No dia 22 de maio de 2014 tive a honra de palestrar para os alunos de Design Gráfico da universidade Unigranrio, em Caxias. O convite veio do ex-professor e grande amigo Marco Aurélio, a quem agradeço enormemente pela oportunidade. Agradeço também ao coordenador e professor Alvaro Victorio, que me recebeu da melhor forma possível e permitiu que este evento acontecesse.
O tema sugerido pela universidade foi “Promoção em ambiente virtual com enfoque no Behance”. Confesso que quando recebi o tema fiquei um pouco preocupado, pois para quem está com o próprio site há apenas 3 meses, fazer uma palestra sobre autopromoção pode ser um pouco arriscado. Mas bastaram alguns minutos de reflexão para perceber que eu tinha muita coisa interessante para dividir com os alunos. Afinal, antes de lançar meu site eu já usava o Behance como ferramenta de autopromoção.
Para quem não conhece, o Behance é uma plataforma online para divulgação de portfólios de profissionais criativos. A empresa foi adquirida pela Adobe no final de 2012, e hoje é o maior site de portfólios do mundo. Muitos profissionais, assim como eu, começam divulgando seus projetos por lá. Alguns inclusive apresentam seus portfólios exclusivamente pelo Behance.
Apesar de ter cadastro desde 2010, foi no final de 2012 que comecei a publicar alguns projetos. De 2012 até hoje, um tempo relativamente curto, tive experiências bem interessantes e curiosas por lá. Posso dizer que o Behance foi determinante no rumo que tomei como profissional, pois além de poder divulgar meus trabalhos, fui encontrado e solicitado por outras pessoas. Fiz reuniões, enviei briefings e propostas para clientes estrangeiros e recebi muitos pedidos de ajuda de outros designers. Por alguma razão, muitos designers entram em contato comigo para pedir dicas de livros e de design, e isso já acontecia muito antes de eu ter meu Blog.
Uma semana antes da palestra tive a satisfação de receber um e-mail de um dos moderadores do Behance, me parabenizando pelo destaque recebido com o projeto CEFAE, exibido na galeria Branding Served. Essa coincidência foi um incentivo e tanto.
Como foi a palestra
Procurei dar algumas dicas sobre boas práticas na exibição de um portfólio online. Comecei falando sobre a importância de estar acessível/visível, comparando com períodos anteriores, onde para ser visto era preciso estar presente fisicamente.
A palestra seguiu um ritmo bacana, entrando com pegadas cômicas de vez em quando. A ideia era dividir o que eu considero relevante e não tão relevante assim, sempre explorando meu ponto de vista sobre o assunto com exemplos bem visuais. Alguns profissionais foram usados como referência, todos de forma positiva afim de incentivar os alunos.
Por fim, depois de dicas de como manter um foco e como se posicionar, falei sobre a importância de possuir um website próprio e contei algumas situações engraçadas que aconteceram comigo por conta do Behance. Não vou contar tudo por aqui senão perde a graça, não é?
Encerro este artigo agradecendo aos alunos da Unigranrio, que foram muito receptivos e, para melhorar, me encheram de perguntas no final da palestra - algumas me deixando até em situações complicadas (rs). Foi uma experiência única.
E para quem ficou curioso sobre os profissionais mencionados na palestra, segue a lista:
- Heydays
- Face
- Br/Bauen
Um abraço a todos e até o próximo artigo.
--
Pelo Behance que conheci o seu trabalho Walter, e faço o uso diário do Behance.
Gosto do seu trabalho. Acabei de me formar e te tenho como exemplo. Sucesso!
https://www.behance.net/nataneduardo
Abraços
Sabe que sou super fã do seu trabalho e que desejo todo sucesso do mundo, porque você merece muito.
Competente, talentoso, sem falar na pessoa extraordinária que você é.
Bjus, e parabéns!
FeSendra
Como o amigo Edgar estou me juntando a um amigo para que possamos abrir um estúdio, ja montamos site e tudo, mais ainda falta alguns ajustes é estamos preparando nosso behance, facebook e etc.
Abraço.
Nunca ouvi falar sobre esse problema. Acabei de testar por aqui, logado e deslogado e os números foram exatamente iguais.
Se o problema estiver incomodando muito entre em contato com o Behance. Eles costumam responder bem rápido.
Um abraço.