Macetes para criação de Degradês no Illustrator

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maio 12, 2015
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11 min read

Neste tutorial demonstro alguns macetes rápidos para criação de degradês no Illustrator explorando diferentes técnicas.

O vídeo foi inspirado na dúvida de um leitor com dificuldades de transição do CorelDraw para o Illustrator, portanto, caso você também tenha este tipo de dúvida o tutorial pode ajudar.

Você verá como criar degradês utilizando as ferramentas Gradient, Brushes e Blend, e também como editar estes degradês utilizando a ferramenta Recolor Artwork e a janela Appearence.

Caso você queira pular para a seção do seu interesse basta ler a descrição do vídeo no post original do Youtube.

Espero que goste.

Gradient: alterar cor do slider pela janela Color

Vou começar com a ferramenta “Gradient”, que se não estiver visível para você basta usar o atalho “Ctrl+F9” ou clicar em “Window > Gradient”.

Uma das principais dificuldades que eu noto é justamente em relação a alteração da cor dos sliders, então deixa eu tentar ajudar.

Você já deve ter reparado que se clicar no slider e depois tentar selecionar uma cor na paleta, ele não altera a cor do slider, mas sim do objeto todo.

A solução intuitiva é alterar os valores da cor na tab “Color” ou dar dois cliques no slider e alterar a cor nessa janela “Popup” que aparece.

Gradient: alterar cor do slider pela janela Swaches

Mas você pode selecionar uma das cores da janela Swaches sem problema nenhum. Você só precisa dar um comando para o Illustrator entender que essa cor selecionada deve ser aplicada ao slider, e não ao objeto.

Então, com o seu objeto selecionado você só precisa clicar no slider, pressionar “Alt” e selecionar a cor que você quiser direto na paleta.

Acredito que isso vai te ajudar a simplificar o processo, mas ainda não acaba por aqui.

Gradient: alterar cor do slider com o Eyedropper

Aqui na minha área de trabalho eu tenho 2 objetos chapados e uma foto, e eu quero puxar as cores destes objetos direto pro meu “Gradient”.

Para fazer isso eu seleciono o slider, pressiono o atalho “I” para ativar a ferramenta “Eyedropper” e mantenho pressionado “Shift” enquanto eu clico no objeto. Sempre lembrando de selecionar o slider antes, ok?

Essa técnica não se restringe somente a objetos chapados e também funciona com fotos caso você não saiba, então fica aí a dica.

Gradient: arrastar cor da paleta para o slider

Outra forma de alterar a cor do “Gradient” é arrastando uma cor da paleta direto para o slider, enquanto seu objeto estiver selecionado, claro. Dessa forma você não precisa usar nem “Alt” nem o “Shift”.

Gradient: alterar cores dos sliders no objeto

Também é possível editar as cores direto no objeto. Basta eu utilizar o atalho “G” para habilitar o modo de edição do “Gradient”, dar dois cliques no slider e utilizar essa janela “Popup” pra escolher a cor que eu quiser.

Você nota que quando eu dou dois cliques no slider do objeto ele habilita também o slider da tab “Gradient”.

Então eu também posso utilizar o “Eyedropper” pra selecionar cores de outros objetos, com a única diferença que dessa vez eu vou ter que dar 2 cliques no “I” - uma vez para fechar o “Popup” de cores, e a segunda para habilitar de fato a ferramenta “Eyedropper”, e somente assim poder selecionar a cor que eu quero.

Gradient: Copiar propriedades do degradê para outro objeto

E aproveitando que eu estou com o “Eyedropper” habilitado, eu posso levar as propriedades desse “Gradient” para outro objeto. Basta eu pressionar o atalho “Alt” enquanto estiver com meu objeto selecionado – e você nota que o ícone do Eyedropper mudou de aparência, e em seguida clicar em qualquer outro objeto que eu queira levar estas propriedades.

Talvez você não saiba dessa, mas também é possível arrastar o degradê de um objeto para outro objeto direto pela miniatura da janela do “Gradient”.

Mas você nota que ele levou o degradê original, ou seja, sem esse ajuste do ângulo das cores.

Caso você queira copiar o degradê exatamente como está basta arrastar a miniatura da janela “Appearence” para o outro objeto. Caso essa janela não esteja habilitada pra você basta vir aqui em “Window > Appearence” ou pressionar as teclas “Shift + F6”.

Gradient: Recolor Artwork

E por último em relação a alteração das cores dos sliders, você pode selecionar seu objeto e clicar nesse botão chamado “Recolor Artwork”.

Você nota que aqui na tab “Assign” eu tenho as 2 cores que compõem o degradê, e isso significa que se tivessem mais cores compondo nosso degradê, todas estariam aparecendo aqui.

E para editar estas cores basta vir na tab “Edit”. Eu tenho a liberdade de escolher outra cor, saturação ou brilho pra cada uma individualmente, ou posso manter harmonia entre as cores assinadas clicando neste ícone da corrente.

Dessa forma se eu arrastar uma cor, todas são arrastadas ao mesmo tempo.

Clica em “OK” quando estiver satisfeito e pronto.

Gradient: eliminar gradiente com o Eyedropper

Caso eu queria eliminar o degradê, mas manter uma das cores do meu objeto eu também posso.

Eu preciso me certificar de que não estou com nenhum slider selecionado, então eu posso clicar fora do objeto e depois clicar nele novamente, e agora basta eu voltar para o “Eyedropper”, com o atalho “I”, e clicar, com o “Shift” pressionado, na cor do próprio objeto que eu quero que permaneça.

Gradient: degradê em texto pela janela Appearence

Você também pode acrescentar degradê em textos, mas antes é preciso fazer um pequeno ajuste, pois se você tentar não vai conseguir de primeira e seu texto pode ficar todo preto.

Para corrigir isso você mantém o texto selecionado, vem aqui na aba “Appearence”, dá dois cliques em “Characters” e exclui o preenchimento arrastando o campo “Fill” aqui para a lixeira.

Agora basta dar dois cliques em “Type: No Appearence” para sair de dentro da edição dos caracteres, criar um novo preenchimento clicando no botão “Add New Fill” e agora sim, você pode selecionar o seu degradê e editar ele normalmente.

Brush: degradê acompanhando contorno do objeto

Você também pode fazer com que seu degradê acompanhe o contorno do objeto.

Uma das formas de fazer isso é selecionar duas ou mais linhas para criar seu degradê. Nesse caso eu escolhi 3 cores, portanto, 3 linhas.

Seleciono as 3 linhas e vou utilizar o atalho “Ctrl + Alt + B” para criar um “Blend”, ou uma mistura entre essas cores.

Feito isso eu arrasto esse meu “Blend” para a janela de “Brushes”, escolho a opção “Art Brush” e clico em “Ok”.

Na janela de opções que abre eu posso clicar em “Ok” novamente, e tenho meu “Brush” criado.

Agora basta selecionar o objeto com o contorno e clicar no “Brush” que eu acabei de criar.

Você nota que o degradê acompanha exatamente o mesmo caminho que o contorno.

Gradient: degradê acompanhando contorno do objeto 

Nas versões mais recentes do Illustrator você já consegue fazer isso direto pelo “Gradient”, mas muita gente não sabe ainda porque não percebeu que é possível criar degradê direto no contorno.

Esse objeto aqui, por exemplo, é um contorno com “Degradê Radial” aplicado.

Para fazer esse degradê acompanhar o contorno basta clicar aqui neste terceiro botão, “Apply gradient across stroke”.

Tá aí, você tem o mesmo efeito criado de duas maneiras diferentes.

Blend: degradê em forma de cone

Uma coisa que muita gente acha que não tem como fazer no Illustrator é o degradê em formato de cone. Na verdade eu conheço duas formas de fazer isso.

Nesse exemplo da esquerda, por exemplo, eu tenho dois círculos. Um grande e um bem pequeno, no centro, que é na verdade uma cópia do grande que eu reduzi de tamanho.

Se eu selecionar os dois objetos e usar o atalho “Ctrl + Alt + B” para criar um efeito de blend entre eles, eu tenho o meu cone.

Eu já mostrei esse efeito em um exemplo diferente no vídeo onde mostro dicas e atalhos úteis de Illustrator, então caso você ainda não tenha dado uma olhada eu deixei o link aí na descrição.

Caso seu efeito não tenha ficado igual ao meu você pode usar o atalho “W” e em seguida apertar “Enter” para abrir a janela de edição do blend e digitar o valor que você quiser para o número de cópias entre estes dois círculos.

Uma das vantagens desse efeito é que é possível editar o centro desse cone. Para fazer isso basta clicar na tecla “V” para habilitar a seta preta, dar dois cliques no objeto para entrar no modo de isolamento dele, e agora é só arrastar o círculo menor para longe do centro.

Assim você acaba criando um efeito bem parecido com o de perspectiva.

Gradient: degradê em forma de cone

Aqui do lado direito o que eu tenho é na verdade um objeto apenas com contorno, apesar de parecer que é um preenchimento.

Se eu digitar “10pt” no valor do stroke, por exemplo, você vai ver que ele é apenas uma linha.

O valor do contorno tem que ser o suficiente para fechar esse buraco que fica no centro do objeto. Nesse caso, “380” dá conta do recado.

Agora basta eu selecionar um degradê linear para este stroke, e aqui na janela “Gradient” clico nesse botão do centro, “Apply gradient along stroke”, para o degradê percorrer o contorno. Ou seja, se ele começa claro e termina escuro no efeito, ele começa claro e termina escuro no objeto também.

Só isso já cria um efeito bem interessante, mas caso eu queira criar o efeito de cone basta eu arrastar esse slider claro para o centro e duplicar o escuro, com o “Alt” pressionado e mover para o início do gradient.

Assim eu tenho um efeito de cone que começa no escuro, vai para o claro, e termina no escuro.

Mais uma vez dois efeitos bem parecidos utilizando técnicas diferentes. Quanto mais formas você conhecer para resolver o mesmo problema, melhor. 

Blend: degradê em formas orgânicas e abstratas

E por último, mais um degradê utilizando o efeito “Blend”.

Eu tenho aqui duas formas completamente abstratas e orgânicas. As duas são formadas apenas por contorno, sendo que a maior é um azul claro e a menor, no centro, um azul da mesma cor que o fundo.

Eu vou utilizar o atalho “Ctrl + Alt + B” mais uma vez para criar um blend, ou várias cópias entre estas duas formas.

O resultado é esse degradê bem abstrato mas bem interessante visualmente. E você pode usar essa técnica pra explorar designs bem diferenciados.

Uma designer que explora este efeito muito bem e já foi mencionada aqui algumas vezes é a Maria Groulnd. Ela tem uma série chamada “I speak fluid colors”, onde ela cria esses efeitos utilizando o “Blend” do Illustrator e depois trabalha um pouco mais as distorções no Photoshop.

maria_gronlund_i_speak_fluid_colors

Ela demonstrou detalhes sobre esse processo criativo para a revista Inspire, da Adobe, e eu deixei o link aí na descrição para quem quiser dar uma olhada.

Encerramento

Bom, é isso, pessoal. Espero que você tenha gostado deste tutorial e que ele seja útil e te ajude a otimizar, pelo menos um pouco, seu processo de trabalho.

Fica à vontade para deixar seu comentário, e caso você tenha gostado e queira continuar acompanhando meu trabalho você pode se inscrever no canal ou visitar meu site, waltermattos.com, onde além dos vídeos em versão transcrita você encontra também outras dicas, reflexões e tutoriais sobre design.

Muito obrigado, um abraço e até a próxima.

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Comments
haha! Esse foi tão útil que hoje, ao chegar ao escritório para finalizar um trabalho, a primeira coisa que fiz foi abrir o link, pois sabia que o que queria – e estava enrolado – estava exatamente aqui.
O degradê em texto então foi de uma ajuda espetacular. Normalmente, eu converto o texto em contornos para conseguir aplicá-lo, agora posso fazê-lo e permanecer com meu texto editável. Valeu por mais essa grande contribuição, amigo Walter! Forte abraço!
Que ótima notícia, Julio. Pois é, o Illustrator tem esses “segredinhos” que muita gente desconhece por não se tratar de coisas intuitivas.
E valeu você pelo comentário. Um abraço!
Precisava disso pra ontem! hahaha Excelente post!
Walter, você é incrível! Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco. Te desejo muito sucesso! Abraço.
carlos souza
Muito bom, excelente mesmo as suas dicas. Parabéns pelo seu trabalho.
Valeu, Carlos.
Um abraço.
Parabéns pelo tutorial. Abraços
Obrigado, Osvaldo. Abraço.
Sara
Olá Walter,
Experimentei fazer o efeito Blend mas ficaram umas linhas no degradê… como posso resolver isso?
Obrigada!!
Tente aumentar o número de intervalos. Porém, pode ser apenas um problema de renderização mesmo.
Um abraço.

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