Esta é a continuação de uma série que eu carinhosamente chamo de “Análise Gráfica“, onde faço um estudo sobre o design e proporções de um determinado layout. E atendendo a pedidos hoje a bola da vez é o pôster do filme “Homem-Formiga“.

O objetivo, como sempre, é encontrar justificativas técnicas para as distribuições dos elementos no layout e, quem sabe, desta forma estimular você a treinar seu olhar analítico.
Vale mencionar que, para os aficionados, esta análise está recheada de proporção áurea.
O resultado você pode conferir em vídeo ou logo abaixo, na versão transcrita.
Espero que goste.
Versão transcrita
Introdução
Essa análise vai ser bem rápida, até porque nós temos apenas 4 elementos para analisar, e como já é de costume eu vou tentar encontrar justificativas para o posicionamento de cada um destes elementos no layout.

Como eu já falei em outras análises eu não tenho como afirmar que o designer que criou este layout seguiu o mesmo processo que eu vou mostrar aqui, mas como eu estou apenas demonstrando algumas regras básicas de composição é bem possível que pelo menos algumas coincidências não se tratem apenas de sorte.
Composição com base no retângulo áureo

E eu começo essa análise buscando uma composição com base no retângulo áureo, que é algo bastante comum nos pôsteres de Hollywood, por se tratar, como falei, de uma regra básica de composição.
Inclusive caso você ainda não tenha visto o vídeo onde eu falo sobre o pôster do filme Gravity sugiro que dê uma olhada, pois a composição que eu encontrei nesse cartaz também é baseada no retângulo áureo apesar do processo e o resultado serem bem diferentes.

Topo do título
Bom, em princípio pode parecer que o grid não ajudou em nada, mas se você reparar bem eu já encontrei o topo do título do pôster nesta interseção entre as duas curvas da espiral áurea.

Posição do Homem-Formiga
Mas o que me interessava nessa análise era a posição do Homem-Formiga, que em princípio me intrigou bastante porque, para falar a verdade, eu quase cheguei a acreditar que ele tinha sido posicionado de forma aleatória, mas para a minha felicidade eu encontrei uma justificativa, e é bem simples.

Repara que se eu traçar diagonais para encontrar o centro deste quadrado superior eu encontro também esta linha, que é uma interseção entre as diagonais e a curva da espiral.
Se eu agora espelhar estas linhas eu encontro a base exata para os pés do Homem-Formiga.
Até aqui eu já estava satisfeito o suficiente para assumir que todo resto poderia ser aleatório, mas eu ainda queria encontrar a altura do Homem-Formiga.

Pois é.
Altura do Homem-Formiga
Para encontrar a altura eu decidi selecionar esse triângulo no qual o personagem está inserido e fui dividindo ele em proporções áureas até que, coincidentemente ou não eu encontro uma relação entre o tamanho do triângulo e do personagem.

O que se não for coincidência é algo bem interessante pois o personagem, como você já deve saber, reduz e aumenta o seu próprio tamanho.
Então eu acredito que buscar uma proporção intencional para o tamanho do personagem nesse layout não seja má ideia para defender um conceito, mesmo que o personagem em si não faça uso dessa proporção – se bem que há quem diga que as formigas de verdade façam.

E olha só que interessante. Se ao invés de reduzir os triângulos proporcionalmente eu for inscrevendo um retângulo áureo dentro de outro eu também encontro a mesma justificativa para o tamanho do personagem. O que é relativamente óbvio a partir do momento que eu estou trabalhando com as mesmas proporções.

Mas por que eu estou mostrando isso? Porque eu tenho quase certeza que o designer que criou este layout se baseou somente em proporções áureas para posicionar o restante dos elementos. Mais especificamente o retângulo áureo. E sinceramente eu não veria problema nenhum se eles tivessem sido posicionados de forma aleatória, até porque antes da minha análise o que me interessava de fato era o personagem.
Base do título

Mas repara que se eu espelhar estes dois retângulos inferiores eu encontro não só a base do título como também o topo da data de lançamento do filme.
Posicionamento da data de lançamento
E aproveitando que eu encontrei o topo da data, se eu lançar mais um retângulo áureo centralizado nessa área inferior eu encontro não só a base como praticamente fecho o cerco ao redor desse texto.

E esse cerco tão perfeito eu acredito que tenha sido coincidência, tá?
Na minha opinião ou ele usou o retângulo áureo menor para demarcar a largura do texto ou os dois maiores para demarcar a posição do topo.

Posicionamento do logo Marvel
De qualquer maneira eu parto direto para o último elemento, o logo da Marvel.

Eu facilmente encontro uma justificativa para a linha de topo inserindo dois retângulos áureos neste espaço onde o logo está inserido.
Encerramento
E esse é o resultado da minha análise.

Rapidinho, né?
Espero que esse vídeo tenha contribuído de alguma e que isso inspire você a fazer suas próprias análises ou no mínimo a treinar seu olhar analítico.
Fique à vontade para dar uma olhada nos outros vídeos do canal e caso ainda não conheça meu trabalho saiba que todos os vídeos são legendados e também possuem versões transcritas lá no meu site, waltermattos.com, onde você também encontra outras dicas, reflexões e tutoriais sobre design.
Valeu pessoal. Um abraço e até a próxima.
Ola Walter! Tudo certo?
Olha, gosto muitos dos seu videos e do seu trabalho, também sou designer mais falta um pouquinho de chão ainda pra adiguirir essa sua bagagem de conhecimento, mais quero que saiba que voce esta me ajudando muito. Eu procurei na internet a grid da proporção aurea, mas não achei o arquivo em .Ai voce poderia esta me disponibilizando essa arquivo por favor! Muito obrigado mesmo por tudo, abrass!
Oi Victor, este grid na verdade eu crio quase sempre que preciso usá-lo. É muito fácil.
Já deu uma olhada neste vídeo?
https://waltermattos.com/tutoriais/geometria-pra-que-se-eu-ja-sei-illustrator/
Nele eu demonstro uma forma muito fácil de criá-lo.
Um abraço.