Walter Mattos

Página inicial
  • Home
  • Blog
  • Sobre
  • Portfólio
  • Contato
  • Referências
  • Podcasts
  • Newsletter
  • Home
  • Blog
  • Sobre
  • Portfólio
  • Contato
  • Referências
  • Podcasts
  • Newsletter
  • Acompanhe
    • Twitter
    • Facebook
    • Behancé
    • YouTube
    • RSS
    • LinkedIn
Menu
Fechar menu
  • Home
  • Blog
  • Sobre
  • Portfólio
  • Contato
  • Referências
  • Podcasts
  • Newsletter
  • Acompanhe
    • Twitter
    • Facebook
    • Behancé
    • YouTube
    • RSS
    • LinkedIn

Walter Mattos é um designer brasileiro cujo foco de trabalho é a criação de identidade de marcas.

ACESSO RÁPIDO
Mande um alô
Canal no Youtube
Twitter

Mockup de logo em papel no Photoshop

Walter Mattos · Colaborações, Tutoriais · 11/04/2015

Este vídeo foi gravado em colaboração com o novo canal do blog Design Culture. O convite para esta parceria foi feito pelo Iran Pontes, a quem agradeço enormemente pela oportunidade.

Nele demonstro uma forma de criar um mockup de logo aplicado sobre papel no Photoshop. O procedimento é bem simples, não leva mais de 5 minutos para reproduzir, e o segredo está em aproveitar as vantagens oferecidas pelo “Smart Object”, uma função muitas vezes esquecida do Photoshop.

O projeto exemplificado no vídeo foi feito para a empresa Eco Clean, e por alguma razão este é o projeto mais requisitado pelos leitores quando o assunto é mockup. Fica aí minha resposta e agradecimento aos leitores que contribuíram com essa ideia.

Como já é de costume, aqui você encontra a versão transcrita do vídeo.

Espero que goste.

Abaixo segue a transcrição do vídeo.

Introdução

E aí galera, beleza?

Meu nome é Walter Mattos, sou designer gráfico com foco em design de marcas, tenho um blog, waltermattos.com, e também um canal no Youtube onde eu compartilho diversos tipos de assuntos, como tutoriais de Illustrator, Photoshop, e principalmente estudos e análises sobre questões práticas de design, como o uso de grids e proporções, que é, digamos, a minha paixão.

Hoje estou aqui a convite do Iran Pontes, da Design Culture, para mostrar pra você como construir um mockup de logo em perspectiva no Photoshop.

wm_port_eco_celan_const_simbolo_01_tutorial_Capa_640

Essa é uma pergunta muito comum que eu recebo e a resposta com certeza é bem mais simples do que se imagina.

Caso você ainda não tenha visto eu já falei sobre este assunto no vídeo onde eu mostro uma forma de montar um mockup de cartão de visitas. Então o vídeo de hoje pode ser visto como uma continuação ou um novo ponto de vista sobre o assunto.

O método que eu vou mostrar não se limita única e exclusivamente a representar logos e símbolos, mas qualquer imagem onde você queira apresentar uma superfície plana em perspectiva. O resultado não é necessariamente uma imagem hiper realista, mas é no mínimo convincente e pode te ajudar a criar um padrão para as apresentações do seu portfólio.

tut_Mockup_Logo_Perspectiva_Outros

Layout original

Eu começo com meu layout original, que nesse caso está no Illustrator mas pode ser um PNG, JPG ou qualquer imagem que você queira criar essa perspectiva.

tut_Mockup_Logo_Perspectiva_Illustrator

Vou usar o atalho “Ctrl + A” para selecionar tudo, “Ctrl + C” para copiar e pronto. Nosso trabalho por aqui já acabou e eu posso ir direto para o Photoshop.

Photoshop

No Photoshop eu vou colar, com o atalho “Ctrl + V”, escolher a opção “Smart Object” e clicar em “OK”.

Essa opção permite que eu mantenha as propriedades originais do arquivo. No nosso caso, o original é um arquivo de Illustrator, então o que eu estou colando aqui continua sendo um arquivo de Illustrator.

Isso quer dizer que essa imagem continua sendo um vetor, então eu não preciso me preocupar com perda de qualidade durante um redimensionamento. Eu posso aumentar essa imagem até um tamanho que me agrade e aperto “Enter” para confirmar a edição.

tut_Walter_Mattos_Mockup_Logo_Perspectiva_04_temporario_redimensionar

Como eu acabei de falar esta camada na verdade continua sendo um arquivo original de Illustrator. Isso significa que se eu der dois cliques nesse ícone aqui, “Smart Object Thumbnail”, eu vou ser redirecionado para o Illustrator e qualquer edição que eu fizer aqui agora vai ser atualizada lá no Photoshop. Como eu não quero editar nada, vou fechar e voltar para o Photoshop.

Eu vou renomear essa camada como “Original_Illustrator” e vou converter essa camada em um novo “Smart Object”, mas antes vou explicar por quê.

Primeiro porque enquanto ele for um original de Illustrator, eu não consigo criar uma perspectiva editando os 4 pontos de transformação isoladamente. Sempre que eu tentar editar um, ele vai levar junto o ponto oposto.

tut_Walter_Mattos_Mockup_Logo_Perspectiva_04_temporario_Pontos_Opostos

Segundo porque eu não quero ser redirecionado para o Illustrator quando clicar no ícone “Smart Object”. Eu quero continuar dentro do Photoshop e você já vai entender porque.

Para converter essa camada em um novo “Smart Object” basta clicar com o botão direito nela e selecionar a opção “Convert to Smart Object”.

A camada ficou com o mesmo nome, mas eu vou renomear para “Final”.

Então se agora eu der 2 cliques no ícone “Smart Object”, ao invés de ser redirecionado para o Illustrator eu ganho uma nova janela com acesso ao outro “Smart Object” que eu nomeei como “Original_Illustrator”. Parece complicado mas não é.

tut_Walter_Mattos_Mockup_Logo_Perspectiva_04_temporario_Smart_Final

Só para você entender como funciona, caso eu escreva uma frase qualquer aqui e salve essa janela com o atalho “Ctrl + S”, mesmo que eu não feche essa janela eu atualizo o conteúdo da primeira.

E essa é a vantagem de trabalhar dessa forma. Eu tenho praticamente duas instâncias do mesmo layout e posso trabalhar um ou outro da forma que eu quiser.

Já posso apagar esse texto e fechar a janela com o atalho “Ctrl + W” para voltar para a janela principal sem edição nenhuma por enquanto.

tut_Walter_Mattos_Mockup_Logo_Perspectiva_04_temporario_frase_qualquer

E é agora que a brincadeira começa.

Criando a perspectiva

Com a camada selecionada eu começo utilizando o atalho “Ctrl + T” para criar uma perspectiva. E nesse momento é interessante que você use uma referência para escolher um ângulo legal, mas não demora muito para você começar a criar uma perspectiva no olho mesmo.

O que importa é que você consiga um ângulo que fique pelo menos próximo da realidade.

Eu utilizo o “Ctrl” para selecionar os pontos de transformação individualmente e vou testando até ficar satisfeito.

tut_Walter_Mattos_Mockup_Logo_Perspectiva_04_temporario_angulo

Criando uma textura utilizando foto

Uma vez que o ângulo já esteja definido você pode clicar novamente ícone “Smart Object” para ter acesso a janela da camada “Original_Illustrator”.

Eu quero criar uma textura para este papel, e eu tenho várias formas de fazer isso.

Eu posso, por exemplo, pegar uma imagem de papel no meu HD e arrastar para cá. Altero o modo dessa camada para “Multiply” e pronto. Você nota que se eu salvar essa janela e voltar para o nosso original, ele foi atualizado e o nosso papel segue a mesma perspectiva do símbolo.

tut_Walter_Mattos_Mockup_Logo_Perspectiva_04_temporario_Textura_Foto

Por isso é legal ter essas duas instâncias. Em uma delas eu faço as edições de conteúdo ou textura, e no outro eu visualizo essas atualizações por uma nova perspectiva.

Criando uma textura utilizando Bevel & Emboss

Outra forma de criar uma textura é criar uma camada nova com o atalho “Ctrl + Shift + N”, e eu já vou aproveitar para nomear essa camada como “Bevel”.

Eu vou preencher essa nova camada com branco, dar “2 cliques” na camada para abrir a janela de “Layer Style” e na seção “Bevel & Emboss” eu clico na opção “Texture” e escolho uma textura qualquer. Como eu estou criando este efeito em uma nova camada eu posso exagerar um pouquinho nos valores porque eu vou ter controle sobre isso depois.

Quando eu der “OK” basta eu converter o modo dessa camada para “Multiply” e controlar a força dessa textura alterando a opacidade da camada. E da mesma forma que no primeiro exemplo, se eu salvar com o “Ctrl + S” e olhar meu original você nota que a textura foi atualizada.

tut_Walter_Mattos_Mockup_Logo_Perspectiva_04_temporario_Textura_Bevel

Repara que nesse caso específico, utilizando o “Bevel & Emboss”, ele cria uma textura que tenta simular um pouco uma superfície irregular ou porosa, diferentemente do primeiro exemplo, onde eu tinha uma imagem simulando a textura do papel.

Misturando texturas utilizando foto e Bevel & Emboss

Mas nada impede que você utilize duas ou mais texturas ao mesmo tempo.

Então se eu habilitar as duas camadas, que estão no modo “Multiply”, e salvar, quando voltar para minha janela principal vejo que as duas texturas criadas estão visíveis.

tut_Walter_Mattos_Mockup_Logo_Perspectiva_04_temporario_Textura_Mistura

E lembrando que você pode reduzir a opacidade da textura caso queira suavizar o efeito.

Criando uma textura utilizando Pattern Overlay

Como último exemplo, vou desabilitar as duas texturas que a gente criou e dar dois cliques na camada “Original_Illustrator” novamente. Agora, ao invés de ir na opção “Bevel & Emboss” ou inserir uma foto, eu vou na opção “Pattern Overlay”.

Como no exemplo anterior eu posso escolher uma imagem que vai me servir como textura, e por fim eu tenho um efeito bem parecido com o primeiro exemplo, mas com a opção de controlar o modo e a opacidade aqui mesmo nessa janela, sem precisar criar uma camada nova.

Quando você já estiver satisfeito com a sua imagem basta dar o “OK”, salvar, fechar e você tem sua imagem final.

tut_Walter_Mattos_Mockup_Logo_Perspectiva_04_temporario_Textura_Pattern_B

Apenas a título de curiosidade, esse último método é o que eu mais uso nas minhas apresentações, e como eu falei no início desse vídeo, o objetivo não é criar uma imagem super realista, mas sim convincente. O importante é que agrade os olhos de quem vê.

O toque final

Para dar um toque final você pode vir em “Filter > Blur > Gaussian Blur” e desfocar levemente seu “Smart Object”.

Quando você clicar em “OK” vai notar que toda sua imagem está desfocada, mas para corrigir isso é fácil.

Primeiro eu vou clicar nessa subcamada aqui chamada “Smart Filters”, que na verdade é uma máscara para esse efeito de blur, e utilizar o atalho “Ctrl + I” para inverter essa máscara.

Para criar um efeito de profundidade de campo basta eu selecionar um pincel branco e pintar a área onde eu quiser que o desfoque aconteça.

Você também pode trabalhar nuances de desfoque controlando a opacidade do pincel.

tut_Walter_Mattos_Mockup_Logo_Perspectiva_04_temporario_Blur

Apenas para ilustrar, vou pressionar o “número 5” do teclado para mudar a opacidade desse pincel para 50, e a área que eu pintar com esse pincel vai fazer com que meu desfoque fique 50% visível – então tem relação direta com os 50% de opacidade do pincel.

Para confirmar essa transição basta eu pressionar o “Alt” e clicar na camada “Smart Filters”. Você nota que eu tenho 3 etapas de contraste, uma branca, uma cinza e a preta, que significa que eu tenho uma área com desfoque completo, uma área com desfoque suave e uma área sem desfoque.

Aperto “Alt” e clico novamente na máscara para voltar para a minha imagem final e pronto, tenho uma imagem para o meu portfólio.

tut_Walter_Mattos_Mockup_Logo_Perspectiva_04_temporario_Mascara

E a grande vantagem desse método é que você pode editar e atualizar conforme sua necessidade.

Substituindo o logo

Então se eu quiser substituir essa imagem por outra, basta eu dar “2 cliques” no ícone do “Smart Object”, colar o novo símbolo, redimensionar, e se eu quiser ainda posso redirecionar o efeito “Pattern Overlay” para a nossa nova imagem simplesmente arrastando o efeito para essa nova camada.

Agora basta fechar a imagem com o atalho “Ctrl + W”, salvar e nossa imagem final está atualizada.

E se você quiser ainda pode alterar a perspectiva da imagem apenas para dar uma diferenciada.

tut_Walter_Mattos_Mockup_Logo_Perspectiva_04_temporario_Substituir_Logo

Mole, né?

Encerramento

E é isso, pessoal. Espero que você tenha gostado desse tutorial e que ele realmente te ajude de alguma forma.

Caso você não saiba, todos os vídeos que eu lanço possuem versões transcritas lá no meu blog, waltermattos.com, então você também pode conferir esse material em formato de texto caso o vídeo não seja uma opção.

Agradeço mais uma ao Iran Pontes da Design Culture pelo convite.

Um abraço e até a próxima!

Tags: Logo, Mockup, Photoshop, Smart Object

Gostou do que leu? Inscreva-se

Sempre que houver novidades você receberá dicas, reflexões e tutoriais de design diretamente no seu e-mail. Sem SPAM e sem amarras. O que acha?

Walter Mattos é um designer brasileiro apaixonado por criação de marcas e identidades visuais. Em seu blog e canal no Youtube compartilha suas experiências através de dicas, reflexões e tutoriais relacionados a design.

Posts relacionados

Tutorial: Crie um mockup de cartão de visitas no Photoshop

Deixe seu comentário

Clique aqui para cancelar a resposta.

Os comentários deste blog são moderados, portanto, peço que seja respeitoso com outros usuários e publique apenas conteúdo relacionado ao assunto abordado no post. Comentários que não respeitem estas diretrizes podem ser editados ou deletados.

* Itens de preenchimento obrigatório

4 comentários

  1. Douglas 8 de outubro de 2015 às 10:35

    Fala Walter, tudo bem? Você poderia fazer um tutorial explicando como criar esses gifs animados que você faz de forma maravilhosa! Sou um grande seguidor do canal, um abraço!

    Responder
    • Walter Mattos 27 de outubro de 2015 às 11:54

      Oi Douglas, tudo bom?
      Já está na minha listinha. Muita gente tem pedido isso.
      Um abraço!

      Responder
  2. André Costa 15 de abril de 2015 às 10:47

    Parabéns novamente Walter, ajudou d+, você é o cara!

    Responder
  3. Julio Carneiro 13 de abril de 2015 às 14:09

    Muito bom! Compõe uma boa base, inclusive, para outros tipos de mockups.

    Responder
‹ Post Anterior A importância da contextualização na apresentação de uma marca
Próximo Post › O que não pode faltar no currículo de um designer?

Newsletter

Receba novidades do Blog a cada 15 dias.

Filtros

Categorias

  • Artigos
  • Colaborações
  • Dicas
  • Downloads
  • Inspirações
  • Pode Perguntar
  • Portfolio
  • Traduções
  • Tutoriais
  • Vídeos

Tags

adobe Aniversário Análise Gráfica Cliente Design Design Gráfico Dicas Grids Illustrator Logo Marca Photoshop Portfolio Pôster Tutorial

Data

  • janeiro 2018
  • agosto 2017
  • maio 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • abril 2016
  • março 2016
  • janeiro 2016
  • dezembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014

Biblioteca

Quer conhecer minhas referências? Clique aqui e acesse minha Biblioteca.

Canal no YouTube

Você sabia que também faço vídeos com tutoriais e dicas legendados em português? Se ainda não, visite meu canal no Youtube.

Acompanhe

  • Twitter
  • Facebook
  • Behance
  • YouTube
  • RSS
  • Google+
Voltar para o topo

^ Voltar ao topo

Inscreva-se

Este site é hospedado por HostGator
© 2025 Conteúdo e design por Walter Mattos. Códigos, implementação e suporte por Tree Digital.