Nunca atrase um prazo

dica_Nunca_Aceite_Projeto_Por_Dinheiro_Cover_Blog_640

Mas se o prazo apertar, não atrase o momento de dizer que vai atrasar.

Não sejamos radicais, você tem o direito de atrasar um prazo de vez em quando. Algumas vezes por razões pessoais, outras por atraso do próprio cliente em alguma etapa do projeto. Seja lá qual for o caso, se você determinou um prazo para o seu cliente, ele certamente estará esperando que nesta data você entregue o projeto.

Uma coisa que não pode acontecer em hipótese alguma é chegar o dia da apresentação, ou entrega, e você dizer que não vai conseguir entregar. Não importa se você ficou 10 dias aguardando uma resposta para dar continuidade ao projeto, fique certo de que seu cliente estará ansioso.

Resolver isso é simples, avise ao seu cliente antes do atraso acontecer. Você não vai perceber que o projeto vai atrasar no último dia, vai? Ou prefere passar os 5 últimos dias desesperado tentando terminar algo que você sabe que não vai conseguir?

Lembre-se que você é humano, assim como seu cliente. E humanos estão suscetíveis ao erro e ao atraso, mas nunca ao “putz, não consegui! Posso te entregar daqui a 15 dias?”.

Pois bem, essa é a dica, avise ao seu cliente antes do atraso acontecer. Se você tiver uma boa justificativa não será mal visto pelo seu cliente, pode ter certeza. E se por acaso acontecer devido ao atraso do próprio cliente, deixe isso claro pra ele sem ser desrespeitoso. Com certeza ele não somente vai entender, como verá que você é profissional. 

Espero que tenha gostado dessa dica. Fique à vontade para compartilhar sua experiência nos comentários.

Um abraço e até a próxima.

Walter Mattos é um designer brasileiro apaixonado por criação de marcas e identidades visuais. Em seu blog e canal no Youtube compartilha suas experiências através de dicas, reflexões e tutoriais relacionados a design.

Deixe seu comentário

Os comentários deste blog são moderados, portanto, peço que seja respeitoso com outros usuários e publique apenas conteúdo relacionado ao assunto abordado no post. Comentários que não respeitem estas diretrizes podem ser editados ou deletados.

* Itens de preenchimento obrigatório

7 comentários

  1. Walter Mattos

    Olá Wesllen, muito obrigado.

    Para evitar este tipo de situação você precisa prever esses acontecimentos no seu contrato. Mesmo que o contrato defina que o pagamento é mensal, acho importante inserir uma cláusula mencionando que o atraso por parte do cliente está sujeito à multa. Neste caso, como o projeto é parcelado, a “multa” pode ser apenas ele entender que precisa te pagar. Dê uma olhada no meu artigo sobre proposta de trabalho e baixe a template. Tente resolver amigavelmente em todas as ocasiões. O máximo que pode acontecer é o designer perder o cliente, e o cliente perder o designer. E ninguém quer que isso aconteça, não é?

    Responder
    • Gabriella Turbiani

      A minha maneira de prevenir problemas como esse é estabelecer NO CONTRATO (sempre faça um contrato com detalhes) algumas coisas:
      1 – 50% adiantado, assim, se houver cancelamento no meio do caminho, você garante uma boa parte.
      2 – o restante por etapa. Por exemplo, na entrega do primeiro layout 30% e, na entrega da arte final, os 20% restantes. Mas sempre estabeleço uma data como opção: ou em até 20 dias após o início do projeto.
      3 – Atrelo a entrega da próxima etapa, após o feedback, a um retorno do cliente em até 3 dias.
      4 – Estabeleço nas observações que (assim mesmo):
      A remuneração indicada neste instrumento poderá ser revista caso ocorram:
      a. Alterações no briefing ou na complexidade do trabalho;
      b. Alterações nos prazos estabelecidos decorrentes de atraso por parte do cliente na
      entrega de materiais ou aprovações necessárias ao desenvolvimento do trabalho;
      c. Modificações ou refrações no projeto executivo (artes finais, desenhos técnicos,
      memoriais etc.) que venham a ser solicitadas após etapas já aprovadas (layout,
      estudos etc.);
      d. Aplicações do projeto em outras peças que não as especificadas nesta proposta;

      Espero que também te ajude, Wesllen.

      Responder
  2. Wesllen Braga

    Ótimo artigo! Aproveito deixar aqui uma pergunta.

    Uma vez o cliente atrasou a entrega do material, por causa disso, ele não quis cumprir com o pagamento do mês, ou seja, no contrato foi estabelecido que o pagamento do projeto seria em parcelas. Como evitar que esses tipos de confusões aconteçam?

    Responder