Não é porque você tem uma colher que deve usá-la como pá.
A questão aqui é função, não preferência. Não importa se você usa Corel, Illustrator ou Inkscape. A questão é, você utiliza a ferramenta certa para cada tipo de trabalho?
Vejo muitos designers discutindo preferências quando na verdade estas são questões sem discussão. Gosto não se discute, não é mesmo?
Ainda assim, há algumas perguntas que podem ser feitas antes do designer decidir que ferramenta usar.
- Com esta ferramenta eu resolvo meu problema da maneira mais rápida possível?
- Esta ferramenta limitará tecnicamente meu projeto?
- Eu entendo essa ferramenta o suficiente para responder as perguntas anteriores?
Como você pode ver, a última pergunta é a chave, e essa chave é conhecimento. Digamos que eu responda “sim” para a primeira pergunta. Para saber se esta ferramenta resolverá meu problema da maneira mais rápida possível, eu preciso conhecer outros softwares que não resolveriam tão rápido assim. Ou seja, independentemente das variáveis, tudo gira em torno do quanto você conhece.
Depois que criei este blog passei a receber muitos e-mails perguntando qual o melhor programa para tal tarefa, e é sempre muito difícil responder. Infelizmente há uma predominância forte das ferramentas da Adobe no universo do designer. Infelizmente porque seria bem melhor se tivéssemos o mesmo nível de qualidade nos concorrentes, principalmente nos gratuitos. De qualquer forma, estes não são de forma alguma descartáveis e podem sim substituir a Adobe em alguma função.
Então, antes de receber o próximo e-mail pedindo dicas, deixo aqui a última pergunta que recebi como exemplo.
Sou estudante de design e adoro design de marcas. Utilizo programas gratuitos como o Inkscape, Gimp e Scribus. Com eles dou conta do recado ou preciso de algo mais profissional?
Se o seu propósito é criar uma marca, todos dão conta do recado, pois é possível criar formas e trabalhar tipografia nos 3 programas. Mas todos resolvem seu problema da maneira mais rápida possível? Obviamente essa resposta depende do seu domínio sobre cada programa, mas neste caso, talvez o Inkscape resolva, pois ele está muito mais para esta função do que os outros dois, por várias razões que não cabem discutir aqui. Ainda assim, ele limitará o seu projeto tecnicamente de alguma forma? Talvez, pois o Inkscape ainda não converte para CMYK, e caso você precise fazer esta conversão, terá que importar seu design em outro programa que o faça, como o Scribus, por exemplo. Neste caso você perderá em velocidade, e talvez precise de um programa que exerça estas funções por completo. Mas caso sua marca vá ser aplicada apenas em ambiente virtual, não há limitações e o Inkscape dá conta sim.
Viu quantas variáveis?
Só é possível responder estas perguntas conhecendo Inkscape, Gimp, Scribus e um pouquinho dos concorrentes, pagos ou não. Não é problema algum não conhecer tudo, mas é sempre muito válido levantar estes e outros questionamentos. Somente assim você buscará o crescimento profissional em todos os sentidos. Há quem diga que a ferramenta não importa, e eu discordo bastante disso.
Então, antes de discutir se Illustrator é melhor que Corel, se Photoshop é melhor que Gimp, faça como o jovem designer que me mandou este e-mail e questione antes a função. Estude um pouquinho de cada até se aperfeiçoar nas que são úteis para o seu propósito.
Se você precisar cavar um buraco, só irá escolher a pá no lugar da colher se souber que existe uma pá e para ela que serve.
Espero que tenha gostado desta dica. Pensa diferente ou tem algo a acrescentar? Compartilha aí nos comentários.
Um abraço e até a próxima.
--
Sim, trabalho com o Illustrator, mas já trabalhei com Corel também.
Primeiramente verifique a qualidade dos softwares, compatibilidades, conhecer vantagens e desvantagem, o quão acessível é o software.
Creio eu que futuramente os softwares Open Source serão os mais potentes.
Porém atualmente a meu ver o Pacote da Adobe é a melhor opção para os designers .. Ex: Adobe Illustrator, InDesign, Photoshop.. Principalmente se a pessoa que pretende adquirir o pacote ou os software individuais, estiver disponibilidade financeira pra adquirir plug-ins que além de facilitar, agiliza o trabalho. Melhor quando entende-se de programação, no caso se não me engano javascript, poderá criar plug-ins e add-ons exclusivos.
Um abraço.