Palestra sobre autopromoção com foco no Behance

art_Palestra_Unigranrio_Behance_Header

No dia 22 de maio de 2014 tive a honra de palestrar para os alunos de Design Gráfico da universidade Unigranrio, em Caxias. O convite veio do ex-professor e grande amigo Marco Aurélio, a quem agradeço enormemente pela oportunidade. Agradeço também ao coordenador e professor Alvaro Victorio, que me recebeu da melhor forma possível e permitiu que este evento acontecesse.

O tema sugerido pela universidade foi “Promoção em ambiente virtual com enfoque no Behance”. Confesso que quando recebi o tema fiquei um pouco preocupado, pois para quem está com o próprio site há apenas 3 meses, fazer uma palestra sobre autopromoção pode ser um pouco arriscado. Mas bastaram alguns minutos de reflexão para perceber que eu tinha muita coisa interessante para dividir com os alunos. Afinal, antes de lançar meu site eu já usava o Behance como ferramenta de autopromoção.

Para quem não conhece, o Behance é uma plataforma online para divulgação de portfólios de profissionais criativos. A empresa foi adquirida pela Adobe no final de 2012, e hoje é o maior site de portfólios do mundo. Muitos profissionais, assim como eu, começam divulgando seus projetos por lá. Alguns inclusive apresentam seus portfólios exclusivamente pelo Behance.

Apesar de ter cadastro desde 2010, foi no final de 2012 que comecei a publicar alguns projetos. De 2012 até hoje, um tempo relativamente curto, tive experiências bem interessantes e curiosas por lá. Posso dizer que o Behance foi determinante no rumo que tomei como profissional, pois além de poder divulgar meus trabalhos, fui encontrado e solicitado por outras pessoas. Fiz reuniões, enviei briefings e propostas para clientes estrangeiros e recebi muitos pedidos de ajuda de outros designers. Por alguma razão, muitos designers entram em contato comigo para pedir dicas de livros e de design, e isso já acontecia muito antes de eu ter meu Blog.

Uma semana antes da palestra tive a satisfação de receber um e-mail de um dos moderadores do Behance, me parabenizando pelo destaque recebido com o projeto CEFAE, exibido na galeria Branding Served. Essa coincidência foi um incentivo e tanto.

Como foi a palestra

art_Palestra_Unigranrio_Behance_Intro

Procurei dar algumas dicas sobre boas práticas na exibição de um portfólio online. Comecei falando sobre a importância de estar acessível/visível, comparando com períodos anteriores, onde para ser visto era preciso estar presente fisicamente.

art_Palestra_Unigranrio_Behance_Dicas

A palestra seguiu um ritmo bacana, entrando com pegadas cômicas de vez em quando. A ideia era dividir o que eu considero relevante e não tão relevante assim, sempre explorando meu ponto de vista sobre o assunto com exemplos bem visuais. Alguns profissionais foram usados como referência, todos de forma positiva afim de incentivar os alunos.

art_Palestra_Unigranrio_Behance_Profissionais

Por fim, depois de dicas de como manter um foco e como se posicionar, falei sobre a importância de possuir um website próprio e contei algumas situações engraçadas que aconteceram comigo por conta do Behance. Não vou contar tudo por aqui senão perde a graça, não é?

Encerro este artigo agradecendo aos alunos da Unigranrio, que foram muito receptivos e, para melhorar, me encheram de perguntas no final da palestra – algumas me deixando até em situações complicadas (rs). Foi uma experiência única.

E para quem ficou curioso sobre os profissionais mencionados na palestra, segue a lista:

Roger Oddone

Oscar Ramos

Helleno Souza

Fred Nerby

Heydays

Face

Br/Bauen

Um abraço a todos e até o próximo artigo.

Walter Mattos é um designer brasileiro apaixonado por criação de marcas e identidades visuais. Em seu blog e canal no Youtube compartilha suas experiências através de dicas, reflexões e tutoriais relacionados a design.

Deixe seu comentário

Os comentários deste blog são moderados, portanto, peço que seja respeitoso com outros usuários e publique apenas conteúdo relacionado ao assunto abordado no post. Comentários que não respeitem estas diretrizes podem ser editados ou deletados.

* Itens de preenchimento obrigatório

14 comentários

  1. Kaique

    Olá! Walter, gosto muito do seu trabalho. Gostei muito sobre – Boas práticas para divulgar seu portfólio no Behance. Porém eu tenho uma forte dúvida que é sobre a visualização. Quando procuro meu trabalho sem estar logado no behance eu verifico no ícone que demonstra um olho do lado direito e ele mostra sempre zero. Quando clico em cima do trabalho e abro, ele mostra um número superior a zero,exemplo: 45. Gostaria de ajuda para entender sobre isso. Obrigado

    Responder
    • Walter Mattos

      Olá Kaique,
      Nunca ouvi falar sobre esse problema. Acabei de testar por aqui, logado e deslogado e os números foram exatamente iguais.
      Se o problema estiver incomodando muito entre em contato com o Behance. Eles costumam responder bem rápido.
      Um abraço.

      Responder
  2. Silvestre

    Muito bom o post, a palestra devi ter sido ótima tbm.
    Como o amigo Edgar estou me juntando a um amigo para que possamos abrir um estúdio, ja montamos site e tudo, mais ainda falta alguns ajustes é estamos preparando nosso behance, facebook e etc.

    http://www.raiosdesign.com.br/

    Se puder da uma olhada e comenta sobre.
    Abraço.

    Parabéns pelo conteúdo.

    Responder
  3. Walter Mattos

    Saudações, Edigar. Fico muito feliz em saber que está acompanhando o Blog.

    Você e seu irmão estão de parabéns. Tanto seu Behance como seu site estão muito profissionais e possuem trabalhos de muita qualidade. Acabei de dar uma passada por lá e inclusive deixei um comentário.

    Talvez você tenha a oportunidade de assistir a palestra online. Em setembro vai rolar um evento chamado Confred, e estarei por lá palestrando. Acompanha o Blog que assim que começar a divulgação você saberá. :D

    Abração e boa sorte com sua agência.

    Responder
    • Edgar Fonseca

      Walter, obrigado pelos comentários, é muito importante pra gente ter esse feedback! :D

      E com certeza estarei acompanhando você aqui no blog para mais informações sobre esse evento, inspiração e leitura.

      Abraços,

      Responder
  4. Edgar Fonseca

    Sensacional Walter, te acompanho há pouco tempo mas já li vários posts aqui no blog que se tornou visita diária rs

    Desde 2010 eu sou sócio do meu irmão na Agência WCK, anteriormente trabalhávamos como freela mas então resolvemos profissionalizar o negócio para enfim crescer da maneira certa.

    Então de um tempo pra cá fomos nos alinhando nas redes sociais e entendendo a importância e a maneira de se comportar em cada uma delas. E o Behance sem dúvidas é CRUCIAL para se ter uma boa visibilidade, a gente já teve uns 2 contatos através dele com muito pouco tempo de uso da rede assim como você :D

    Se puder dar uma olhada nos meus projetos, agradeceria bastante: (https://www.behance.net/wck) :)

    E espero um dia ter a oportunidade de ver sua palestra!!!

    Responder
  5. Fernanda

    Como poderia passar por aqui sem deixar o meu parabéns cheio de orgulho desse amigo que admiro tanto.
    Sabe que sou super fã do seu trabalho e que desejo todo sucesso do mundo, porque você merece muito.
    Competente, talentoso, sem falar na pessoa extraordinária que você é.
    Bjus, e parabéns!
    FeSendra

    Responder
  6. Walter Mattos

    Muito legal saber que conheceu meu trabalho pelo Behance, Natan. É mais uma prova de que o Behance realmente ajuda muito na divulgação do nosso trabalho.

    Fico feliz pela sua vontade de ter assistido a palestra, mas fica de olho no Blog que as dicas que dei lá vira e mexe viram temas por aqui. Espero que te ajude.

    Parabéns pela conclusão do seu curso, boa sorte e fique à vontade para mandar seus feedbacks e sugestões quando quiser.

    Um abraço.

    Responder
  7. Natan Eduardo

    Atualizei o meu behance a pouco tempo, e adimito que fiquei com vontade em estar nesta palestra.
    Pelo Behance que conheci o seu trabalho Walter, e faço o uso diário do Behance.
    Gosto do seu trabalho. Acabei de me formar e te tenho como exemplo. Sucesso!

    Responder