Sou um designer brasileiro especializado em criação de identidade de marcas. Busco a simplicidade e fundamentação como características essenciais para os meus projetos.

Visite meu Portfólio para conhecer os projetos ou, se preferir, entre em Contato e me diga como posso ajudá-lo.

UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA

Quando criança gostava de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, uma delas era desenhar. Durante toda minha formação passava metade do tempo livre desenhando. Nos cursos preparatórios que fiz em busca da minha profissão – que estavam longe de serem cursos de design, eu era aquele que desenhava os professores e alunos em sala de aula. Em um determinado momento chegou a hora de escolher o que faria da vida e, entre as várias opções estavam psicólogo, biólogo e músico, mas nunca designer. Eu nem sabia o que era design.

O termo “design” estava em alta nos anos 2000 e, por ter relação com desenho, fui influenciado a pesquisar e entender melhor do que se tratava. Felizmente foi amor à primeira vista.

Vinícius Wells

"Walter é um designer gráfico completo. Nunca conheci outro designer tão atento aos detalhes e com uma defesa criativa tão consistente em seus projetos, além de um senso estético tão apurado. Por trás do seu trabalho criando marcas incríveis existe um processo meticuloso, que se torna tão interessante quanto o trabalho em si, e o coloca em um nível acima da concorrência. Recomendo a qualquer um que deseje contratar um profissional competente, íntegro e criativo como poucos."

Vinícius WellsDesigner de Produto sênior na Tátil Design

Após minha formação em Design Gráfico, em 2006, demorei cerca de 3 anos até decidir que seguiria meu próprio caminho. Já com experiência, iniciei minha trajetória em busca do que realmente me impulsionava na minha profissão e percebi que, assim como na vida pessoal, eu gostava de muitas coisas ao mesmo tempo, mas dessa vez relacionadas ao design. Eu queria fazer projetos voluntários, ser ilustrador, manipulador de imagens, designer editorial, e fiz tudo isso. Devido a minha necessidade de me convencer de que tudo o que eu faça tenha técnica e fundamento, acabei me tornando professor das ferramentas que utilizo para trabalhar. Então, além de atuar como designer ministrei aulas particulares e em um curso de informática no Rio de Janeiro, o iLearn.

Alguns anos depois, durante um projeto de design editorial, decidi estudar a fundo construção de grides. Foi então que conheci os trabalhos dos inspiradores Josef Muller Brockmann e Richard Buckminster Fuller.

Existe uma frase do Richard Buckminster que, ao ler, encontrei o que poderia ser a resposta para minha necessidade de encontrar fundamento em tudo que faço.

“Quando trabalho em um problema, nunca penso na beleza, mas sim em como resolver o problema. Porém, quando eu termino, se a solução não for bonita é porque está errada.”

Richard Buckminster Fuller – 1895 – 1983

COMO ME TORNEI UM DESIGNER DE MARCAS

Depois de um ano aplicando as técnicas aprendidas em projetos editoriais, começaram a surgir demandas para projetos de criação de marca. Instintivamente comecei a usar os mesmos fundamentos na construção das marcas e hoje todas as minhas criações passam por algum tipo de processo construtivo, como um projeto de arquitetura. Preciso enxergar que há proporções equilibradas em tudo que faço, o que eleva muito meu nível de exigência em cada projeto e me faz olhar tudo com muito cuidado e carinho. Quando crio algo, sinto como se fosse para mim mesmo.

DE ONDE SURGIU A IDEIA DO BLOG

Após algum tempo atuando como designer percebi que eu nunca parava de estudar. Estava sempre com algum livro na mão ou treinando as ferramentas que uso para trabalhar. Meus amigos designers, percebendo essa empolgação, começaram a me solicitar para ensinar tudo que eu aprendia e logo descobri uma nova paixão, compartilhar. Desde então tentei explorar isso o máximo que pude, mas me limitava aos amigos designers ou aos alunos que tive. Foi então que nasceu esse sonho de ter um Blog para explorar e compartilhar tudo que eu puder, dividindo minhas experiências e reflexões sobre design e recebendo outras em troca.

Uma das coisas que vieram como consequência desse sonho foi a ideia de ter um Canal no Youtube, onde compartilho dicas de design e tutoriais para as ferramentas do cotidiano de um designer gráfico, como Photoshop e Illustrator.

Importante: Todo conteúdo do canal possui legendas em português, para quem tiver problemas auditivos ou simplesmente não puder assistir o vídeo, e é disponibilizado também em formato de artigo aqui no site.

MINHA FILOSOFIA

Sou um designer apaixonado, portanto preciso me apaixonar pelo projeto para trabalhar com máxima dedicação. Isso só é possível quando concordo com a mensagem e os valores do meu cliente.

Independentemente do projeto, uma coisa é certa – só vou terminar quando sentir que a solução está certa.

RESUMO DE EXPERIÊNCIAS

art_Palestra_Unigranrio_Diferentes_Formas_Atuacao_Cover_Sobre

Palestrante

  • Setup Conference (GO): Em outubro de 2016 participei do evento que visava estimular o setor audiovisual no Brasil. Falamos sobre grids, proporções e regras de composição usadas nos dias atuais, porém inspiradas por matemáticos, filósofos e artistas de séculos atrás.
  • Biblioteca Pública de Niterói (RJ): Em outubro de 2015 conversei sobre restrições com o grupo de estudos convocado pelo Estúdio Sopa. Veja a matéria “Restrição como possibilidade“.
  • Confred 2015 (Online): Em setembro de 2015 eu e Henrique Pochmann, do blog Aparelho Elétrico, batemos um papo ao vivo sobre carreira freelance com os assinantes do Confred.
  • Unigranrio (RJ): Em junho de 2015 a universidade me convidou para palestrar sobre o tema “Diferentes formas de atuação no design gráfico”. Conversei com alunos das graduações em Design e Moda sobre futuro profissional. Veja a matéria sobre a palestra.
  • Unigranrio (RJ): Em maio de 2014 a universidade me convidou para palestrar sobre o tema “Promoção em ambiente virtual com enfoque no Behance”. Conversei com os alunos da Graduação em Design sobre minha experiência com a ferramenta e dei algumas dicas de boas práticas sobre autopromoção. Veja a matéria sobre a palestra.
  • Confred 2014 (Online): Fui convidado a participar como palestrante no congresso online com foco em estudantes de design e freelancers. O evento aconteceu em setembro de 2014 e foi organizado pela Designerd. Clique aqui e veja gratuitamente o vídeo “Boas práticas para divulgar seu portfólio no Behance”.

Instrutor

  • Youtube: Em 2014 criei um Canal no Youtube onde compartilho tutoriais para designers legendados em português. A ideia é tornar o vídeo acessível a pessoas com deficiência auditiva. Todo vídeo publicado no Youtube é publicado também em forma de texto aqui no Blog.
  • MX Masters: Em 2014 fui convidado a participar do elenco de colaboradores. A empresa compartilha tutoriais em vídeo para profissionais de design, web design, programação, marketing digital e e-commerce. 
  • iLearn: Entre 2010 – 2011 ministrei aulas presenciais de Photoshop e Illustrator.
  • No período entre 2008 – 2011 ofereci aulas particulares e para empresas como Daudt Oliveira, por exemplo, onde ensinei Photoshop para a equipe do setor de marketing.

Projetos voluntários e sociais

  • Praticável: Em 2008 desenvolvi, em parceria com a empresa 2P Estúdio, materiais promocionais para a ONG que promove o desenvolvimento das crianças do Morro dos Prazeres, Rio de Janeiro.
  • INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos): Em 2008 desenvolvi, em parceria com a designer Lívia MIguel, um Atlas Geográfico com informações em vídeos utilizando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
  • INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos): Em 2006 realizei meu Projeto de Conclusão de Curso para a faculdade. Projeto 100% voluntário, onde desenvolvi um livro de português para crianças surdas chamado “Brincando com a Libras”. O livro foi espalhado gratuitamente por todo Brasil pela instituição.
  • Internet: Em 2003 desenvolvi uma legenda em português para o filme Cidade de Deus. A legenda foi disponibilizada gratuitamente na internet, juntamente com um “dicionário” contendo as expressões e gírias faladas no filme.

RECONHECIMENTOS

Como autor

Como designer

  • Branding Served: Projeto CEFAE é exibido como destaque na galeria promovida pelo Behance – Ver projeto.
  • LLGD: Projeto Bruno Cabral Advogado é exibido como destaque no site de inspirações – Ver projeto.
  • We And The Color: Projeto Eco Clean é exibido como destaque no site de inspirações – Ver projeto.

CLIENTES

Como designer autônomo tenho a oportunidade de trabalhar com clientes de diversos tipos de indústrias com os quais mantenho um ótimo relacionamento.

Veja a lista de clientes aqui.

Veja alguns depoimentos sobre meu trabalho.

PERGUNTAS FREQUENTES

Veja respostas para algumas das perguntas mais frequentes na página FAQ.

MINHA BIBLIOTECA

Inspire-se e aprenda com livros e sites que fazem da minha Biblioteca.

ONDE ME ENCONTRAR