =)

    Abraços fortes! E parabéns pelo ótimo conteúdo!

    Responder
  12. Iure Figueira

    “O vídeo é o novo Livro; O Youtube / A Internet é a nova Prensa de Gutemberg.” – Linspector, Clarice.

    Por mais que não pareça, ainda estamos no começo de uma mudança de consumo de conteúdo. Talvez por isso as possibilidades, o aproveitamento e a profundidade dos assuntos explorados ainda estejam um pouco nebuloso. E que não demore pra todo mundo perceber que esse novo espaço é mais democrático do que parece! Essa lista é um ótimo incentivo pra isso!

    Valeu mais uma vez, Walter! o/

    Responder
    • Walter Mattos

      Eu quem agradeço pelo incentivo constante, Iure. Você tem muita razão, o pessoal ainda precisa “descobrir” o Youtube e outros canais fortes de comunicação, como podcasts, por exemplo. Não existem limites para a forma como a informação pode ser transmitida.
      Abração.

      Responder
  13. Julianne Araújo

    Walter sempre facilitando nossa vida. Ótimo post. Indicaria também o AntiCastDesign que fala sobre arte e filosfia do design e o Corporação criativa sobre lettering do Rafael costa que tb participou do Confred ;)

    Responder
    • Walter Mattos

      Oi Julianne, problema resolvido. Como falei para o Rafa, no caso dele, ele foi um dos primeiros a entrar na lista, mas vacilei na hora de publicar o post e pulei o nome dele. Inclusive, ele havia sido avisado de que entraria em um novo artigo meu. É mole? Mas errar faz parte…

      Responder
      • Rafael Costa

        Daí Waltinho!!! Já falei com você em particular mas deixo aqui publicamente o meu agradecimento por ter me colocado nessa lista. A iniciativa foi excelente e tenho certeza que toda a comunidade do design nacional foi beneficiada por ela. Parabéns e mais uma vez obrigado.

        Responder
  14. David Arty

    Fala Walter! Td bele?

    Fiquei muito honrado com a inclusão do meu canal na sua lista de sugestões. Principalmente por fazer parte de uma lista que contêm tantos “feras” da área.

    Valeu! :D

    Forte Abraço!

    Responder
  15. tony

    Sou inscrito no seu canal, há algum tempo e tenho “pego” muitas dicas e conselhos e principlamente informações. Como “não” sabe sou designer, não tenho canal no youtube, facebook ou outra mídia social. Não sei se isso é salutar para minha profissão, mas tenho serviços até o final do ano, tenho medo de criar tais mídias e nã dar conta do recado. Bom vamos lá esse artigo foi muito bom, pois são profissionais abertos para o mercado e o mundo, mostrado o que fazem de melhor. grato mais uma vez Waltão.

    Responder
    • Walter Mattos

      Eu quem agradeço, Tony.
      Na verdade, essa é realmente uma tarefa bem difícil. Talvez por isso não existam tantos. E sim, isso interfere bastante na agenda, então quando o trabalho acumula infelizmente é o Youtube e o Blog que ficam de lado – pelo menos no meu caso.
      Valeu mais uma vez. Um abraço.

      Responder