Pôster Logan e o papel da diagonal em uma composição

O vídeo de hoje tem conteúdo misto. Começamos com uma análise do o pôster do filme Logan e, ao mesmo tempo, embarcamos em um estudo sobre como elementos apresentados em diagonal podem ser percebidos dentro de um design.

WM_Analise_Logan_04_Export_Poster_Original_500px

Exploraremos as diagonais dominantes, barroca e sinistra, e veremos possíveis mensagens e valores transmitidos por elas em diferentes composições.

Espero que goste.

O grid

Nesse vídeo eu não vou focar em grids, mas para não perder o costume eu vou arriscar aqui uma estrutura apenas para testar se existe uma possível relação entre os elementos do pôster.

WM_Analise_Logan_04_Export_Grid_03_500px_B

Sem muito esforço a gente percebe que, por mais que não tenha existido um grid intencional (e eu não estou dizendo que não houve), com apenas um círculo, duas diagonais e duas linhas a gente consegue enxergar que, pelo menos, harmonia e equilíbrio a gente encontra aqui.

Aliás, eu não acredito que seja coincidência o fato dos olhos do Logan estarem alinhados com as duas diagonais do pôster.

Essas diagonais costumam ter importância em uma composição, e eu vou entrar em detalhes sobre isso mais pra frente.

As garras e seus possíveis significados

Tentando puxar alguns possíveis significados o que a gente tem aqui é um Logan com uma expressão cansada, apesar de determinado, e com duas garras que chamam bastante atenção nessa composição.

Foi a primeira vez que eu vi um pôster do Wolverine onde ele aparece apenas com 2 garras. E para quem assistiu ao filme sabe que isso pode ter um significado relativamente óbvio.

WM_Analise_Logan_04_Export_X23_640px

Nós temos uma personagem no filme que possui 2 garras em cada mão, a X-23.

Não estou dizendo que essas garras sejam da X 23, mas sim uma possível referência a elas, ok? Isso por si só já seria algo interessante. E, na dúvida, eu acredito que as garras das X-23 parecem ser um pouco mais espaçadas que as garras do Wolverine.

E, além dessa referência à X-23, existe também o fato de que, como eu falei, esse é um Logan mais velho, cansado, e as suas garras já não possuem mais a mesma eficiência de antes. Isso é algo que fica bastante claro no filme e essa composição também poderia ser uma referência a isso.

WM_Analise_Logan_04_Export_Locan_Claw_640px

É claro que em uma primeira leitura esse é apenas um pôster com um rosto, duas facas e algumas informações de texto.

Mas é bem plausível que pelo menos uma dessas referências tenha sido intencional. Isso mostraria como um pequeno detalhe, quando bem pensado, pode ter um valor enorme dentro de um design.

Mas tem mais. Ainda é possível extrair um terceiro motivo para essas garras. E isso se deve única e exclusivamente à essa diagonal na qual as garras se encontram.

WM_Analise_Logan_04_Export_Diagonal_500px

A diagonal dominante

Eu poderia dizer que entre as 3 seções que compõem esse pôster, as garras são elementos que se destacam graças à essa inclinação que escolheram para elas.

Se você assistiu à análise anterior deve lembrar que eu mencionei a faixa do Aguilar como um elemento de grande importância no layout.

Analise_Design_Assassins_Creed_Imagens_Site_Poster_Leitura_Diagonal

Isso porque ela ajudava não só a quebrar a simetria do pôster como também complementava uma diagonal que ajudava a trazer uma leitura harmoniosa para a composição.

No caso de hoje é parecido, mas diferente.

A diagonal das garras certamente ajuda a quebrar a simetria do pôster. E isso é bom, interessante do ponto de vista do design. Mas essa inclinação escolhida para elas também pode ajudar a complementar o peso dramático trazido pela expressão física do Logan.

WM_Analise_Logan_04_Export_Diagonal_Simetria_500px

Esse é um pôster que dificilmente me transmite alguma positividade.

Observa, por exemplo, como seria o pôster se as garras estivessem viradas para o lado oposto.

WM_Analise_Logan_04_Export_Poster_Invertido_500px

Sentiu alguma diferença?

O fato é que, em uma composição, uma diagonal muito marcante pode ser capaz de alterar sua percepção ou suas emoções dependendo da forma em que elas estão direcionadas.

E, por regra, nós temos dois tipos de diagonais dominantes em uma composição, a diagonal barroca e a diagonal sinistra.

WM_Analise_Logan_04_Export_Diagonal_Barroca_00_500px

Diagonal sinistra

A diagonal sinistra é aquela que normalmente tem o seu ponto mais alto no topo esquerdo da composição e o ponto mais baixo na base direita da composição – dependendo da forma que você estrutura seu grid.

WM_Analise_Logan_04_Export_Diagonal_Sinistra_02_500px

Essa diagonal tende a oferecer uma leitura agressiva e incômoda para nós. Teoricamente elementos que acompanham essa diagonal não nos despertam boas sensações.

E no pôster do Logan nós temos a presença de um elemento que tem exatamente os mesmos valores que a diagonal sinistra. O ponto mais alto das garras está no lado esquerdo e o mais baixo no lado direito.

Analise_Design_Assassins_Creed_Imagens_Site_Poster_Diagonal_Faixa_500px

E por que essa característica sugeriria uma mensagem negativa?

Isso provavelmente tem a ver com a nossa forma de leitura, principalmente a ocidental, e também com a nossa percepção sobre a ideia de gravidade.

Olhando para essa cena aqui, por exemplo, você diria que essa bola está subindo ou descendo a ladeira?

WM_Analise_Logan_04_Export_Gravidade_01_500px

Descendo, né?

Por isso não é incomum encontrar composições onde essa inclinação é escolhida para trazer um peso dramático à cena. Normalmente ela representa ideias como queda, pessimismo, derrota, depressão, etc.

WM_Analise_Logan_04_Export_WWZ_500px WM_Analise_Logan_04_Export_Snitch_500px WM_Analise_Logan_04_Export_London_500px

Ou seja, normalmente mensagens negativas.

Se você assistiu à minha análise dos pôsteres do filme Mad Max e assistiu ao filme deve lembrar das observações que eu levantei sobre os personagens dessa composição aqui, né?

WM_Analise_Logan_04_Export_Mad_01_500

Diagonal barroca

A diagonal barroca, por sua vez, representa justamente o oposto.

WM_Analise_Logan_04_Export_Diagonal_Barroca_B_500px

Composições que usam ou se aproximam dessa diagonal tendem a ser mais agradáveis aos olhos, independentemente da mensagem proposta.

Então, caso o pôster do Logan fosse invertido, por mais que a mensagem continue sendo a de um Wolverine cansado e maltratado, a nossa percepção pode ser um pouco menos incômoda e mais otimista.

WM_Analise_Logan_04_Export_Poster_Invertido_500px

Voltando à cena da bola e a ladeira, é bem provável que agora você imagine essa bola subindo ao invés de descendo, né?

WM_Analise_Logan_04_Export_Gravidade_02_500px

Também é por isso que não é incomum encontrar composições onde essa diagonal ou inclinação seja usada para representar valores positivos como crescimento, sucesso, vitória, felicidade, etc.

WM_Analise_Logan_04_Export_Harry_500px WM_Analise_Logan_04_Export_Bastardos_500px WM_Analise_Logan_04_Export_Batman_500px

E voltando à análise dos pôsteres de Mad Max, caso você tenha assistido ao meu vídeo e ao filme deve lembrar qual é uma possível mensagem por trás desse pôster aí.

WM_Analise_Logan_04_Export_Mad_02_500px

Diagonais do pôster Logan

Então, apenas para encerrar o papel da diagonal no pôster do Logan, o que a gente tem aqui são duas possibilidades.

A primeira seria o fato de terem usado as diagonais barroca e sinistra, ou as diagonais das quinas, como guias para posicionar o rosto do Logan de maneira que os olhos coincidam com essas diagonais. Nesse ponto, pelo menos, nós temos uma simetria perfeita acontecendo aqui.

WM_Analise_Logan_04_Export_Quinas_02_500px

Depois usaram outra diagonal justamente para quebrar essa simetria e, possivelmente, ajudar a traduzir alguns significados que podem ser extraídos desse pôster.

WM_Analise_Logan_04_Export_Diagonal_Simetria_B_500px

Toda regra tem exceção

E, pessoal, depois desses exemplos e regras que soltei aqui é sempre bom lembrar que para toda regra existe pelo menos uma exceção.

Você irá encontrar muitas composições com diagonais dominantes ou importantes esteticamente que não transmitem necessariamente valores negativos ou positivos.

WM_Analise_Logan_04_Export_Guardians_500px WM_Analise_Logan_04_Export_Jungle_500px WM_Analise_Logan_04_Export_Nightcrawler_500px

Além disso, a diagonal também não precisa necessariamente representar todo enredo por trás da história. Ela pode representar apenas um fragmento específico.

WM_Analise_Logan_04_Export_Titanic_500px

A mensagem completa será sempre aquela interpretada através das cores, das formas, das expressões dos personagens, enfim, de uma série de elementos que nunca trabalham sozinhos.

WM_Analise_Logan_04_Export_300_500px WM_Analise_Logan_04_Export_Enemy_500px WM_Analise_Logan_04_Export_Green_Room_500px

Contexto histórico

Não encontrei exatamente quando os termos “diagonal barroca” e “diagonal sinistra” surgiram, mas é certo que não é de hoje que diagonais ou linhas oblíquas são usadas em composições.

WM_Analise_Logan_04_Export_Caravaggio_500px_B

Caravaggio, Crucificação de São Pedro, 1601

 

WM_Analise_Logan_04_Export_Guido_B_500px

Guido Reni, The Archangel Michael Defeating Satan, 1935

 

WM_Analise_Logan_04_Export_Jay_500px

Jay Hambidge, McTamany Jumped In Front of the Locomotive, 1899

 

E quando usadas de maneira intencional, o fato é que elas podem ser escolhidas tanto para transmitir uma mensagem ou despertar uma emoção como simplesmente para equilibrar visualmente uma composição.

Alfred Eisenstaedt The Kiss, 1945

Alfred Eisenstaedt, The Kiss, 1945

 

WM_Analise_Logan_04_Export_Euan_500px

Euan Uglow, The Diagonal, 1971 – 1977

Encerrando

E é claro que eu não poderia encerrar lembrando que é muito importante conhecer e saber como usar as regras, mas mais importante que isso é tentar entender como as mensagens são percebidas, interpretadas.

Não é um grid ou uma linha que irá definir a qualidade do seu design ou garantir a sua correta interpretação. São vários fatores que exercem influência sobre isso, e é por isso que você não pode parar de estudar e prestar atenção no mundo a sua volta.

Espero que você tenha gostado e, como sempre, caso ache que esse conteúdo pode ser útil a alguém, fique à vontade para compartilhar com essa pessoa.

E se você ainda não conhece meu trabalho, saiba que todos os vídeos do canal são legendados e possuem versões transcritas no meu site, waltermattos.com, onde você também encontra outras dicas, reflexões e tutoriais sobre design.

Valeu, um abraço e até a próxima.

Crédito

Pôster do filme Logan: Trailer Addict

Indicação de leitura

Referências externas

Walter Mattos é um designer brasileiro apaixonado por criação de marcas e identidades visuais. Em seu blog e canal no Youtube compartilha suas experiências através de dicas, reflexões e tutoriais relacionados a design.

Deixe seu comentário

Os comentários deste blog são moderados, portanto, peço que seja respeitoso com outros usuários e publique apenas conteúdo relacionado ao assunto abordado no post. Comentários que não respeitem estas diretrizes podem ser editados ou deletados.

* Itens de preenchimento obrigatório

5 comentários