Muito obrigado.
Não poderia começar 2016 sem um agradecimento. É graças a você, leitor, que nestes dois últimos anos mantenho um canal no Youtube e este blog de design com a mesma empolgação de quando comecei, em janeiro de 2014.
Como falei no artigo de comemoração de 1 ano, nunca esperei que essa iniciativa tomasse proporções tão grandes, ainda mais levando em consideração a frequência com a qual lanço conteúdo.
Em 2015 foram 29 posts publicados, comparados a 50 no ano de 2014. Em compensação, em 2015 o blog teve 442.996 visualizações, enquanto em 2014 foram 77.908.
Este artigo, além de ser um texto de agradecimento e comemoração por estes 2 anos, é um resumo sobre essa experiência e, quem sabe, pode ser também um incentivo para você, designer, que pretende um dia ter seu próprio canal de compartilhamento.
Fique então com algumas curiosidades sobre este sincero blog de design.
Record de visualizações em um único dia
Será que é plágio?: Em um único dia o artigo gerou mais de 4.000 visualizações no site.
Foi também o post com maior projeção no Facebook, alcançando mais de 20.000 pessoas de maneira orgânica em menos de 24 horas. Teve o maior número de engajamento, entre likes, comentários e compartilhamentos, totalizando mais de 3.500 interações.
Conteúdo mais trabalhoso
Desvendando a técnica de M.C. Escher: Por acaso, o último post de 2015. Foram mais de 30 horas de trabalho, mas que valeram a pena.
A versão transcrita do vídeo ocupa o segundo lugar no record de visualizações, levando mais de 2.000 pessoas para o site em um único dia. Somente no Facebook o alcance orgânico foi maior que 13.000 em menos de 24 horas e, no Youtube, foi de longe o vídeo com o mais alto índice de interações em menos tempo – mais de 600 likes e 130 comentários em menos de 30 dias.
Canal no Youtube
Em 2015 lancei 18 vídeos no meu canal do Youtube, curiosamente o mesmo número que em 2014. O foco continua sendo vídeos teóricos de design, mas não perdi oportunidades de falar sobre as ferramentas com as quais amo trabalhar, como Illustrator e Photoshop.
Em 2015 foram quase 11 mil inscritos a mais que em 2014, mais de 15.000 likes e mais de 1.170.000 minutos assistidos. Para mim, é difícil acreditar nestes números, principalmente porque por mais que eu tenha vontade de ter um canal de grandes proporções, minha frequência é baixa e até então só consegui lançar 36 vídeos. Por isso não canso de dizer o quanto sou grato a você, caro leitor.
Todos os vídeos continuam sendo legendados e recebem a versões transcritas aqui no site. É um trabalho extra que demanda bastante tempo, mas compensa muito pelos diversos comentários que recebo em relação a isso. Hoje tenho certeza de que essa dedicação não tem sido em vão.
Os 5 vídeos mais assistidos no Youtube em 2015
Foi impressionante ver como alguns vídeos de 2014 ganharam força em 2015, o suficiente para ocupar 3 posições na lista. A primeira posição é justamente o primeiro tutorial lançado no canal, com mais de 50.000 visualizações no total e 30.000 somente em 2015.
- 2 formas fáceis de criar Long Shadow no Illustrator
- Proporção áurea: ferramenta ou mito?
- Dicas e atalhos úteis de Illustrator
- Briefing interativo (Indesign/PDF)
- O grid vem antes ou depois do design da marca?
Os 5 posts mais lidos no blog em 2015
É interessante ver como os leitores do blog realmente focam nos artigos. Desta lista, apenas um post é a versão transcrita de um vídeo do canal. Assim como foi em 2014, em 2015 os leitores buscaram mais assuntos relacionados a rotinas administrativas.
- Você sabe quanto custa sua hora de trabalho?
- Template de proposta para projeto de design
- Dicas para montar seu briefing de design de marca
- Planilha para calcular o valor do seu projeto
- Dicas e atalhos úteis de Illustrator
Em 2015 conheci meu público
Em fevereiro de 2015 lancei a pesquisa “Posso te conhecer melhor?”, que tinha como objetivo me ajudar a organizar os posts do ano. Queria entender quem é você, leitor, e o que eu poderia fazer para melhorar o conteúdo oferecido por aqui.
Para minha surpresa, recebi mais de 350 respostas e o resultado, que também fugiu completamente às minhas expectativas, foi no mínimo um grande estímulo.
Descobri que meu público é muito abrangente e se divide de forma bastante homogênea. São, em sua maioria, brasileiros entre 19 e 30 anos, graduados e estudantes de design, freelancers e empregados. A distância entre estes grupos tem uma margem de no máximo 3%.
Sinto falta apenas de mais presença feminina e de leitores de outros países que possuem o português como língua nativa. Cadê vocês?
Curiosidade
No último campo da pesquisa pedi para os leitores deixarem um recado. Por incrível que pareça a maior parte das pessoas utilizaram este campo, seja para me contar uma história, para elogiar ou deixar uma mensagem de incentivo. Apesar de a pesquisa ter sido anônima algumas pessoas deixaram seus e-mails, então acabei respondendo um ou outro, eventualmente.
Algumas mensagens me emocionaram bastante. Tiveram pessoas me contando suas histórias de vida, outros falando sobre decisões e escolhas profissionais estimuladas pelo conteúdo deste blog. Este foi, com certeza, um dos momentos onde senti com maior força o peso da responsabilidade de ter um canal de comunicação.
Newsletter
A Newsletter continua crescendo, contando hoje com mais de 2.500 pessoas inscritas. Ao contrário do que é normalmente recomendado, não vinclulo a inscrição ou prometo nada a não ser, claro, informar sobre minhas atualizações.
Quem assina pode receber os artigos antes de eles serem lançados no blog ou nas redes sociais, mas não é sempre – principalmente porque prefiro deixar intervalos de pelo menos uma semana entre um envio e outro. Alguns contém curiosidades específicas sobre os bastidores das gravações dos vídeos, mas sei que isso não é exatamente uma vantagem. É apenas algo que faço quando acho que pode interessar.
A vantagem da Newsletter é a garantia de que você receberá as novidades, diferentemente de qualquer outra rede social na qual eu faça divulgação.
Caso tenha interesse e ainda não esteja inscrito, clique aqui.
Palestras
Apesar do pouco tempo disponível, 2015 foi um ano ativo em relação a palestras.
- Biblioteca Pública de Niterói: Em outubro de 2015, a convite da equipe do Estúdio Sopa, fui à Biblioteca Pública de Niterói (RJ) papear sobre o tema “restrição como possibilidade”. Apresentei algumas análises de design e, claro, falei sobre grids, proporção áurea, regra dos terços e outras ferramentas com profissionais de vários setores criativos.
- Confred 2015: Em setembro de 2015 eu e Henrique Pochmann, do blog Aparelho Elétrico, batemos um papo online e ao vivo sobre carreira freelance com os assinantes do evento. Foi uma experiência bem interessante, especialmente pelo fato de ter sido ao vivo.
- Unigranrio: Em junho de 2015 tive a honra de participar, pela segunda vez, de um evento na universidade. O tema deste ano foi “Diferentes formas de atuação no design gráfico” e, dessa vez o evento foi composto por alunos de design e moda.
Quem compartilhou
2015 foi um ano bastante especial nesse sentido. Assim como em 2014, este foi um ano de muita interação. Muitos comentários de leitores, compartilhamentos e menções espalhadas pelas redes sociais. Além disso, tive a honra de ser convidado por outros produtores de conteúdo para entrevistas e tive matérias publicadas sobre meu trabalho. Deixo aqui meu agradecimento especial a todos.
- Motivação Ninja: Apesar de ter sido lançada em janeiro de 2016, a matéria “Design: a praia de Walter Mattos” começou a ser preparada por Mauricio Alex Nunes em 2015. Por isso, fiz questão de incluir na lista.
- 100% Design: Blog de arte e design liderado por Erik Getzel publica matérias “Conhecendo a Join Tool e Blend If” e “Novidades do Photoshop CC 2015”, ambos fazendo referência a vídeos lançados no meu canal.
- Agência Elemento: No início de 2015 o designer Victor Maia, um dos organizadores do "Behance Portfolio Reviews Vitória" deste mesmo ano, publicou o artigo “Entrevista com o designer de marcas Walter Mattos“.
- Des1gn’ On: Blog de design liderado por Agata Yamashiro lança artigo “Crie um diferencial: Briefing interativo”, fazendo referência a um dos vídeos lançados no meu canal.
- Design Magazine Brasil: Edição #09 da revista organizada pelo designer Lucas Fernandes lança matéria “Entrevista com Walter Mattos”.
- Chief of design: Blog de design liderado por David Arty publica artigo “15 Blogs sobre Design para Ler e Aprender”.
- As Super Listas: apesar de ter sido lançado no início de 2015, encontrei o post “6 canais do Youtube para aprender design” totalmente por acaso, no final do ano.
Contribuições
Além das palestras e entrevistas, tive oportunidades de conhecer leitores de outras áreas e colegas de trabalho através de contribuições feitas para outros blogs.
- Aparelho Elétrico: Dos 8 podcasts lançados no blog em 2015, tive a honra de participar de 4 a convite do designer Henrique Pochmann – “É melhor ser um freelancer especialista ou generalista?” / “Profissão designer gráfico freelancer” / “Como o freelancer faz networking” e “Precificação: o que você precisa saber para orçar um projeto”.
- Design Culture: O canal, até então recente, lança o vídeo colaborativo “Criando mockup de logo no Photoshop”. O vídeo foi gravado a convite de Iran Pontes.
Minha caixa de e-mails explodiu!
Da última vez que contei tinham mais de 300 e-mails de leitores que não consegui responder. Se você está nesta lista me desculpe, de verdade. Às vezes “calha” de eu estar com a caixa de entrada aberta quando recebo um e-mail, então acabo respondendo. Mas a verdade é que já cheguei a ficar vários finais de semana, por mais de 5 horas direto respondendo e-mails. Caso eu ainda não tenha respondido o seu, por favor, insista.
Talvez uma forma mais rápida de conseguir resposta seja através das redes sociais, principalmente o Twitter. Como temos um limite de caracteres por lá, nos obrigamos a perguntar e responder de forma mais sucinta, facilitando a comunicação.
Encerrando
Não é à toa que já disse e faço questão de repetir – é por este carinho que penso em dar outro rumo para minha carreira. Nunca pensei que esta ideia de lançar um blog de design, em princípio totalmente despretensiosamente, me traria tantas boas experiências. Muitos depoimentos que recebo são tão emocionantes e comoventes que não resisto e preciso mostrar para a família inteira! É algo realmente inacreditável.
Encerro com meu incansável agradecimento a você e desejo um ótimo 2016.
E para não perder o costume, um abraço e até a próxima.
CRÉDITO
Imagem da capa por Shutterstock
Um abraço.
Desejo muito sucesso pra você e para a Corporação Criativa, claro.
Grande abraço!
Um abraço e um ótimo 2016 pra você.
Grande abraço, meu caro.
Um abraço e sucesso pra você também!
Eu quem tenho a agradecer pelo gesto de vir aqui deixar seu recado.
Um abraço e boa sorte na sua longa e duradoura caminhada.
Seguinte meus parabéns te achei quando estava aprendendo justamente sua especialidade Designer de marcas, esse semestre termino a facul e aí fica a dica, poderia expor seu Tcc e dar dicas de como se virar pra fazer um bom existem algumas informações na Web mais nada se compara a credibilidade que você tem!
Que venham anos e mais anos de bom conteúdo relevante e crescimento.
Acompanho seu trabalho já há algum tempo e gostaria de parabenizá-lo pelo excelente conteúdo produzido.
Você tem sido pra mim uma fonte de inspiração e uma referência.
Aproveito pra te fazer uma pergunta: como você trabalha a proporção entre símbolo e lettering? Você segue uma regra ou faz de acordo com a sua noção de equilíbrio?
Um forte abraço.
Apesar de conhecer algumas regras – como aquela de dividir a letra em 1/3 do símbolo, não sigo nenhuma específica. A maioria das minhas marcas seguem regras (quando existem) criadas por mim mesmo .
Um abraço.
Gostaria de uma dica, sou formado em Sistemas de Informação, já trabalho com design gráfico faz algum tempo. Poderia me indicar algum curso que valha a pena, com certificado, ou ainda alguma Faculdade EAD de Design Gráfico, pois moro no interior do RS.
Valeu, abraço!
Não estou muito por dentro de instituições de ensino, principalmente EAD ou presenciais no RS, pois sou do RJ.
Meu conselho é que busque se informar com amigos da sua região, especialmente aqueles que já frequentam os cursos.
Um abraço.
Acabei de lançar um, sobre grids: Grids no design gráfico: o que você precisa saber antes de começar a usar
Espero que goste.
Abraço.
Adoro a arte e o Sr. é uma fonte de inspiração
gostaria de aprender mais contigo. Quais são os procedimentos???
Jaime Paixão