Para você que gosta de uma história

De onde surgiu a ideia de produção de conteúdo para designers?

Após algum tempo atuando como designer percebi que vivia com algum livro na mão ou treinando as ferramentas que uso para trabalhar. Virava noites estudando, apaixonado por aquilo tudo.

Meus amigos designers, percebendo essa empolgação, começaram a me solicitar para ensinar tudo que eu aprendia e logo descobri uma nova paixão, ensinar e compartilhar o que eu aprendia em paralelo. Começou, então, minha jornada como um transmissor de conhecimento, primeiro entre os amigos, depois para empresas, depois em um curso de design no Rio de Janeiro chamado iLearn.

Foi então que, por volta de 2011, começou a me sondar a ideia de ter um Blog para explorar e compartilhar tudo que eu pudesse, dividindo minhas experiências e reflexões sobre design e recebendo outras em troca.

A realização deste sonho só começou a acontecer em 2014, e uma das consequência desse sonho foi a ideia de ter um Canal no Youtube, onde durante mais ou menos 4 anos compartilhei dicas de design e tutoriais para as ferramentas do cotidiano de um designer gráfico, como Photoshop e Illustrator.

De lá para cá o canal já ultrapassou mais de 80 mil inscritos e mais de 4 milhões de visualizações, mesmo tendo não muito mais que 60 vídeos e estando pausado desde 2018.

Todo conteúdo do canal sempre possuiu legendas em português, desde uma época onde isso não era comum de se ver. A motivação? Minha mãe, surda.

Além disso, todo conteúdo do canal é disponibilizado também em formato de artigo aqui no site. Caso queira conferir, visita o Blog.

Como tem sido a jornada?

Consultorias

Em 2022 dei consultoria sobre design de interfaces para o sócio da Jestor, empresa de São Francisco, California para o qual fizemos o projeto de marca aqui no estúdio. O cliente precisava de orientações para refinar seu sistema e, assim, conseguir avaliar melhor o trabalho de sua equipe de desenvolvedores.

A partir de 2021 aumentei meu leque de serviços oferecendo consultoria para donos de agênca/empresas devido à demanda. 

Durante todo período de 2021 fui consultor na agência do designer e professor Marcelo Kimura, onde administrava os processos e ajudava a gerenciar uma equipe Jr., participando, também, ativamente dos projetos.

 

Mentorias

Desde o início da profissão, ainda no início dos anos 2000, fui professor particular e posteriormente em curso de design. Com a pandemia de 2020 e a carência de informações e interações consequentes disso, comecei oferecer mentorias para designers e outros profissionais criativos. De lá para cá foram mais de 50 profissionais com os quais tive a oportunidade de trocar aprendizado.

Entre os mentorados estão alguns nomes conhecidos no cenário nacional, como Pedro Renan (Quarto Criativo) e Guilherme Vissotto.

Saiba mais sobre as mentorias.

 

Palestras

Em 2014, devido à produção de conteúdo, comecei a participar de palestras e eventos online. A primeira delas foi o Confred, onde falei sobre Portfolio no Behance. A palestra está online e você pode assistir aqui: Boas Práticas para divulgar seu portfolio no Behance.

Por consequência comecei a ser chamado para palestras presenciais, tanto aqui no Rio de Janeiro como e em outros estados. 

Entre os lugares onde ministrei palestras presenciais estão Firjan, Setup Conference (Goiânia), Biblioteca Pública de Niterói, Universidade Católica de Petrópolis, Unigranrio, entre outras.

 

Aulas presenciais

Entre 2008 e 2014 ofereci aulas particulares para pessoas físicas, onde ensinada Illustrator, Photoshop e, também, o extindo Flash. Cheguei a dar treinamento em empresas e, posteriormente, no curso iLearn (RJ), onde também fui instrutor de Illustrator e Photoshop.

Hoje atuo como consultor para clientes, donos de agências e mentor para designers que buscam aumentar o valor percebido sobre seus trabalhos.

 

Projetos voluntários e sociais


Em 2003 desenvolvi meu primeiro projeto social, uma legenda em português para o filme Cidade de Deus. A legenda foi disponibilizada gratuitamente na internet, juntamente com um “dicionário” contendo as expressões e gírias faladas no filme.

A partir daí fiz menos projetos sociais do que gostaria, mas destacam-se projetos voluntários feitos para as ONGs Praticável e Sim Vida Brasil, projetos sociais para o INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) e mentorias gratuitas para designers que não possuem condições de investir em um pacote de mentorias. 

 

A entrada no design gráfico

Desde criança sempre fui apaixonado por desenho, era um dos meus principais passa-tempos até mesmo na fase adulta. Fazendo uma reflexão e, olhando para trás, o contato com computadores desde o início da adolescência também foi fundamental para estimular meu gosto por artes digitais - entenda como "artes digitais" rabiscos no Paint Brush.

Em 2001, aos 20 anos, engressei na faculdade de Programação Visual / Design Gráfico. Paixão à primeira vista e, desde então, vivencio diariamente uma das atividades que mais amo fazer na vida. 

Começando na carreira com gosto por ilustrações, acabei indo por outro caminho. Atuei por muitos em design editorial e manipulação de imagens até decidir focar em marcas a partir de aproximadamente 2010.

Vamos conversar? Clique aqui para me mandar uma mensagem. Ficarei feliz em saber como posso ajudar.

© Walter Mattos Design Studio 2022. Todos os direitos reservados.

Newsletter

Sempre que houver novidades relacionadas à produção de conteúdo, lives, podcasts ou quando publicar um projeto novo, você será o(a) primeiro(a) a saber. Sem spam e sem amarras.