O vídeo de hoje tem conteúdo misto. Começamos com uma análise do o pôster do filme Logan e, ao mesmo tempo, embarcamos em um estudo sobre como elementos apresentados em diagonal podem ser percebidos dentro de um design.
Exploraremos as diagonais dominantes, barroca e sinistra, e veremos possíveis mensagens e valores transmitidos por elas em diferentes composições.
Espero que goste.
O grid
Nesse vídeo eu não vou focar em grids, mas para não perder o costume eu vou arriscar aqui uma estrutura apenas para testar se existe uma possível relação entre os elementos do pôster.
Sem muito esforço a gente percebe que, por mais que não tenha existido um grid intencional (e eu não estou dizendo que não houve), com apenas um círculo, duas diagonais e duas linhas a gente consegue enxergar que, pelo menos, harmonia e equilíbrio a gente encontra aqui.
Aliás, eu não acredito que seja coincidência o fato dos olhos do Logan estarem alinhados com as duas diagonais do pôster.
Essas diagonais costumam ter importância em uma composição, e eu vou entrar em detalhes sobre isso mais pra frente.
As garras e seus possíveis significados
Tentando puxar alguns possíveis significados o que a gente tem aqui é um Logan com uma expressão cansada, apesar de determinado, e com duas garras que chamam bastante atenção nessa composição.
Foi a primeira vez que eu vi um pôster do Wolverine onde ele aparece apenas com 2 garras. E para quem assistiu ao filme sabe que isso pode ter um significado relativamente óbvio.
Nós temos uma personagem no filme que possui 2 garras em cada mão, a X-23.
Não estou dizendo que essas garras sejam da X 23, mas sim uma possível referência a elas, ok? Isso por si só já seria algo interessante. E, na dúvida, eu acredito que as garras das X-23 parecem ser um pouco mais espaçadas que as garras do Wolverine.
E, além dessa referência à X-23, existe também o fato de que, como eu falei, esse é um Logan mais velho, cansado, e as suas garras já não possuem mais a mesma eficiência de antes. Isso é algo que fica bastante claro no filme e essa composição também poderia ser uma referência a isso.
É claro que em uma primeira leitura esse é apenas um pôster com um rosto, duas facas e algumas informações de texto.
Mas é bem plausível que pelo menos uma dessas referências tenha sido intencional. Isso mostraria como um pequeno detalhe, quando bem pensado, pode ter um valor enorme dentro de um design.
Mas tem mais. Ainda é possível extrair um terceiro motivo para essas garras. E isso se deve única e exclusivamente à essa diagonal na qual as garras se encontram.
A diagonal dominante
Eu poderia dizer que entre as 3 seções que compõem esse pôster, as garras são elementos que se destacam graças à essa inclinação que escolheram para elas.
Se você assistiu à análise anterior deve lembrar que eu mencionei a faixa do Aguilar como um elemento de grande importância no layout.
Isso porque ela ajudava não só a quebrar a simetria do pôster como também complementava uma diagonal que ajudava a trazer uma leitura harmoniosa para a composição.
No caso de hoje é parecido, mas diferente.
A diagonal das garras certamente ajuda a quebrar a simetria do pôster. E isso é bom, interessante do ponto de vista do design. Mas essa inclinação escolhida para elas também pode ajudar a complementar o peso dramático trazido pela expressão física do Logan.
Esse é um pôster que dificilmente me transmite alguma positividade.
Observa, por exemplo, como seria o pôster se as garras estivessem viradas para o lado oposto.
Sentiu alguma diferença?
O fato é que, em uma composição, uma diagonal muito marcante pode ser capaz de alterar sua percepção ou suas emoções dependendo da forma em que elas estão direcionadas.
E, por regra, nós temos dois tipos de diagonais dominantes em uma composição, a diagonal barroca e a diagonal sinistra.
Diagonal sinistra
A diagonal sinistra é aquela que normalmente tem o seu ponto mais alto no topo esquerdo da composição e o ponto mais baixo na base direita da composição – dependendo da forma que você estrutura seu grid.
Essa diagonal tende a oferecer uma leitura agressiva e incômoda para nós. Teoricamente elementos que acompanham essa diagonal não nos despertam boas sensações.
E no pôster do Logan nós temos a presença de um elemento que tem exatamente os mesmos valores que a diagonal sinistra. O ponto mais alto das garras está no lado esquerdo e o mais baixo no lado direito.
E por que essa característica sugeriria uma mensagem negativa?
Isso provavelmente tem a ver com a nossa forma de leitura, principalmente a ocidental, e também com a nossa percepção sobre a ideia de gravidade.
Olhando para essa cena aqui, por exemplo, você diria que essa bola está subindo ou descendo a ladeira?
Descendo, né?
Por isso não é incomum encontrar composições onde essa inclinação é escolhida para trazer um peso dramático à cena. Normalmente ela representa ideias como queda, pessimismo, derrota, depressão, etc.
Ou seja, normalmente mensagens negativas.
Se você assistiu à minha análise dos pôsteres do filme Mad Max e assistiu ao filme deve lembrar das observações que eu levantei sobre os personagens dessa composição aqui, né?
Diagonal barroca
A diagonal barroca, por sua vez, representa justamente o oposto.
Composições que usam ou se aproximam dessa diagonal tendem a ser mais agradáveis aos olhos, independentemente da mensagem proposta.
Então, caso o pôster do Logan fosse invertido, por mais que a mensagem continue sendo a de um Wolverine cansado e maltratado, a nossa percepção pode ser um pouco menos incômoda e mais otimista.
Voltando à cena da bola e a ladeira, é bem provável que agora você imagine essa bola subindo ao invés de descendo, né?
Também é por isso que não é incomum encontrar composições onde essa diagonal ou inclinação seja usada para representar valores positivos como crescimento, sucesso, vitória, felicidade, etc.
E voltando à análise dos pôsteres de Mad Max, caso você tenha assistido ao meu vídeo e ao filme deve lembrar qual é uma possível mensagem por trás desse pôster aí.
Diagonais do pôster Logan
Então, apenas para encerrar o papel da diagonal no pôster do Logan, o que a gente tem aqui são duas possibilidades.
A primeira seria o fato de terem usado as diagonais barroca e sinistra, ou as diagonais das quinas, como guias para posicionar o rosto do Logan de maneira que os olhos coincidam com essas diagonais. Nesse ponto, pelo menos, nós temos uma simetria perfeita acontecendo aqui.
Depois usaram outra diagonal justamente para quebrar essa simetria e, possivelmente, ajudar a traduzir alguns significados que podem ser extraídos desse pôster.
Toda regra tem exceção
E, pessoal, depois desses exemplos e regras que soltei aqui é sempre bom lembrar que para toda regra existe pelo menos uma exceção.
Você irá encontrar muitas composições com diagonais dominantes ou importantes esteticamente que não transmitem necessariamente valores negativos ou positivos.
Além disso, a diagonal também não precisa necessariamente representar todo enredo por trás da história. Ela pode representar apenas um fragmento específico.
A mensagem completa será sempre aquela interpretada através das cores, das formas, das expressões dos personagens, enfim, de uma série de elementos que nunca trabalham sozinhos.
Contexto histórico
Não encontrei exatamente quando os termos “diagonal barroca” e “diagonal sinistra” surgiram, mas é certo que não é de hoje que diagonais ou linhas oblíquas são usadas em composições.
E quando usadas de maneira intencional, o fato é que elas podem ser escolhidas tanto para transmitir uma mensagem ou despertar uma emoção como simplesmente para equilibrar visualmente uma composição.
Encerrando
E é claro que eu não poderia encerrar lembrando que é muito importante conhecer e saber como usar as regras, mas mais importante que isso é tentar entender como as mensagens são percebidas, interpretadas.
Não é um grid ou uma linha que irá definir a qualidade do seu design ou garantir a sua correta interpretação. São vários fatores que exercem influência sobre isso, e é por isso que você não pode parar de estudar e prestar atenção no mundo a sua volta.
Espero que você tenha gostado e, como sempre, caso ache que esse conteúdo pode ser útil a alguém, fique à vontade para compartilhar com essa pessoa.
E se você ainda não conhece meu trabalho, saiba que todos os vídeos do canal são legendados e possuem versões transcritas no meu site, waltermattos.com, onde você também encontra outras dicas, reflexões e tutoriais sobre design.
Valeu, um abraço e até a próxima.
Crédito
Pôster do filme Logan: Trailer Addict
Indicação de leitura
- Design Básico: Grids
- Geometria do Design
- Gestalt do Objeto
- Elementos da Semiótica Aplicados ao Design
(Obs: Acabei de responder outro Jefferson com dois “Fs”. Essa me confundiu!)
Eu me empolguei muito mais com minha área vendo suas dicas.
Abraço.
Neste pôster você usou o circulo e a diagonal como exemplo de análise, gostaria de saber se existe um tamanho padrão para o circulo que você usou e o=para a angulação da diagonal, como nesta imagem: https://waltermattos.com/site2/wp-content/uploads/2017/03/WM_Analise_Logan_04_Export_Diagonal_500px.jpg.
O círculo não tem tamanho padrão. Ele é apenas uma representação do ângulo.
Pesquise no Google por “75 degree angle” (ou qualquer outro ângulo), por exemplo. Você verá algumas imagens utilizando um círculo cortado para representar esse ângulo.
Um abraço.
Abraço.
Um abraço.