Hoje iremos dar uma olhada no design do pôster do filme Assassin’s Creed, baseado no game de mesmo nome.
Essa análise será bem rápida e puramente estrutural. O interessante é que, dessa vez, nós não iremos encontrar proporção áurea, regra dos terços ou nenhuma outra regra específica, para falar a verdade. Vamos fazer apenas subdivisões geométricas do espaço e utilizar um olhar analítico para buscar possíveis relações entre as partes desse layout e o todo.
E no final deste post eu vou pedir a sua ajuda para continuar essa análise de maneira um pouco mais aprofundada. Pode ser?
Então vamos lá.
O quadrado e o céu, o retângulo e a igreja
A primeira coisa que eu reparei quando olhei para esse pôster, mesmo antes de traçar qualquer linha, foi que o céu me parecia estar inserido dentro da área de um quadrado. Consequentemente isso faria com que a igreja – ou catedral, não sei dizer exatamente o que é, estaria relacionada com esse retângulo no topo.
E até que a hipótese não me pareceu ruim, mas ainda era preciso avançar um pouco mais na análise.
A diagonal e a faixa
Então eu encontrei as diagonais do quadrado e, consequentemente, o centro e vertical do pôster.
E aqui as coisas começaram a ficar interessantes. Repara como faixa vermelha que sai da cintura do personagem acompanha a diagonal que toca a base direita e o topo esquerdo do quadrado.
Na minha opinião essa diagonal tem um papel importante nesse pôster.
Tanto a faixa vermelha como o título do filme são elementos que se relacionam com essa diagonal e são, também, os únicos elementos que ajudam a quebrar a simetria dominante do layout.
Se não fossem esses dois elementos o pôster seria praticamente 100% simétrico. Aliás, ainda existe um terceiro elemento, que é um detalhe, mas também contribui pra essa leitura diagonal, por mais que ele não se relacione diretamente com o quadrado.
E eu me refiro a essa ponta aqui da igreja.
Reparou como o lado esquerdo do pôster é mais claro que o direito?
Isso acaba evidenciando essa ponta. E por mais que seja apenas um detalhe, provavelmente foi intencional e induz uma leitura diagonal que além de servir como uma forma de guiar nosso olhar para o título do filme pode, também, ajudar a trazer equilíbrio e conforto na leitura dessa composição.
O triângulo e as mãos do personagem
E continuando, caso eu insira um triângulo nesse quadrado você nota que as mãos do personagem tocam as laterais do triângulo.
É claro que eu ainda não posso afirmar com muita certeza se houve ou não um grid ou diagrama sendo usado aqui, mas eu começo a enxergar que poderia sim existir uma base para esse layout.
O círculo central, o personagem e o título
E agora, caso eu crie um círculo central com a mesma largura do pôster nós encontramos novas relações bem interessantes aqui.
A começar pelo fato de que o círculo praticamente toca a cabeça do Aguilar, que é o personagem do filme. E a partir da base do círculo eu também encontro uma área retangular, aqui na base direita, que pode ter sido usada como referência para o posicionamento do título.
Esse retângulo tem exatamente ¼ do tamanho do retângulo do topo.
E esse retângulo maior, por sua vez, tem o centro coincidindo exatamente com o topo do círculo.
Apesar disso parecer uma coincidência absurda em um primeiro momento, não é nenhuma surpresa.
Abrindo um parêntese rápido, o que acontece aqui é o seguinte:
Não importa a proporção da área disponível no layout.
Contanto que eu tenha um círculo no centro...
... um quadrado na base, e ambos com a mesma largura do layout...
... a área que sobra acima do quadrado sempre terá o centro coincidindo com o topo do círculo.
E para falar a verdade, apesar de agora parecer bem óbvio, eu não pesquei isso de primeira não, tá? Tive que fazer alguns testes pra entender o que estava rolando aqui.
A linha e o nome do ator
Bom, agora falta encontrar alguma justificativa para o posicionamento nome do ator. Em princípio eu confesso que não esperava encontrar nada, mas olha que curioso.
Caso eu crie um círculo centralizado e com a mesma altura que o retângulo do topo e, na sequência, eu insira um quadrado nesse círculo, eu encontro a linha que pode ter dado origem ao posicionamento escolhido para o nome do ator.
Esse é o resultado da nossa análise:
Caso ela faça algum sentido, essa teria sido um composição bastante simples e intuitiva de criar.
Participe da análise
Será que é possível viajar um pouquinho mais nessa análise?
Sempre dá, né.
E é por isso que, dessa vez, eu termino pedindo a sua participação. E para gente manter sintonia e a certeza de que estamos analisando o mesmo layout, recomendo que faça o download do pôster que utilizei clicando no botão abaixo.
Então, para incentivar seu olhar analítico eu vou dar algumas dicas do que pode ser observado por você.
Grid ou diagrama
A começar por um novo estudo de grid.
Será que é possível encontrar outro tipo de grid ou diagrama aqui?
Será que a gente encontra outra forma de justificar a posição desses elementos de forma que faça algum sentido, como um grid modular, por exemplo?
Já que nós encontramos subdivisões geométricas bem exatas até que faria sentido um grid modular aqui.
Ou, partindo para outro extremo, você pode argumentar também que essa é uma composição 100% espontânea e que não existe a possibilidade de ter sido usado um grid por aqui.
De qualquer, independentemente da sua resposta, a única coisa que eu peço é que você responda com o mínimo de embasamento, ok?
Cores
E sobre as cores, o que pode ser dito?
Existe alguma relação entre as cores apresentadas aqui?
Nós teríamos, por exemplo, uma composição com cores complementares, análogas ou não existiria nenhuma relação entre elas?
Eu imagino que muito do que nós vemos aqui faz relação direta com o game, mas será que as cores escolhidas possuem intenção de transmitir algum tipo de sentimento ou emoção, por exemplo?
O personagem
E em relação ao personagem, uma das coisas que eu me pergunto é por que ele estaria em formato de cruz, de cabeça para baixo e logo abaixo de uma igreja.
A orientação do pôster
E, por último, você pode brincar com a orientação do pôster e me dizer se enxerga alguma referência diferente.
Caso eu faça um espelhamento vertical, por exemplo, será que existe alguma mensagem oculta que ficou mais clara agora?
Enfim, essas são apenas algumas possibilidades do que você pode analisar. E a intenção aqui é que você viaje o máximo possível, sem se restringir necessariamente às minhas sugestões, ok?
Fica à vontade para compartilhar todas as suas hipóteses aí nos comentários. E, por favor, sem medo de falar alguma besteira, mesmo porque o objetivo aqui não é dizer se você está certo ou errado, mas sim pensar junto.
Recado rápido
E antes de encerrar, apenas um recado rápido.
Muita gente não sabe, mas eu tenho uma participação bastante ativa no podcast do blog Aparelho Elétrico.
Lá o foco é trocar ideias com profissionais independentes, sejam eles designers ou não. Eu sei que tem muita gente por aqui que trabalha por conta própria, então, caso você ainda não conheça, dá uma olhada.
Ou melhor, dá “uma ouvida”, né?
Encerrando
E é isso. Esse foi curtinho.
Caso você tenha gostado e acha que esse conteúdo pode ser útil a alguém, fique à vontade para compartilhar com essa pessoa.
E se você ainda não conhece meu trabalho, saiba que todos os vídeos são legendados e possuem versões transcritas no meu site, waltermattos.com, onde você também encontra outras dicas, reflexões e tutoriais sobre design.
Valeu, um abraço e até a próxima.
Crédito
Pôster do filme: Commingsoon.net
Mais uma bela produção. Sempre aprendo algo novo com teus vídeos.
#tamojunto
Valeu, Don.
primeiro preciso te parabenizar pelo trabalho e por toda sua dedicação em trazer conteúdos tão relevantes. Acompanho o podcast do Aparelho Elétrico e sempre acho suas opniões muito pontuais. Obrigado por agregar tanto conhecimento.
http://renanbonin.com.br/cons-asscreed
Acho que o fato de você ter baseado seu grid no tamanho do personagem pode ter facilitado essas coincidências. Se o personagem estiver inserido ou baseado em algum grid que tenha relação com a página suas chances aumentam.
Me arriscaria a dizer que as coincidências com o símbolo são apenas coincidências mesmo. Mas a viagem foi boa!
Abração.
talvez nunca saberemos ao certo quais foram as justificativas dos idealizadores desse material, mas perceber que uma coisa relativamente simples pode ter tantos desdobramentos dos seus significados é o que torna nossa área fascinante!
Muito boa a ideia das sequências, cara. Realmente não tinha pensado nisso. Engraçado como a probabilidade de terem usado um círculo central (ou quadrado central) é grande, né?
Outro fato curioso é que, na primeira imagem, ele não chega a formar a cruz exatamente. Seus braços estão “caídos”. Pode ser apenas a representação do início de um movimento corporal, mas…
Muito bacana sua explanação, Iure. Excelente. Me deu várias ideias aqui e levantou várias reflexões. Para falar a verdade, deu até vontade de ver o filme agora. Dizem as más línguas que não é lá essas coisas, mas… (rs)
Abração.
Como falei no vídeo, é provável que encontremos outras relações numéricas por conta dessa “exatidão” geométrica. A regra dos terços faz sentido por conta disso, tanto que a base dos módulos superiores coincidem com o quadrado. Mas ainda suspeito que essa composição não utilizou regra dos terços (pelo menos não precisaria), apesar parecer ser um “padrão” utilizado por Hollywood.
Fico muito feliz em saber que considera o conteúdo útil.
Um abraço.
Gostei muito da sua análise do pôster.
Eu sou fã da saga Assassins Creed e o primeiro insight que me deu ao ver a imagem, me remete ao ” salto de fé” como é chamado uma das mais marcantes manobras do personagem onde ele sobe no ponto mais alto da cidade e vislumbra o mapa do jogo. E cruz e fé estão intimamente ligados né?
Grande abraço!!
Um abraço.