Dicas e atalhos úteis de Illustrator

Neste vídeo apresento algumas dicas do Adobe Illustrator explorando funcionalidades e atalhos que fazem parte do meu dia a dia de trabalho.

Se você está começando a utilizar Illustrator ou já utiliza mas gostaria de se familiarizar um pouco mais com atalhos e algumas funcionalidades não tão óbvias, este vídeo pode ajudar.

Caso já tenha assistido o vídeo e queira ler as 10 dicas e atalhos extras, clique aqui.

Espero que goste.

Abaixo segue a transcrição do vídeo.

E aí galera, beleza?

Meu nome é Walter Mattos e hoje eu volto para o Illustrator com um tutorial que tem como objetivo te ajudar a agilizar um pouco o seu fluxo de trabalho. Para este vídeo eu decidi escolher 15 atalhos e funcionalidades que eu certamente uso, e a maioria uso até com bastante frequência, mas você também pode encontrar estas 15 dicas mais 10 dicas extras em formato de artigo lá no meu site, waltermattos.com.

Assim você pode revisar as dicas que vou mostrar aqui sem ter que abrir o vídeo.

O link para esta versão transcrita está aí na descrição.

1 – Cópias com base no movimento do mouse

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Copia_Mouse_01b

Sem perder muito tempo vamos para a primeira dica, que é na verdade uma funcionalidade meio escondida e ao mesmo tempo um atalho, e serve para criar cópias de um objeto com base no movimento do mouse.

Então eu vou selecionar a ferramenta “Elipse” e antes de começar a desenhar eu vou manter pressionada a tecla “aspas” ou “til”, dependendo aí da configuração do seu teclado. Normalmente é o botão que fica logo abaixo do “Esc”.

Mantendo essa tecla pressionada enquanto eu desenho você pode ver ele vai replicando o objeto de acordo com o movimento que eu faço no mouse.

Você também pode acrescentar a tecla “Shift” para restringir o ângulo do desenho, o “Alt” para iniciar o desenho do centro para fora de forma livre, ou pressionar “Shift + Alt” juntos para desenhar partindo do centro com o ângulo restrito.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Copia_Mouse_02

E você pode explorar à vontade outras ferramentas, pois este efeito não se limita apenas à elipse, ok?

2 – Alinhar textos

Eu tenho este bloco de texto alinhado à esquerda, mas se eu quiser posso alinhar pela direita com o atalho “Ctrl + Shift + R”, pelo centro com o atalho “Ctrl + Shift + C”, ou posso justificar este texto com o atalho “Ctrl + Shift + J”.

Para voltar com o alinhamento pela esquerda o atalho é “Ctrl + Shift + L”.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Alinhar_Textos_01

Não sei se você reparou, mas, “R”, “C”, “J” e “L” são as letras iniciais de “direita”, “centro”, “justificar” e “esquerda” em inglês. Assim fica mais fácil de decorar.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Alinhar_Textos_02

3 – Entrelinha e Entreletra

Se eu quiser aumentar a Entrelinha (Leading), ou o espaço entre as linhas dessa massa de texto eu posso utilizar o atalho “Alt + Seta para baixo”, e para diminuir o espaço entre estas linhas, “Alt + Seta para cima”.

Caso eu queira aumentar a Entreletra (Tracking), ou espaço entre as letras, pressiono “Alt + Seta para a direita”, e para diminuir este espaço, “Alt + Seta para a esquerda”.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Entrelinha

4 – Tamanho da fonte

Este é bem conhecido e talvez um dos que eu mais utilizo.

“Ctrl + Shift + >” aumenta o tamanho da fonte, e “Ctrl + Shift + <” diminui o tamanho da fonte.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Tamanho_Fonte

5 – Sair da caixa de texto

Você está digitando seu texto e quer, por exemplo, mover a tela, mas se eu pressionar a “barra de espaço”, que é o atalho para mover a tela, vai dar um espaço no seu texto.

Para sair temporariamente da sua caixa de texto você pode pressionar o “Ctrl” e clicar fora da sua caixa de texto. Assim você pode mover a tela para a posição que você quiser e depois continuar digitando seu texto.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Sair_Texto

Porém, quando você tem uma imagem no fundo, como no caso desse segundo exemplo, se você pressionar “Ctrl” e clicar fora do texto, na verdade vai acabar clicando nessa imagem de fundo. Então, para evitar isso você pode usar o atalho “Ctrl + Shift + A”, para cancelar qualquer seleção.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Sair_Texto_02

Isso vale para várias outras situações, ok? É um atalho que eu considero bastante útil.

6 – Selecionar objetos

Eu tenho essa camada aqui com objetos dentro e fora da minha área de trabalho, certo?

Se eu quiser selecionar todos os objetos dessa camada eu posso pressionar o “Alt” e clicar no nome da camada. É o mesmo que clicar ao lado desse círculo aqui na miniatura da camada.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Selecionar_Camada

Você nota que ele não selecionou o triângulo, pois ele está em outra camada.

Caso eu queira selecionar somente o que está dentro da minha área de trabalho eu uso o atalho “Ctrl + Alt + A”.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Selecionar_Camada_02

Você nota que dessa vez ele não selecionou o triângulo e o círculo externo. Somente o que está dentro da área de trabalho realmente.

Para selecionar tudo que estiver visível o atalho é “Ctrl + A”. E para cancelar todas as seleções o atalho é “Ctrl + Shift + A”, como você já viu na dica número 5.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Selecionar_Camada_03

7 – Editar objetos atrás de objetos

Imagine que eu queira acrescentar um ponto neste círculo, mas o quadrado está exatamente na frente do ponto que eu quero.

Eu tenho algumas opções aqui.

Posso ocultar o quadrado pressionando “Cltrl + 3” do teclado numérico, acrescentar o ponto que eu quero e pressionar “Ctrl + Alt + 3” do teclado numérico novamente para exibir todos os objetos.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Objetos_Atras_Objetos

Posso bloquear o quadrado com o atalho “Ctrl + 2”, acrescentar o ponto onde eu quero e utilizar “Ctrl + Alt + 2” para desbloquear qualquer objeto bloqueado.

Posso também recortar o círculo com o atalho “Ctrl + X”, selecionar o quadrado e utilizar o atalho “Ctrl + F” para colar o círculo na frente do quadrado, e consequentemente atrás do triângulo.

Depois que eu acrescentar o ponto posso selecionar o círculo, pressionar “Ctrl + X” novamente, selecionar o quadrado e agora utilizar o atalho “Ctrl + B” para colar o círculo atrás do quadrado novamente.

Só uma dica aqui, pessoal. O “Ctrl + V” que você já conhece cola o objeto exatamente no centro da tela, ok?

Por último, o método que eu mais gosto e provavelmente o que eu mais utilizo nesse caso, que é dar “dois cliques” no objeto para entrar no seu modo de isolamento. Isso me permite editar este objeto isoladamente sem influenciar nenhum outro. Depois que eu termino minha edição é só dar “dois cliques” novamente fora do objeto e tudo volta ao ponto onde estava.

8 – Mover objetos para outra camada

Se eu quiser mover o quadrado para uma nova camada, por exemplo, eu posso recortar e colar como a gente fez na dica número 7, mas outra maneira fácil de fazer isso é através desse quadradinho aqui na miniatura da camada, que é um indicativo de que temos um ou mais objetos selecionados nessa camada.

Se eu arrastar esse quadrado para outra camada eu levo tudo que estiver selecionado para essa nova camada. Então, só para confirmar, caso eu habilite essa outra camada eu vejo que o quadrado está lá.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Mover_Camada

9 – Repetir transformação

É provável que você conheça o atalho “Ctrl + D” como uma função que duplica um objeto, mas na verdade não é exatamente isso. Ele repete a última transformação feita.

Então, para dar um exemplo, se eu copiar e colar este objeto na frente dele mesmo utilizando os atalhos “Ctrl + C” e “Ctrl + F”, eu simplesmente copiei o objeto, não transformei ainda.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Repetir_Transformacao_01

Agora eu vou apertar “R” para ir para a ferramenta “Rotate” e com o “Shift” pressionado vou girar esse objeto em 45 graus. Essa foi minha última transformação.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Repetir_Transformacao_02

Então se eu copiar e colar na frente dele mesmo novamente, “Ctrl + C” e “Ctrl + F”, e agora pressionar o atalho “Ctrl + D”, ele repete a última transformação e gira esse objeto novo em 45 graus.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Repetir_Transformacao_03

Logo, se eu continuar repetindo os últimos comandos, “Ctrl + C”, “Ctrl + F” e “Ctrl + D”, ele vai criando os novos objetos com o efeito de rotação.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Repetir_Transformacao_04

10 – Converter objetos em guias

Imagine que eu tenha criado essa imagem aqui utilizando o atalho “Ctrl + D”, que acabamos de ver, e queira transformar esse padrão em guias. Para isso, basta utilizar o atalho “Ctrl + 5” do teclado numérico.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Converter_Guias

Para cancelar essa transformação você pode usar o atalho “Ctrl + Alt + 5” do teclado numérico também, e como sempre o “Alt” entrando aí para fazer o efeito inverso do comando que a gente acabou de dar.

Vou transformar tudo em guias novamente para mostrar outra forma que talvez você não conheça. Se eu pressionar o “Ctrl + Shift” e der dois cliques em uma dessas guias, também transformo essa guia em objeto.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Converter_Guias_02b

11 – Calcular transformação

Tá aí uma função que eu uso quase diariamente. O Illustrator permite que a gente faça algumas operações matemáticas direto pela aba “Transform”.

Então, se eu quiser por exemplo dividir o tamanho total do triângulo por 2, eu mantenho o botão de “restringir proporções” ativado e digito “/2” em qualquer um dos campos de tamanho aqui da aba “Transform”. Depois disso é só pressionar “Enter”.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Calcular_Transformacao

Eu estou trabalhando com pixels nesse arquivo mas caso eu queira aumentar o círculo em 10 centímetros, basta eu digitar “+10cm” em um dos dois campos aqui e apertar “Enter”.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Calcular_Transformacao_02

Eu também posso reduzir esse quadrado em 30% se eu quiser. Basta eu digitar “-30%” em qualquer um dos campos, e “Enter” mais uma vez.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Calcular_Transformacao_03

Vou dar um exemplo de uma situação real. Imagine que você tenha que duplicar essa assinatura de forma que o símbolo fique exatamente do mesmo tamanho que o símbolo maior, e o logotipo acompanhe essa proporção.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Calcular_Transformacao_04

Se fosse somente o símbolo seria fácil. O problema é que temos o logotipo acompanhando, então como fazer isso?

Você pode duplicar e tentar ajustar manualmente, no olho mesmo, mas eu acho que tem uma forma mais fácil de fazer.

Vou utilizar o próprio símbolo como referência e pegar a altura do símbolo maior, 270 e dividir pela altura do símbolo menor, que é 85. O resultado é 3,176.

Agora eu só preciso duplicar o símbolo e escolher qualquer um dos campos, largura ou altura, contanto que o botão de restringir proporções esteja ativado.

Multiplico o valor por “3,176”, aperto “Enter”, e pronto. Nossa assinatura está exatamente do tamanho que a gente queria.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Calcular_Transformacao_05

12 – Alinhamento e distribuição com base no “key object”

Se eu selecionar os 3 objetos e depois mantendo os 3 objetos selecionados clicar no quadrado, esse quadrado se torna o meu “key object”. Isso quer dizer que eu posso, por exemplo, clicar no menu “Align” e alinhar os outros objetos selecionados pela esquerda do quadrado clicando aqui na opção de alinhamento à esquerda. Ou seja, o quadrado é referência para qualquer ajuste que eu fizer aqui.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Key_Object_01

Então se eu apertar “Ctrl + Z”, clicar novamente no quadrado e alinhar pela direita, o quadrado permanece no mesmo lugar.

Nota que aqui no campo “Align to” tem um desenho de uma chave, que significa que você está alinhando pelo seu “objeto chave”.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Key_Object_02

Mas além disso eu também posso distribuir os objetos entre si a uma distância específica baseada na posição do quadrado. Então, mantendo o quadrado como “key object” eu posso digitar “100” aqui no campo “Distribuite spacing” e clicar no botão de distribuição horizontal.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Key_Object_03

Os objetos agora têm intervalos de 100 pixels entre eles.

Um bom exemplo de aplicação dessa funcionalidade é na hora de fazer um menu.

Eu seleciono todas as palavras, marco uma delas como “key object”, escolho o valor que eu quero para distanciar as palavras e clico no botão de distribuição horizontal neste caso.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Key_Object_04

As palavras agora possuem exatamente o mesmo espaço entre elas.

13 – Efeito “blend” para criar degradê

Talvez você ainda não saiba, mas é possível criar efeitos de degradê bem convincentes utilizando o “blend”.

Eu vou selecionar estas duas linhas e pressionar “Ctrl + Alt + B” para criar o efeito de mistura. Você pode ver que esse efeito seria bem difícil de reproduzir com o “gradiente” convencional do Illustrator.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Blend

Caso eu queira editar as opções de “blend” eu também tenho um atalho para você. É só pressionar “W” para ir para a ferramenta “blend” e depois pressionar “Enter”. Tá aí o seu menu de opções do “blend”.

14 – Efeito “blend” em ilustração 3D

Eu tenho aqui essa bola de sinuca que eu criei utilizando o efeito 3D do próprio Illustrator. Do lado esquerdo a original e do lado direito uma cópia que eu apenas apliquei um efeito de giro.

Apenas lembrando que caso você queira saber como eu criei esse efeito você pode visitar o link que deixei aí na descrição do vídeo, pois essa é uma das dicas extras que eu deixei por lá.

Bom, eu posso selecionar as duas ilustrações, pressionar “W” e “Enter” para abrir o menu de “Blend” e vou digitar “4” para o número de cópias entre uma bola e outra e pressionar “Enter”.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Blend_3d

Agora eu uso o atalho “Ctrl + Alt + B” para criar o “blend” e como você pode ver ele não só criou cópias, como também fez uma espécie de transição, ou giro baseado na posição de cada bola.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Blend_3d_2

15 – Substituir caminho do “blend”

Eu tenho aqui um efeito de “Blend” que criei entre dois círculos, um laranja e um verde, e atrás uma espiral. Essa espiral está pontilhada apenas como exemplo, ok? Ela não precisa estar pontilhada para o efeito que eu vou criar.

Eu quero substituir o caminho desse efeito pela forma da espiral.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Espiral

Para fazer isso eu seleciono tudo, vou em “Object/Blend/Replace Spine”. Prontinho, agora o nosso efeito de “blend” está percorrendo um caminho baseado no desenho da espiral.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Espiral_02

Caso você tenha tentado fazer e a sua espiral não tenha ficado desse jeito exatamente experimenta vir novamente em “Object/Blend”, e dessa vez clicar em “Reverse Spine”. Isso vai inverter a posição dos círculos e te dar um desenho diferente.

Encerramento

É isso, pessoal. Espero que você tenha gostado deste vídeo, que ele tenha sido útil de alguma forma e que você consiga aplicar pelo menos pouco do que viu no seu dia a dia de trabalho.

Não esquece de visitar o meu site, waltermattos.com, pois além de dicas, reflexões e tutoriais relacionados a design, você também vai encontrar a versão transcrita do vídeo de hoje com novos exemplos.

Caso você queira ser notificado sobre as atualizações do canal basta vir aqui ao lado do seu botão de inscrição, clicar nessa engrenagem e marcar a opção “Enviar atualizações”.

Fique à vontade para deixar sua opinião aí nos comentários.

Um abraço e até a próxima.

10 dicas e atalhos extras

Abaixo seguem mais 10 dicas e atalhos que você não encontra no vídeo.

16 – Zoom

Ctrl + (+) – Amplia o zoom

Manter “Ctrl” e “Barra de espaços” pressionados enquanto move o mouse – Amplia o zoom

Alt + Scroll para cima – Zoom in

Ctrl + (-) – Reduz o zoom

Manter “Alt “, Ctrl e Barra de espaços pressionados enquanto move o mouse –  Reduz o zoom

Alt + Scroll para baixo – Zoom out

Ctrl + 1 – 100% de zoom.

Ctrl + 0 – Ajusta artboard ao tamanho da tela

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Zoom

17 – Preenchimento e contorno

D – Cor padrão (branco para o preenchimento e preto para o contorno)

X – Alterna entre contorno e preenchimento

Shift + X – Inverte as cores (inclusive no objeto selecionado)

/ – Exclui a cor ativa (inclusive no objeto selecionado)

< – Abre paleta de preenchimento

> – Abre paleta de gradiente

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Preenchimento_Contorno

18 – Colar cópia em todas as artboards

Ctrl + Shift + Alt + V – Cola objeto copiado em todas as artboards. Não é uma “página-mestre” do Indesign mas ajuda bastante.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Colar_Artboards

19 – Criar máscara

Ctrl + 7 – Criar máscara. O famoso “Power Clip” do Corel.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Mask

20 – Criar linhas pontilhadas

Escolha a espessura do seu traço;

Marque a opção “Round Cap”;

Clique na opção “Dashed Line”;

Digite “0” para a opção “dash” e experimente o dobro da espessura para a opção “gap”. Assim você terá espaços do mesmo tamanho que a espessura.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Linhas_Pontilhadas

 

21 – Alterar unidade de medida

É possível alterar a unidade de medida direto pela régua.

Habilite a régua com o atalho “Ctrl + R”. Em seguida clique com o botão direito na régua e escolha uma unidade de medida para o seu arquivo.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Preenchimento_Medida

22 – Alterar perfil de cores

Pressione “Shift” e clique na barra de cores para alternar entre CMYK, RGB, HSB, Grayscale e Web Safe RGB.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Preenchimento_Alterar_Perfil_Cor_2

23 – Dessaturar cor

Pressione “Ctrl”e deslize o “slider” de qualquer cor para dessaturar essa cor.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Dessaturar_Cor_2

24 – Criar nova camada

Ctrl + L – Cria nova camada

Ctrl + Alt + L – Cria nova camada com opções

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_Nova_Camada_02

25 – Criar objeto 3D com “Map Art”

Criar um objeto 3D no Illustrator é bem simples. Neste caso vamos utilizar a opção “Revolve” para criar a bola de sinuca que foi apresentada neste tutorial. Podemos girar o objeto para criar o 3D, portanto é comum que neste caso utilizemos apenas metade do objeto como base para o giro.

A opção “Map Art” permite que você insira um objeto (símbolo) dentro do seu objeto 3D, criando uma ilusão de estampa/adesivo.

Veja o passo-a-passo:

1 – Crie um círculo apenas com contorno utilizando a ferramenta “Elipse (L)” e exclua a metade direita;

2 – Crie o objeto que será usado como “Map Art” – no nosso caso, o número “8”.

3 – Abra a janela de símbolos (Shift + Ctrl + F11) e arraste o número “8” para dentro desta janela. Em seguida dê um nome ao seu símbolo e clique “Ok”.

4 – Clique no menu Effect/3D/Revolve, habilite o “Preview” e marque a opção “Offset” como “Right Edge”. Isso fará com que seu efeito seja criado com base no lado direito da sua ilustração.

5 – Clique na opção “Map Art” e em seguida, na opção “Symbol” selecione o símbolo que você criou.

6 – Posicione o símbolo de forma que ele apareça no seu 3D e clique “Ok” para fechar a janela “Map Art”.

7 – Clique “Ok” novamente para encerrar.

tut_Atalhos_Funcionalidades_Uteis_Illustrator_3d_Map_Art_2
Walter Mattos é um designer brasileiro apaixonado por criação de marcas e identidades visuais. Em seu blog e canal no Youtube compartilha suas experiências através de dicas, reflexões e tutoriais relacionados a design.

Deixe seu comentário

Os comentários deste blog são moderados, portanto, peço que seja respeitoso com outros usuários e publique apenas conteúdo relacionado ao assunto abordado no post. Comentários que não respeitem estas diretrizes podem ser editados ou deletados.

* Itens de preenchimento obrigatório

92 comentários

  1. Carlos Augusto Tavares

    Eu acho muito bacana de sua parte ensinar o que vc aprendeu, pois muitos se negam a divulgar o conhecimento, talvez, por medo de concorrentes. Valeu, cara, continue assim!

    Responder
  2. Marcio Souza

    Walter, suas dicas foram muito boas. Gostei muito da forma em que você abordou cada atalho do Illustrator e das transcrições. Seu site é muito limpo e objetivo. Bom trabalho. Abraços

    Responder
  3. Wellington

    Difícil encontrar profissionais do seu nível oferecendo material dessa qualidade de forma gratuita. Não só é referência como profissional, como também dá ótimo exemplo pessoal. Parabéns Walter!

    Responder
  4. Denkson

    Walter Boa noite, um dia ouvir de um professor que sempre que tivermos dúvidas sobre algo com uma boa pesquisa nos iriamos encontrar ANJOS bons na net que ajudam o próximo pelo simples fato de “ajudar” logo que ouvir eu não entendi, mas visitando seu site entendi o que ele quis dizer. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento Deus te abençoe muito por que se você faz o bem, o bem volta em dobro para você. :)

    Responder
  5. Jader A. Pereira

    Cara, parabéns mais uma vez pelo conteúdo, seus vídeos e dicas vem me ajudando muito, eu trabalhava somente com Corel, e devido a pedido da agência que eu trabalho, precisei começar a usar também o Illustrator.
    Suas dicas já me salvaram muito mesmo, parabéns pelo conteúdo e obrigado por compartilhar conosco todo esse conhecimento.

    Forte abraço e cada vez mais sucesso pra você!

    Responder
  6. Paulo

    Walter, como já lhe disse no face, fico muito grato por voce partilhar seu conhecimento. Sem dúvida alguma sempre acrescenta para minha vida profissional suas preciosas informações.
    Abraços

    Responder
  7. ALLISON

    pode me ajudar, derreteste minha area de trabalho no ilustrator fica com as fontes pixeladas…
    crio uma nova area de trabalho em branco normal, mas quando escrevo minha fonts estão com uma resolução baixa de preview, não sei o que aconteceu

    Responder
  8. Gilson

    Excelentes dicas Walter, muito didáticas.
    Como estou iniciando agora com o Illustrator, gostaria de saber como seleciono os elementos sem selecionar as guias junto?

    Responder
  9. GIBRAN

    Na Universidade de Design foi ensinado corel, o que acabou me “viciando”. Você está me ajudando muito na transição e principalmente em perceber que o illustrator é um programa muito mais técnico e diria até superior. Parabéns, continue propagando conhecimento e ajudando muita gente, você é um Designer que dá orgulho.

    Responder
  10. lucivaldo

    ola walter eu estou aprendendo o ilustrator, eu trabalho com um material que precisa de um contorno extra para o recorte, vc pode me dar essa dica?

    Responder
    • Walter Mattos

      Olá Lucivaldo, talvez eu tenha.
      Você pode assistir meu primeiro vídeo, onde falo sobre long shadow: https://youtu.be/lWcwYQ3s1DA
      Nele você verá uma parte onde demonstro como adicionar um novo Fill (Preenchimento). No seu caso, ao invés de adicionar um novo Fill, você pode adicionar quantos Strokes (Contornos) quiser.
      Não tenho nada relacionado especificamente à sua dúvida, mas espero que ajude.
      Um abraço.

      Responder
  11. Igor Barros

    Bom Dia, não estou conseguindo fazer o efeito 1 – Cópias com base no movimento do mouse, já fechei e abri o programa, porém não vai, será se precisa habilitar alguma coisa?

    Responder
  12. Zé Alves

    Gostei paca, dessas suas dicas, mas gostaria de saber se tu conhece, uma maneira bem pratica, de fazer márca de linha de corte (faca) levando do photoshop, para o ilustrator, so a seleção, se sabe me diz que já esqueci

    Responder
  13. Alex Miranda

    Olá boa tarde, desculpe minha ignorância brother, mais não esta dando certo.

    ex: quando seguro Ctrl + (+) – Amplia o zoom

    aparece seleção a direita :(

    Responder
    • Walter Mattos

      Oi Alex, então tem algo bastante errado acontecendo aí. Tanto com o teclado configurado em inglês quanto em português esse atalho é o mesmo. Aliás, é um atalho quase universal da Adobe. Funciona em quase todos os programas.

      Responder
  14. Carlos

    Muito top suas dicas, gostaria de saber se tem teclas de atalho para alinhamentos, tipo: Alinhar a esquerda no corel seleciono os 2 objeto e aperto E, existe essa possibilidade no Illustrator?

    Responder
    • Walter Mattos

      Oi Carlos,
      No Illustrator esse tipo de alinhamento só é possível com plugin. Ele possui outras funcionalidades de alinhamento e distribuição que, se não me engano, o Corel não tem, mas esta característica que perguntou especificamente não.

      Responder
  15. Lucas

    Olá, tenho que mudar a cor de várias imagens, mas sempre preciso colocar número por número dentro de cada quadrado de cor do “C, M, Y e K” gostaria de saber se existe um jeito de copiar a cor de forma mais rápida de uma imagem para outra, um modo de salvar o contorno e a cor do centro do que eu fizer. Quando eu mudo de um modo meio rápido geralmente todas as bordas que eu mudei com o Width Toll volta a ser apenas uma linhazinha, e demorou pra deixar legal com isso kk, quero um modo que ele não mude, se tiver é claro.

    Responder
    • Walter Mattos

      Oi Lucas, se entendi bem a pergunta tem sim.
      Basta salvar seu desenho original como um Graphic Style (Shift + F5). Digamos que você tem um quadrado verde com contorno preto de 5px, por exemplo. Basta arrastar esse quadrado para dentro da janela Graphic Styles. Agora basta criar outro objeto e selecionar a miniatura do estilo que você criou com o quadrado verde. Não importa a cor e espessura desse outro objeto, ele ficará exatamente igual ao verde. E você pode selecionar quantos objetos quiser.
      Espero que ajude. Um abraço.

      Responder
  16. JP

    Uma pergunta que não quer calar…
    Existem teclas de atalhos no teclado para alinhamento (como no Corel) no Illustrator? Ou como acrescentar atalhos?

    Responder
    • Walter Mattos

      Oi JP,
      No Illustrator esse tipo de alinhamento só é possível com plugin. Ele possui outras funcionalidades de alinhamento e distribuição que, se não me engano, o Corel não tem, mas esta característica que perguntou especificamente não.

      Responder
    • Walter Mattos

      Oi Alcemir,
      Se você busca um atalho para isso, infelizmente ainda não existe nativamente no Illustrator.
      É possível criar a linha, mantê-la selecionada e usar as opções da aba “Alinhamento” (Shift+7).
      Para alinhar pelo documento, ainda com a aba aberta e a linha selecionada, marque a opção “Align To Artboard”.
      Espero que ajude.

      Responder
    • Walter Mattos

      Oi Gabriel, não uso Mac, então fica complicado apresentar dois atalhos diferentes. Mas normalmente, se não me engano, se troca o “Alt” pelo “Option” e o “Ctrl” pelo “Command”. Confere aí e qualquer problema deixa no comentário.
      Um abraço.

      Responder
  17. ana coelho

    Boa tarde,

    Não consigo fazer o primeiro tutorial (Cópias com base no movimento do mouse). Faço exactamente como diz mas não faz essa duplicação/efeito. Será porque? Alguma opção que não está ativa ou por ser de portugal as teclas são outras?

    Responder
    • Walter Mattos

      Oi Ana, veja se seu teclado não está configurado para Inglês (EUA). Tente usar o atalho “Alt + Shift”, se estiver no Windows, e olhe para o lado do relógio. Veja se o idioma do teclado muda.
      De qualquer forma, como falei no vídeo, esse atalho alterna entre o ” e o ~. Já tentou os dois?
      Um abraço.

      Responder
    • Matheus

      cara, quando faço o exemplo do blend para substituir a espiral não aparece “substituir espiral” somente substituir lombada.Ao clicar não formam uma sequencia de círculos e sim um caminho preenchido

      Responder
  18. Rodrigo Moreno

    Bom dia, Walter.
    Primiramente, parabéns pelo trabalho.

    Tenho uma dúvida sobre o artboard.

    Eu estava utilizando um textura de background e para não destorcer o vetor ou imagem, eu aumentei até ela se ajustar ao tamanho do artboard. Mas a imagem fica sobrando muito nas laterais.

    Eu queria saber como faço para cortar no tamanho do arteboard e deletar essa sobra?

    Desculpe o tamanho da pergunta.

    Responder
  19. Thompson

    Meu “Replace Spine” não aparece ativo. Eu tenho uma espiral e um blend formado com dois circulos de cores e tamanhos diferentes, seleciono tudo, mas o Replace Spine não surge como opção possível.
    O que será que está errado?

    Responder