Tutorial: Crie um cartão de visitas utilizando grides no Illustrator

Neste tutorial eu mostro um exemplo bem fácil de como construir um cartão utilizando grides no Illustrator. O uso do gride é apenas uma das várias possibilidades para manter seu layout harmonioso, com os elementos alinhados e proporcionais em relação ao restante do layout.

Você pode seguir este tutorial com seus próprios dados, mas caso queira utilizar os mesmos que eu, faça o download no link abaixo:

Download dos arquivos deste tutorial

Abaixo segue a transcrição do vídeo.

01 – Introdução

tut_Cartao_Gride_Intro_640

E aí galera, beleza?

Meu nome é Walter Mattos, e hoje vou mostrar pra vocês como criar um cartão de visitas utilizando um gride como base no Illustrator.

A vantagem de utilizar um gride é a facilidade que você tem pra organizar os elementos dentro do seu layout. No tutorial de hoje a gente vai utilizar um gride modular, quadrado, como esse que você está vendo aí na imagem.

Só que eu não vou parar por aí não. No próximo tutorial, e isso é uma promessa, eu vou te ensinar como criar esse mockup aqui no Photoshop. Pode me cobrar.

tut_cartao_gride_04_mockup_640

Antes de começar você pode fazer o download do conteúdo fictício que criei pra esse cartão aí na descrição do vídeo. Mas você pode, claro, utilizar qualquer conteúdo. O importante é você entender o processo.

02 – Criando o arquivo

02_criando_arquivo

Então vamos para o tutorial. A primeira coisa que eu fiz foi criar um arquivo novo, que eu nomeei como “cartão”, e utilizei as medidas “90×50 milímetros”, com sangramento de “5 milímetros”.

Na opção “Advanced” eu verifico se o arquivo está em CMYK e 300ppi, e clico “Ok”. Como meu arquivo já está criado vou cancelar.

Eu alterei o nome da camada para “layout”, ok? E agora a gente vai criar o nosso gride. 

03 – Criando o retângulo

Primeiro eu vou criar uma nova camada e nomear como “gride”.

Agora eu posso pegar a ferramenta retângulo, clico no meio da tela e digito os valores “90×50 milímetros”, que é o tamanho do nosso cartão. Clico “Ok”. Como ele criou um objeto com o preenchimento preto e sem contorno, eu vou apertar “Shift+X” pra inverter essa relação. Então agora eu tenho um objeto sem preenchimento e com o contorno preto.

04 – Criando o gride

04_criando_gride.

Alinho ele pelos centros horizontal e vertical e vou em “Object/Path/Split Into Grid”. Vou habilitar o “Preview” pra gente poder ver o que vai acontecer.

Aqui eu preciso tomar uma decisão sobre o tamanho que eu quero pro meu gride. Normalmente eu utilizo valores proporcionais a 5mm. Por quê? Porque eu sei, por exemplo, que 5mm é uma distância segura entre a margem do meu cartão e o conteúdo do cartão. Além disso, com um gride de 5mm eu consigo 1cm, 2cm, 2,5cm, por aí vai.

Pra deixar o gride ainda mais preciso eu vou subdividir esses 5mm em 4 unidades de 1,25. Então, eu posso acrescentar colunas até o valor “width” chegar a 1,25 ou eu posso dividir logo 90 por 1,25. No final o resultado vai ser o mesmo. 72 unidades, ou colunas.

Pra definir quantos quadrados eu terei na vertical já posso pegar a altura do nosso cartão, 50, e dividir por 1,25. O resultado é 40 unidades, ou linhas nesse caso.

Clico “Ok” e tá aí. Gride pronto.

05 – Conclusão gride

05_conclusao_gride.

Então só pra você entender o que a gente acabou de fazer aqui. A gente criou 72 quadrados na horizontal e 40 quadrados na vertical. A gente só conseguiu criar esse gride quadrado porque o número de quadrados horizontais em relação aos verticais está na mesma proporção que a relação entre largura e altura do nosso cartão.

Calma, sem pânico! O que eu quero dizer com isso?

Se eu pegar a largura do nosso cartão, 90, e dividir pela altura do nosso cartão, 50, a gente tem o valor 1,8.

Da mesma forma, se eu dividir 72, que é o número de quadrados horizontais, por 40, que é o número de quadrados verticais, a gente tem o mesmo valor, 1,8.

Por isso que é bom a gente entender um pouco de proporção. A gente só vai ter um gride quadrado se o valor da altura desse quadrado for, obviamente, o mesmo que a largura.

06 – Refinando o gride

06_refinando_gride.

Então beleza, agora é só dar uma refinada no gride. Eu vou mudar a espessura dele pra 0,3 e alterar a cor desse contorno pra magenta.

Também vou diminuir a opacidade dele pra 20% e depois disso bloquear essa camada.

Agora a gente já pode começar a criar a frente do nosso cartão.

07 – Logo e fundo

07_logo_fundo.

Eu vou pegar o logo que eu criei pra esse tutorial e colar aqui, mas antes preciso habilitar a camada “layout” e vou esconder o nosso gride por enquanto.

Colo ele confiro se ele está alinhado pelos centros. Beleza. Agora volto a habilitar nosso gride, e olha só que bacana. Como você pode ver eu criei esse logo em cima desse gride que a gente acabou de fazer. Eu fiz isso só pra te mostrar outra vantagem de se trabalhar com gride. Você também pode criar logos tendo um gride como base. E não somente logos como esse que eu fiz, quadrado, mas essas dicas eu vou deixar pra outro tutorial.

Agora eu vou criar um fundo com a ferramenta “Retângulo”, e o tamanho vai ser o mesmo do nosso cartão, 90x50mm. E vou aplicar 100% de cyan.

Seleciono o logo e mudo a cor pra branco.

08 – Quadrados – frente do cartão

08_quadrados_frente.

Eu vou criar um quadrado de 2,5×2,5mm e alinhar ele numa distância de 3 unidades pra baixo e 3 unidades pra direita.

Duplico ele, com o “Alt” apertado, até chegar na mesma distância do outro lado.

Seleciono os dois e clico “Ctrl+Alt+B” pra dar um “Blend”. E agora vou em “Object/Blend/Blend Option”, habilito o “Preview”, clico em “Specified Steps” e digito o valor 15. Ele insere 15 quadrados entre esses dois que a gente acabou de criar. Clico “Ok”.

Pra criar os quadrados de baixo basta eu arrastar com o “Alt” e o “Shift” apertados até ele alinhar com o gride nessa posição aqui.

Agora é só utilizar o atalho “Ctrl+D” pra ele repetir a última ação que você acabou de fazer.

Seleciono todos os quadrados com o “Shift” apertado porque eu preciso quebrar esse efeito e criar objetos separados. Pra isso eu vou em “Object/Expand”, e clico “Ok”.

Aperto “Ctrl+G” para agrupar os objetos e altero a cor desse grupo pra 75% de cyan.

09 – Refinando quadrados da frente

09_refinando_quadrados_frente.

Ficou uma bagunça mas não se assusta não.

Eu vou entrar nesse grupo dando dois cliques nele e desagrupar tudo aqui dentro. Isso porque ele criou grupos com as linhas que a gente duplicou. Então seleciona tudo e aperta “Ctrl+Shift+G” algumas vezes só pra garantir e deleta esses quadrados em volta do logo.

Também vou deletar esses aqui das laterais.

Agora vou pegar esse quadrado da quina e crescer ele até o canto da página e vou duplicar ele pros outros 3 cantos. Mudo a cor deles pra branco, deleto esses quadrados que ficaram por cima, e pronto, agora é só sair do grupo dando 2 cliques fora do layout.

A frente do cartão está pronta.

10 – Criando o verso 

Vamos para o verso agora. Vou dar um zoom de 200%, desbloquear a camada gride, selecionar a ferramenta “Artboard” (o atalho é “Shift+O”, ok?), clicar no nosso cartão sem soltar o mouse, e com o “Alt” pressionado arrasto pra direita.

Pronto, a gente duplicou o conteúdo e manteve as camadas do mesmo jeito. Então se eu ocultar a camada “gride” você nota que ele oculta nos dois layouts.

11 – Excluindo os quadrados do verso

Agora é mole, né? Só entrar nesse grupo dando dois cliques com a seta preta, excluo estes quadrados deixando apenas os externos e altero a cor de tudo pra 15% de cyan.

Agora eu seleciono somente os quatro quadrados grandes e copio a cor da frente do nosso cartão com o conta-gotas.

Mudo a cor do fundo pra branco, e a cor do nosso logo também pra cyan.

12 – Alinhando o logotipo no verso

12_alinhando_logo_verso.

Vou visualizar o gride novamente, bloquear e agora vou redimensionar o nosso logotipo entre estes três quadrados da vertical e alinhar ele com o primeiro quadrado da horizontal.

Pronto, agora vou copiar o conteúdo de texto e colar aqui.

13 – Colando endereço

Você pode baixar, se você quiser, as fonte Open Sans e a Raleway no Google Web Fonts, tá? Eu vou usar as duas aqui, mas você pode usar qualquer uma.

Então vamos lá, vou copiar somente o endereço do cartão por enquanto, ok?

Eu vou deixar o texto copiado e procurar o meio da altura do meu cartão desenhando uma linha qualquer e alinhando ela pelo centro vertical.

Agora eu crio uma caixa de texto logo abaixo do centro e colo o texto que eu copiei.

Altero a fonte pra Open Sans, 7,5 e vou alinhar a primeira linha com meu gride. Agora procuro uma entrelinha que também se adapte ao meu gride.

Não é necessário alinhar suas entrelinhas com seu gride, ok? Mas como a gente está aqui estudando gride, não custa nada.

E eu acho que 11,8pt de entrelinha tá ótimo pra esse exemplo.

Agora eu posso deletar a linha que eu criei.

14 – Finalizando verso

14_finalizando_verso.

O resto é mole, né pessoal? Nem preciso perder muito tempo agora.

Vou alterar a cor do texto pra cyan, e reorganizar o conteúdo de acordo com o meu gosto.

Como eu já estou com o texto formatado, eu só duplico e colo o restante do conteúdo. O texto já entra com a formatação certa.

E por último eu pego o nome e também busco um alinhamento dentro do gride.

Nota como tudo está bem alinhado dentro do gride.

Tá aí, fim do layout do cartão. Agora é só salvar pra impressão.

15 – Sangrando o arquivo

15_sangrando_arquivo.

Antes de salvar pra impressão, salva seu arquivo original, ok?

Agora é só sangrar o layout até a margem que a gente criou. Na frente eu vou sangrar a área azul e os quadrados brancos, e no verso vou sangrar apenas os quadrados grandes, os azuis.

16 – Salvando para impressão

16_salvando_impressao.

Agora eu vou excluir a camada “gride” e depois disso eu vou converter todo conteúdo em curvas.

Pra fazer isso eu uso o atalho “Ctrl+A”, para selecionar tudo, e depois “Ctrl+Shift+O”, para converter em curvas.

Agora eu vou em “File/Save As”, escolho “PDF”, clico em “Salvar”, e marco a opção “PDF/X-1:2001”.

Vou em “Marks and Bleeds”, habilito “Trim Marks”, “Registration Marks” e também habilito a opção “Use Document Bleed Settings” pra ele puxar os 5mm que a gente estipulou como margem.

Agora clico em “Save PDF” e ele abre o nosso cartão com todas as marcas de registro e corte devidamente posicionadas. Agora é só enviar pra gráfica.

17 – Encerramento

Espero que vocês tenham gostado. Qualquer dúvida ou sugestão, como sempre pode ficar à vontade pra dividir aí nos comentários.

Se você gostou e quiser ficar por dentro das novidades se inscreve no meu canal ou acompanhe pelas minhas redes sociais.

Você também encontra meu portfólio e outros assuntos relacionados a design no meu site www.waltermattos.com.

É isso aí então. Um abraço e até o próximo vídeo!

Walter Mattos é um designer brasileiro apaixonado por criação de marcas e identidades visuais. Em seu blog e canal no Youtube compartilha suas experiências através de dicas, reflexões e tutoriais relacionados a design.

Deixe seu comentário

Os comentários deste blog são moderados, portanto, peço que seja respeitoso com outros usuários e publique apenas conteúdo relacionado ao assunto abordado no post. Comentários que não respeitem estas diretrizes podem ser editados ou deletados.

* Itens de preenchimento obrigatório

8 comentários

  1. ALFIADO ZUNGUZA

    Gostei de ler isto. explicação facil e logico.
    So gostaria de saber se no ADOBE ILUSTRATOR ha uma maneira facil de organizar um conjunto de cartoes tipo na folha para impressao? assim com existe no COREL DRAW?

    Responder
    • Walter Mattos

      Até onde sei o Illustrator não tem essa função. De qualquer maneira isso pode ser facilmente organizado pela gráfica, uma vez que você preparou o arquivo corretamente para impressão. Sempre salvo em PDF com marcas de corte e registro (dependendo do caso) e a gráfica organiza o conjunto conforme sua preferência e no programa de sua preferência. Nunca tive problemas.
      Abraço.

      Responder