Uma das minhas editoras favoritas, a Cosac Naify, anunciou o encerramento de suas atividades. Segundo o dono da empresa, Charles Cosac, dentre os motivos para o fechamento dessa que foi a primeira editora de artes do Brasil estão a crise no país e, consequentemente, o aumento do dólar, aumento no preço dos fornecedores, e por aí vai.
Fiquei muito triste com a notícia principalmente porque, apesar de ter apenas 11 livros da editora, suas traduções foram fundamentais para minha formação profissional. Aliás, continuam sendo, pois é comum eu caçar um livro ou outro para refrescar a memória ao fazer um trabalho ou mesmo ao escrever um texto.
Se você já acompanha meu trabalho, deve ter notado que costumo indicar livros nos meus artigos, nos vídeos do meu canal no Youtube e provavelmente está familiarizado com a seção Biblioteca, onde recomendo livros, blogs e outros canais relacionados a design.
É por essa razão que decidi dedicar um tempinho para fazer esta resenha sobre meus seis livros preferidos da Cosac Naify.
1 – Geometria do design
Talvez um dos livros mais mencionados por aqui e, com certeza, um dos meus livros preferidos.
Uma das principais referências para as Análises Gráficas do meu canal, o livro aborda temas como proporção áurea no homem e na natureza, técnicas de construções geométricas e análises visuais.
Autora: Kimberly Elam
Clique aqui para mais informações sobre o livro.
2 – Grid: construção e desconstrução
Apesar de não ser extremamente técnico, este livro ajuda muito a entender o processo de utilização e construção com grids através da observação e análise.
O livro demonstra exemplos de grids modulares, de coluna, irregulares e diversos outros tipos que nos fazem entender de forma natural e nada rígida a função e utilidade de um grid na nossa profissão.
Autor: Timothy Samara
Clique aqui para mais informações sobre o livro.
3 – Alexandre Wollner e a formação do design moderno
Uma ótima referência para quem curte design de marcas.
O livro conta a história do design brasileiro pela ótica de Alexandre Wollner, o designer de marcas mais influente da história do nosso país. Você verá temas como proporções, Fibonacci, ética e detalhes técnicos das marcas criadas pelo professor. Como bônus, o livro traz um DVD com um documentário bem bacana.
Autor: Andre Stolarski
Clique aqui para mais informações sobre o livro.
4 – Pensar com tipos
Este livro, escrito por uma das minhas autoras favoritas, conta um pouco sobre a história da tipografia e apresenta em detalhes a anatomia das letras. Além disso, oferece diversos exemplos, exercícios e técnicas para uma melhor compreensão sobre a importância dos fundamentos da tipografia.
Como bônus, o livro termina com uma seção de dicas úteis com orientações sobre espaçamento, pontuação e até mesmo edição de texto. Como diz a autora, o livro é um "guia para designers, escritores, editores e estudantes".
Autora: Ellen Lupton
Clique aqui para mais informações sobre o livro.
5 – História do design gráfico
A verdadeira "Bíblia" do designer. De pintura rupestre à Bauhaus, este é um livro muito bem escrito, bem diagramado e com informações preciosíssimas. É uma inspiração por si só.
Autores: Philip B. Meggs e Alston W. Purvis
Clique aqui para mais informações sobre o livro.
6 – Bibliográfico
É um livro para quem gosta de ler livros. Um grande catálogo com 100 livros sobre tipografia, história, referências, livros didáticos e monografias. É o "Netflix" dos apaixonados por livros.
Autor: Jason Godfrey
Clique aqui para mais informações sobre o livro.
Espero que este artigo te incentive a construir cada vez mais conhecimento e torço para que outros grandes colaboradores com nossa profissão não precisem fechar suas portas.
Um abraço e até a próxima.
Referências externas
Estadão: Referência no mercado por livros de arte de luxo, Cosac Naify fecha as portas
G1: Dono da Cosac Naify explica os motivos para o fechamento da editora
Um abraço e valeu pelo comentário.
Um abraço.
Também fiquei muito triste com o fim da Cosac. Como você, estudei com livros dela e aprendi bastante.
Valeu pelo comentário.
Abração.
Um abraço, meu caro.
Um abraço.
Ao dar uma pesquisada nas interwebs descobri que a Livraria Cultura está com preços ainda melhores que os preços da Cosac! Na minha cidade não tem mas existe a opção de comprar online e retirar na loja.
Abraço!
Abração e obrigado mais uma vez.
– Pensar com tipos
– História do Design Gráfico
– Novos Fundamentos Do Design
– Grid: construção e desconstrução
Um abraço.