Análise do Design: Pôster Assassin’s Creed

Hoje iremos dar uma olhada no design do pôster do filme Assassin’s Creed, baseado no game de mesmo nome.

Analise_Design_Assassins_Creed_Imagens_Site_Poster_Original

Essa análise será bem rápida e puramente estrutural. O interessante é que, dessa vez, nós não iremos encontrar proporção áurea, regra dos terços ou nenhuma outra regra específica, para falar a verdade. Vamos fazer apenas subdivisões geométricas do espaço e utilizar um olhar analítico para buscar possíveis relações entre as partes desse layout e o todo.

E no final deste post eu vou pedir a sua ajuda para continuar essa análise de maneira um pouco mais aprofundada. Pode ser?

Então vamos lá.

O quadrado e o céu, o retângulo e a igreja

A primeira coisa que eu reparei quando olhei para esse pôster, mesmo antes de traçar qualquer linha, foi que o céu me parecia estar inserido dentro da área de um quadrado. Consequentemente isso faria com que a igreja – ou catedral, não sei dizer exatamente o que é, estaria relacionada com esse retângulo no topo.

Analise_Design_Assassins_Creed_Imagens_Site_Poster_Quadrado_Retangulo

E até que a hipótese não me pareceu ruim, mas ainda era preciso avançar um pouco mais na análise.

A diagonal e a faixa

Então eu encontrei as diagonais do quadrado e, consequentemente, o centro e vertical do pôster.

Analise_Design_Assassins_Creed_Imagens_Site_Poster_Diagnoais_Centro

E aqui as coisas começaram a ficar interessantes. Repara como faixa vermelha que sai da cintura do personagem acompanha a diagonal que toca a base direita e o topo esquerdo do quadrado.

Analise_Design_Assassins_Creed_Imagens_Site_Poster_Diagonal_Faixa

Na minha opinião essa diagonal tem um papel importante nesse pôster.

Tanto a faixa vermelha como o título do filme são elementos que se relacionam com essa diagonal e são, também, os únicos elementos que ajudam a quebrar a simetria dominante do layout.

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Se não fossem esses dois elementos o pôster seria praticamente 100% simétrico. Aliás, ainda existe um terceiro elemento, que é um detalhe, mas também contribui pra essa leitura diagonal, por mais que ele não se relacione diretamente com o quadrado.

E eu me refiro a essa ponta aqui da igreja.

Analise_Design_Assassins_Creed_Imagens_Site_Poster_Ponta_Igreja

Reparou como o lado esquerdo do pôster é mais claro que o direito?

Isso acaba evidenciando essa ponta. E por mais que seja apenas um detalhe, provavelmente foi intencional e induz uma leitura diagonal que além de servir como uma forma de guiar nosso olhar para o título do filme pode, também, ajudar a trazer equilíbrio e conforto na leitura dessa composição.

Analise_Design_Assassins_Creed_Imagens_Site_Poster_Leitura_Diagonal

O triângulo e as mãos do personagem

E continuando, caso eu insira um triângulo nesse quadrado você nota que as mãos do personagem tocam as laterais do triângulo.

Analise_Design_Assassins_Creed_Imagens_Site_Poster_Triangulo

É claro que eu ainda não posso afirmar com muita certeza se houve ou não um grid ou diagrama sendo usado aqui, mas eu começo a enxergar que poderia sim existir uma base para esse layout.

O círculo central, o personagem e o título

E agora, caso eu crie um círculo central com a mesma largura do pôster nós encontramos novas relações bem interessantes aqui.

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A começar pelo fato de que o círculo praticamente toca a cabeça do Aguilar, que é o personagem do filme. E a partir da base do círculo eu também encontro uma área retangular, aqui na base direita, que pode ter sido usada como referência para o posicionamento do título.

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Esse retângulo tem exatamente ¼ do tamanho do retângulo do topo.

Analise_Design_Assassins_Creed_Imagens_Site_Poster_Ret_1QT

E esse retângulo maior, por sua vez, tem o centro coincidindo exatamente com o topo do círculo.

Analise_Design_Assassins_Creed_Imagens_Site_Poster_Topo_Circulo

Apesar disso parecer uma coincidência absurda em um primeiro momento, não é nenhuma surpresa.

Abrindo um parêntese rápido, o que acontece aqui é o seguinte:

Não importa a proporção da área disponível no layout.

Contanto que eu tenha um círculo no centro…

Analise_Design_Assassins_Creed_Imagens_Site_Poster_Parenteses_01

… um quadrado na base, e ambos com a mesma largura do layout…

Analise_Design_Assassins_Creed_Imagens_Site_Poster_Parenteses_02

… a área que sobra acima do quadrado sempre terá o centro coincidindo com o topo do círculo.

Analise_Design_Assassins_Creed_Imagens_Site_Poster_Parenteses_03

E para falar a verdade, apesar de agora parecer bem óbvio, eu não pesquei isso de primeira não, tá? Tive que fazer alguns testes pra entender o que estava rolando aqui.

Analise_Design_Assassins_Creed_Imagens_Site_Poster_Parenteses_04

A linha e o nome do ator

Bom, agora falta encontrar alguma justificativa para o posicionamento nome do ator. Em princípio eu confesso que não esperava encontrar nada, mas olha que curioso.

Caso eu crie um círculo centralizado e com a mesma altura que o retângulo do topo e, na sequência, eu insira um quadrado nesse círculo, eu encontro a linha que pode ter dado origem ao posicionamento escolhido para o nome do ator.

Analise_Design_Assassins_Creed_Imagens_Site_Poster_Nome_Ator

Esse é o resultado da nossa análise:

Analise_Design_Assassins_Creed_Imagens_Site_Poster_Resultado

Caso ela faça algum sentido, essa teria sido um composição bastante simples e intuitiva de criar.

Participe da análise

Será que é possível viajar um pouquinho mais nessa análise?

Sempre dá, né.

E é por isso que, dessa vez, eu termino pedindo a sua participação. E para gente manter sintonia e a certeza de que estamos analisando o mesmo layout, recomendo que faça o download do pôster que utilizei clicando no botão abaixo.

Faça o download do pôster

 

Então, para incentivar seu olhar analítico eu vou dar algumas dicas do que pode ser observado por você.

Grid ou diagrama

A começar por um novo estudo de grid.

Será que é possível encontrar outro tipo de grid ou diagrama aqui?

Será que a gente encontra outra forma de justificar a posição desses elementos de forma que faça algum sentido, como um grid modular, por exemplo?

Analise_Design_Assassins_Creed_Imagens_Site_Poster_Grid_Mod

Já que nós encontramos subdivisões geométricas bem exatas até que faria sentido um grid modular aqui.

Ou, partindo para outro extremo, você pode argumentar também que essa é uma composição 100% espontânea e que não existe a possibilidade de ter sido usado um grid por aqui.

De qualquer, independentemente da sua resposta, a única coisa que eu peço é que você responda com o mínimo de embasamento, ok?

Cores

E sobre as cores, o que pode ser dito?

Existe alguma relação entre as cores apresentadas aqui?

Analise_Design_Assassins_Creed_Imagens_Site_Poster_Cores

Nós teríamos, por exemplo, uma composição com cores complementares, análogas ou não existiria nenhuma relação entre elas?

Eu imagino que muito do que nós vemos aqui faz relação direta com o game, mas será que as cores escolhidas possuem intenção de transmitir algum tipo de sentimento ou emoção, por exemplo?

O personagem

E em relação ao personagem, uma das coisas que eu me pergunto é por que ele estaria em formato de cruz, de cabeça para baixo e logo abaixo de uma igreja.

Analise_Design_Assassins_Creed_Imagens_Site_Poster_Personagem

A orientação do pôster

E, por último, você pode brincar com a orientação do pôster e me dizer se enxerga alguma referência diferente.

Caso eu faça um espelhamento vertical, por exemplo, será que existe alguma mensagem oculta que ficou mais clara agora?

Analise_Design_Assassins_Creed_Imagens_Site_Poster_Mensagem_Oculta

Enfim, essas são apenas algumas possibilidades do que você pode analisar. E a intenção aqui é que você viaje o máximo possível, sem se restringir necessariamente às minhas sugestões, ok?

Fica à vontade para compartilhar todas as suas hipóteses aí nos comentários. E, por favor, sem medo de falar alguma besteira, mesmo porque o objetivo aqui não é dizer se você está certo ou errado, mas sim pensar junto.

Recado rápido

E antes de encerrar, apenas um recado rápido.

Muita gente não sabe, mas eu tenho uma participação bastante ativa no podcast do blog Aparelho Elétrico.

Analise_Design_Assassins_Creed_Imagens_Aparelho_Eletrico

Lá o foco é trocar ideias com profissionais independentes, sejam eles designers ou não. Eu sei que tem muita gente por aqui que trabalha por conta própria, então, caso você ainda não conheça, dá uma olhada.

Ou melhor, dá “uma ouvida”, né?

Encerrando

E é isso. Esse foi curtinho.

Caso você tenha gostado e acha que esse conteúdo pode ser útil a alguém, fique à vontade para compartilhar com essa pessoa.

E se você ainda não conhece meu trabalho, saiba que todos os vídeos são legendados e possuem versões transcritas no meu site, waltermattos.com, onde você também encontra outras dicas, reflexões e tutoriais sobre design.

Valeu, um abraço e até a próxima.

Crédito

Pôster do filme: Commingsoon.net

Referências externas

Indicação de leitura

Walter Mattos é um designer brasileiro apaixonado por criação de marcas e identidades visuais. Em seu blog e canal no Youtube compartilha suas experiências através de dicas, reflexões e tutoriais relacionados a design.

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15 comentários

  1. Therry Lee

    Adoro ver essas análises de pôsteres que você faz! Teria sido uma boa elas existirem enquanto eu estava fazendo Semiótica na faculdade haha, mas está sendo um ótimo complemento agora. Gosto principalmente de como você faz as análises pelo lado mais geométrico, que é algo que eu gosto muito. Muito bom!

    Responder
  2. Gabriel Queiroz

    Fala Walter, incentivado pelo seu vídeo resolvi fazer uma analise do pôster também. Segue aqui o link da imagem e abaixo uma explicação para quem precisar.

    Análise Gabriel

    Coloquei as guias em 4 cores diferentes para facilitar a visualização de cada etapa. e resolvi utilizar justamente os métodos que vc optou por não usar dessa vez, só para ver aonde que leva.

    Primeiramente apliquei a regra dos terços, em linhas violetas, e percebi que a catedral esta contida em apenas um dos terços horizontais, em quanto o personagem e o titulo ocupam os outros dois.

    Depois em linhas brancas, inscrevi um retângulo áureo no centro do pôster e a partir dele tracei as espirais. até ai não notei mais muita coisa, apenas que os braços do Aguilar “vestem” os retângulos menores como se fossem braçadeiras.

    Com as linhas vermelhas, tracei as diagonais, centros verticais e horizontais do quadrado que forma o retângulo áureo maior. Também criei dois triângulos a partir das bases do quadrado,e aqui comecei encontrar algumas coisas legais: os pés do personagem se encaixam perfeitamente dentro do triangulo e a linha esquerda desse triangulo também desenha perfeitamente uma das pontas da faixa vermelha que ele carrega.

    É por ultimo em traçado amarelo, eu espero não ter saído um pouco da linha aqui rs: traçando uma linha do topo do triangulo ate a interseção entre as duas espirais a esquerda, e traçando linhas a partir da interseção entre as espirais e das espirais com a regra dos terços, eu encontrei o ponto exato em que tocam a faixa mais distante, a cabeça e os dedos do personagem.

    Seguindo esse padrão também achei a linha base da palavra “december”e outras linhas que formam um quadrado em volta do logo, mas essas ai em especial acho que já pode ser apenas coincidência rs

    e é isso cara, Parabéns pelo conteúdo de qualidade de sempre e grande abraço.

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    • Walter Mattos

      Eu quem agradeço, Gabriel. Bem bacana a análise, cara. Tá seguindo uma linha diferente do pessoal que tem comentado lá no canal e nos comentários do Face.

      O uso dos terços seguiu uma linha próxima da que o Ramon deixou nesse post aqui, no Facebook.

      Aproveito para deixar a resposta que dei a ele.

      Acho que a proporção áurea nesse caso é uma coincidência. Mas a regra dos terços faz sentido, uma vez que encontramos relações geométricas exatas.
      Como falei no vídeo, é provável que encontremos outras relações numéricas por conta dessa “exatidão” geométrica. A regra dos terços faz sentido por conta disso, tanto que a base dos módulos superiores coincidem com o quadrado. Mas ainda suspeito que essa composição não utilizou regra dos terços (pelo menos não precisaria), apesar parecer ser um “padrão” utilizado por Hollywood.

      Valeu mais uma vez, Gabriel.

      Abração!

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  3. Iure Figueira

    Um dos fatores que mais me chama atenção, além de ser mais um excelente vídeo como de costume, é que o universo do Credo dos Assassinos é muito rico em simbolismo e fiquei muito feliz de ver isso explorado na comunicação.

    Outra coisa que eu fiquei feliz de encontrar foi o link do projeto completo da BLT Communications, agência responsável pelos materiais de divulgação. Só que como nem tudo são flores, não encontrei ainda nada falando sobre o conceito ou as justificativas deles.

    Bom, pra falar do que mais me chamou atenção tive que olhar para o outro poster que veio antes desse. Isso porque tanto nesse quanto o anterior, utilizam o mesmo elemento principal, nosso amigo Assassino Aguilar, no mesmo ambiente, com as mesmas cores, NO MESMO GRID basicamente e, com mesmo símbolo em evidencia — †. Apesar de terem todos esses elementos em comum é fascinante como a diferença; o feeling dos dois posteres passam uma sensação completamente diferente, reforçando ainda mais o peso e a responsabilidade que a semiótica tem no que a gente faz. Colocando os dois um do lado do outro, dá até pra dizer que são sequências.

    Pra ilustrar fiz essa comparação dos dois posteres.

    Diga-se de passagem, a cruz por si só é um símbolo fortíssimo e culturalmente estabelecido e a fusão que foi feita no contexto do filme foi fantástica. Das possíveis interpretações que podemos ter, no primeiro poster, vemos o Aguilar com os braços abertos no topo da torre de uma Catedral. Lugar onde provavelmente encontraríamos uma cruz de fato. Algo que na época, era um dos jeitos de afirmar a cultura da Igreja Católica e a doutrina que era dominante naquele período. Tê-lo no lugar desse símbolo naquela construção, viajando um pouco, pode nos sugerir a influência que o Credo terá no filme, dando até pra falar numa ruptura de paradigmas / mudança de ideiais, tudo isso sendo motivações bases do grupo no qual o personagem principal pertence.

    O segundo poster, apresenta o mesmo personagem muito provavelmente saltando da mesma catedral apresentada antes, realizando um movimento característico do jogo. Curioso perceber que poderiam ter utilizado qualquer outro ângulo para representar essa cena, mas nos colocar na visão de alguém que estaria caminhando em direção a Igreja, e vê-lo nessa posição de cruz de cabeça pra baixo, nos reforça essa sensação de alguém contra o status quo daquele período. Sem mencionar o fato de que a cruz invertida é um simbolo que também é usado pela Igreja Católica para representar a decisão de Paulo em não ser crucificado como Jesus, por não se considerar tão digno. Isso pode ser algo relacionado a própria inclinação do nosso personagem, sugerindo o desenvolvimento dele ao longo da história.

    Curioso como somos colocados como testemunhas dessa história de jeitos diferentes. O primeiro poster, podemos dizer que temos a visão da águia, alguém que está no mesmo plano que o Assassino, quase como se compartilhássemos das motivações deles e o segundo poster nos da a visão de alguém que terá uma nova realidade sendo apresentada a ele.

    Ou isso tudo pode sugerir que eu sou um fanático, e por conhecer o contexto acabo percebendo mais coisas que deveria. De qualquer forma, como nada é verdade e tudo é permitido no mundo da comunicação, publicidade e do Design (e esse foi o último trocadilho com coisas do filme/jogo nesse post),
    talvez nunca saberemos ao certo quais foram as justificativas dos idealizadores desse material, mas perceber que uma coisa relativamente simples pode ter tantos desdobramentos dos seus significados é o que torna nossa área fascinante!

    Obrigado por continuar nos incentivando, Mestre Walter! =D

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    • Walter Mattos

      Fala, Iure.
      Muito boa a ideia das sequências, cara. Realmente não tinha pensado nisso. Engraçado como a probabilidade de terem usado um círculo central (ou quadrado central) é grande, né?
      Outro fato curioso é que, na primeira imagem, ele não chega a formar a cruz exatamente. Seus braços estão “caídos”. Pode ser apenas a representação do início de um movimento corporal, mas…
      Muito bacana sua explanação, Iure. Excelente. Me deu várias ideias aqui e levantou várias reflexões. Para falar a verdade, deu até vontade de ver o filme agora. Dizem as más línguas que não é lá essas coisas, mas… (rs)
      Abração.

      Responder
      • Iure Figueira

        O que eu fico impressionado são as sutilezas que do conceito de uma peça pra outra! Isso foi umas das coisas que mais me chamou atenção. Isso sem falar nas aulas de construção geométrica de sempre, né? Obrigado mais uma vez pelo conteúdo, mestre Walter!

        Responder
  4. Renan Bonin

    Walter,
    primeiro preciso te parabenizar pelo trabalho e por toda sua dedicação em trazer conteúdos tão relevantes. Acompanho o podcast do Aparelho Elétrico e sempre acho suas opniões muito pontuais. Obrigado por agregar tanto conhecimento.

    Quanto ao poster: Segui um grid livre, tendo em base o símbolo do jogo. Algumas coisas parecem aleatórias demais, mas encontrei algumas coincidências. Fiz um GIF e vou escrever o passo-a-passo do que eu fiz:

    1 – Desenhei um retângulo tendo a altura do personagem como base.

    2 – Inseri o símbolo com a altura desse retângulo e espelhei ele. Ele se encaixa muito bem com o personagem.

    3 – Trançando uma diagonal utilizando pontos do próprio símbolo, encontrei um ponto que se encaixa perfeitamente na distancia do personagem até o começo do logo.

    4 – Criei duas diagonais no retângulo que começa no topo do logo até o final do cartaz e tracei uma linha central no cruzamento. Com isso foi possível encontrar a base do “CREED”.

    5 – Para descobrir quanto à posição do nome do autor, eu fiz um retângulo que parte da cabeça do personagem até o final do pôster. Coloquei a altura desse retângulo nos pés do personagem e dupliquei. Encontrei a linha base do nome.

    6 – Para o tamanho do nome, se o símbolo for “deitado” e aumentado até encontrar a largura do poster, pode-se encontrar um detalhe do símbolo que remete ao tamanho exato do nome

    Acredito que esse não foi o estudo utilizado pelo designer do pôster, mas achei as coincidências bem interessantes. Para ilustrar eu fiz um gif com as guias:
    http://renanbonin.com.br/cons-asscreed

    Abraços!

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    • Walter Mattos

      Bem interessante, Renan.
      Acho que o fato de você ter baseado seu grid no tamanho do personagem pode ter facilitado essas coincidências. Se o personagem estiver inserido ou baseado em algum grid que tenha relação com a página suas chances aumentam.
      Me arriscaria a dizer que as coincidências com o símbolo são apenas coincidências mesmo. Mas a viagem foi boa!
      Abração.

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  5. Ramon Pereira

    Eu aqui, estudando os cartazes e esta a minha coroa olhando e pergunta? Ta fazendo o que? Hahahaha.

    E bom ter seu trabalho como exemplo meu amigo, continue com o belo projeto que você faz nesse blog.

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  6. Renato Vono

    B dia manim Mitto. Alem de assinar embaixo tudo que vc mencionou, acredito que a posicao do personagem pode remeter tbm a letra A , do nome do game. Valeeeeu

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