Este vídeo foi gravado para o meu canal do Youtube. Você pode escolher entre acompanhar o material pelo vídeo (legendado) ou pela transcrição abaixo.
Introdução.
Recentemente foram publicados alguns artigos que “viralizaram” na internet, todos falando sobre “o grande mito da proporção áurea”. Assim que estes artigos começaram a ganhar as redes sociais muitos leitores aqui do blog entraram em contato comigo pedindo minha opinião.
Listei os artigos mencionados e outras referências interessantes no final desta página.Não sou autoridade nenhuma no assunto e o que eu vou deixar aqui é apenas minha opinião, mas de qualquer forma fico lisonjeado e agradeço àqueles que entraram em contato comigo, até porque se não fossem vocês este artigo/vídeo não existiria.
Como funciona a proporção áurea?
Não vou entrar em detalhes sobre a história da proporção áurea pois, como falei, já existem muitas referências sobre isso, mas apenas para fazer uma introdução rápida e de maneira fácil de entender, é o seguinte:
Suponha que eu tenha duas linhas, A e B, e crio uma terceira linha, C, que é do mesmo tamanho que as linhas A e B juntas.
Se eu dividir A por B, eu tenho um valor X, correto?
Se eu dividir C por A - que é a maior linha depois de C, e eu também tiver X como resultado, isso significa que essa linha, A-B, está cortada na razão áurea. Isso significa que X sempre será igual ou muito próximo de 1,618, que é o número que representa a proporção áurea e também é conhecido como Phi.
E se por acaso minha linha A virar um quadrado, e minha linha B virar um retângulo, eu tenho um retângulo C, também conhecido como retângulo áureo.
Caso você queira conhecer outros retângulos além do áureo, sugiro que veja o artigo/vídeo Geometria pra que se eu já sei Illustrator?Só para constar, o retângulo B também é um retângulo áureo. Uma das razões pelas quais este número é tão interessante.
Tão interessante que esse número vem sendo explorado para tentar explicar a origem do universo, da natureza e até mesmo do homem.
E talvez por ele ter esse apelo quase sobrenatural, ele venha sendo associado também ao conceito de beleza.
Um livro que explora muito bem isso é o “História da Beleza”, do Humberto Eco, e tem um trecho de uma citação do teólogo e filósofo Bonaventura, do século XIII, que eu acho muito interessante:
[single-testimonial id="3235"]
E se voltarmos no tempo para uma citação do filósofo Filolau, do século V a.C, a gente encontra o seguinte:
[single-testimonial id="3236"]
Ou seja, o número é uma forma que nós encontramos de tentar tangibilizar nossa percepção sobre praticamente tudo, e isso é cultural.
Sempre vamos usar números para defender nossas teorias, pois eles são vistos como uma espécie de comprovação indiscutível, quando na verdade não é bem assim. Todos nós sabemos que entre 0 e 1 tem número pra caramba.
Mas enfim, proporção áurea é mito ou não?
Segundo o dicionário online de português, uma das definições de mito é: "algo ou alguém cuja existência não é real ou não pode ser comprovada."
Usando essa definição específica como base, vejo duas conclusões:
- se levarmos em consideração que o número áureo tem poderes mágicos e pode explicar a origem do universo, da natureza e do homem, podemos considerar que isso é mito a partir do momento que não temos comprovação científica sobre essa afirmação. Pelo menos até onde eu sei. Mas veja bem, sobre essa afirmação, e não sobre a proporção áurea em si.
- se pensarmos que proporção áurea é apenas uma relação numérica, que por acaso é encontrada ou mesmo inspirada em algumas manifestações da natureza e que tem utilidade e função comprovadas, ela existe. Não tem como dizer que proporção áurea é um mito. As pessoas podem criar mitos com a proporção áurea, mas não podem afirmar que proporção áurea é mito.
Mas isso tem importância pra mim?
Nenhuma.
Eu não utilizo proporção áurea porque é um número ou uma proporção mágica que vai deixar meu design maravilhoso.
Proporção áurea não deixa o seu design mais bonito.
Uso porque acho toda história por trás desse número no mínimo muito interessante, mas principalmente porque acredito na proporção áurea como técnica, como suporte para uma linha de raciocínio e de criação.
Se você entrar no meu portfólio online hoje vai encontrar 7 projetos, e destes 7 apenas 2 usam proporção áurea.
O projeto Cefae, por exemplo, que por ser um curso de enfermagem me fez achar pertinente me inspirar na proporção áurea para defender isso como conceito, e aproveitei esse conceito como base para uma construção geométrica do símbolo. Só isso.
E o projeto Aires, que é uma empresa de consultoria ambiental, onde por acaso também decidi me inspirar na proporção áurea para criar uma solução visual.
Repara como nesse caso o uso do retângulo áureo tá bem óbvio, até é o retângulo que dá forma ao símbolo, mas no caso do CEFAE o uso do retângulo é muito subjetivo.
Se eu não quisesse trabalhar com o retângulo eu não trabalhava. Poderia usar apenas o número, multiplicando cada círculo por 1,618. O retângulo nesse caso foi usado apenas porque eu quis trabalhar direto com proporções e não quis usar números.
E eu noto que isso também causa muita confusão, então apenas para deixar claro:
Proporção áurea não é retângulo áureo.
O retângulo áureo é apenas uma das formas de você usar proporção áurea.
E por mais que ela possa ser encontrada muitas vezes de forma randômica, e muita gente acabe abusando disso e inventando proporção áurea em tudo quanto é canto, isso não tira a credibilidade dela como técnica e não significa que as pessoas não façam bom uso da proporção áurea.
Ela é sim muito útil e pode te ajudar a projetar, mas claro, sem a obrigação de fazer seu design funcionar ou mesmo de ser bonito.
Ter função não é o mesmo que fazer funcionar.
Técnica de composição usando proporção áurea
Se proporção áurea não fosse importante não seria uma das técnicas de composição mais usadas, principalmente em cartazes de cinema, que são mídias que precisam agradar praticamente o mundo inteiro.
Não posso afirmar que o criador deste cartaz usou proporção áurea, mas eu certamente não estou inserindo o retângulo áureo de forma aleatória e tampouco distorcendo a imagem para se encaixar dentro do retângulo.
Seria uma coincidência? Não sei, mas eu acho pouquíssimo provável que seja.
E se você for um designer que nunca usou proporção áurea na vida, não fica preocupado.
Você não precisa de proporção áurea para se tornar um designer melhor.
Mas é bom que você saiba do que se trata.
Encerrando
Espero que você tenha gostado deste artigo/vídeo e que eu tenha deixado clara minha opinião sobre proporção áurea relacionada ao meu trabalho e ao design como um todo.
Como falei, não sou autoridade nesse assunto. Esta é apenas a minha visão, então espero que este material te ajude a pelo menos formar a sua própria opinião.
Como falei antes, deixei vários links de outras referências logo abaixo, inclusive de coisas que não foram mencionadas por aqui, então sugiro que você dê uma olhada.
Não esquece que todos os vídeos do meu canal são legendados em português e também possuem versões transcritas aqui no site. Assim você pode acompanhar ou rever esse conteúdo como achar melhor.
Valeu pessoal, um abraço e até a próxima.
ARTIGOS SOBRE O MITO DA PROPORÇÃO ÁUREA
- The Golden Ratio: Design's Biggest Myth
- A proporção áurea é uma mentira
- Os mitos e verdades sobre a proporção áurea
LINKS INTERESSANTES
- Razão Áurea, a história de Fi
- História da beleza
- Grids
- Geometria do Design
- O livro e o designer 2
- Grid Systems
- Pato Donald no mundo da matemágica
- Fundamentos geométricos aplicados em design de marca (Dissertação Sharlene Martins)
- Understanding Composition
- Nature by numbers
- Biblioteca Walter Mattos
MATERIAL USADO NO ARTIGO
- Humores corporais
- Ventos, elementos, temperamentos em manuscrito astronômico
- Esquema das proporções do corpo humano
- Figura vitruviana em C.
- Poster Gravity
--
Fui olhar seus links interessantes e vi que i link understanding composition não está funcionando. Fiquei curioso pra saber o que é.
Muito obrigado pelo aviso. O link foi corrigido. Segue: https://youtu.be/O8i7OKbWmRM
Abraço
Um abraço!
Dê uma olhada neste projeto: https://www.behance.net/gallery/14412073/Gmail-Redesign-Concept
Mencionei ele neste artigo sobre grids no design gráfico:https://waltermattos.com/artigos/grids-no-design-grafico-o-que-voce-precisa-saber-antes-de-comecar-a-usar/
Abração.
Um abraço.