Aires é uma empresa especializada em prover soluções na área de recursos atmosféricos, contribuindo de uma forma geral para o bem estar de todo ecossistema.
Meu papel era criar uma marca original que transmitisse não somente o "know how" da empresa, mas que de alguma forma representasse aspectos relacionados aos benefícios trazidos pelo serviço prestado pela Aires.
Inicialmente, antes de me contratarem, os sócios tinham um protótipo de marca que representava a ideia de "Building Downwash", um estudo sobre a dispersão da poluição no ar - um dos diversos serviços prestados pela empresa.
Protótipo apresentado pelo cliente
Nesta ideia, a letra "I" representava a origem de emissão de poluentes, como a chaminé de uma fábrica, e a curva da letra "R" representava o caminho percorrido por este poluente.
Após algumas reuniões e com o briefing completo na mão, consegui entender de forma clara os objetivos do cliente e o que o incomodava em relação ao seu protótipo, que foi essencial para esta fase do projeto.
Ainda assim, ao desenvolver o mapa mental jogando palavras soltas no papel, mantive a ideia original do cliente presente, porém comecei partindo pelo conceito mais básico possível, a ideia de "ar".
Mapa mental
Normalmente mapas mentais costumam ser mais longos, mas não demorei muito para começar a gostar da ideia de representar a marca através de um "pássaro", mesmo que ainda não soubesse se seria de forma figurativa ou não. Acho que "pássaro" por si só já representa vários conceitos positivos que poderiam ser relacionados com a marca, mesmo que indiretamente - conceitos como harmonia, paz, movimento, liberdade, natureza, ar puro, etc.
Se você já deu uma olhada no meu portfólio deve ter notado que gosto de representar algumas marcas pelas suas iniciais. Acho que isso pode ajudar a registrar não só o design da marca, mas também a sonoridade do nome na mente das pessoas. Como a letra "A" é inicial de "Ar", "Ambiente" e "Aires", não resisti. Comecei os rascunhos buscando relações entre um pássaro e a letra "A".
Rascunhos finais
Depois de muitos testes cheguei a um rascunho bem próximo do design final, inclusive para o logotipo. A principal diferença está no fato de eu ter escolhido 3 formas para representar o "pássaro" no símbolo.
Cores
Uma das motivações para usar 3 formas foi o fato de eu achar que precisaria de 3 cores para representar a marca. Queria representar céu, mar e terra.
Conceito
No final, o símbolo não é um "a" ou um "pássaro" óbvio, mas uma representação simplificada de vários conceitos aplicados - ar, meio ambiente, céu, mar, natureza, vento, vida, pássaro e letra "a".
Assinatura - versão horizontal
Elemento gráfico
O elemento gráfico é composto por repetições do próprio símbolo sobre fundo azul escuro. Apesar de ser uma representação abstrata pode remeter a ideia de "folhas ao vento".
Esta ideia surgiu por acaso após um exercício de repetição com o símbolo dentro de um grid. Por isso, sempre digo que o grid não é útil apenas para organizar ou corrigir, mas pode nos ajudar a criar quando usamos de forma despreocupada e flexível.
Vídeo de construção do símbolo
O símbolo foi criado com base no retângulo áureo, porém, salvo raras exceções não busquei relações diretas com proporções do retângulo durante o desenho. O retângulo me serviu apenas como base para definir a área total do símbolo. O retângulo foi escolhido depois do rascunho, enquanto passava o desenho para o computador. Achei que seria um bom "recipiente" para encaixar os 3 elementos, além do fato de não atrapalhar meu conceito.
Curiosidade
O nome "Aires", apesar de ser uma tradução do plural de "Ar" em espanhol, foi concebido originalmente pela junção dos nomes dos sócios, Andler (A), Israel (I) e Researches (RES). Pois é, tinha que ser.
Veja o projeto completo
Para ver o projeto completo com mais detalhes sobre a construção visite meu portfólio no Behance.
Um abraço e até a próxima.
No Comments.